Mercado angolano líder no turismo de compras em Portugal *


A notícia do Publituris Online (Aqui) dá actualidade a uma série recente de três posts (Primeiro, Segundo, Terceiro) sobre a Receita de Viagens e Turismo por Mercado Emissor.

 

Voltamos a este tema relevante com dois Factos e uma Opinião.

 

*Facto 1 – O Mercado Emissor de Angola é o mais dinâmico de entre os três Rizing Stars
O Gráfico 1 ilustra o crescimento dos três Rising Stars: Angola, EUA e Brasil.

Os três Rizing Stars explicam 33.6% do crescimento, com €786m:

-Angola – crescimento forte e sustentado desde 2008 (imunidade à Crise), com baixa de ritmo entre 2012/2013,

-EUA – crescimento segundo o padrão de Angola, mas a manter-se entre 2012/2013,

-Brasil – depois da queda entre 2008/2009, retoma crescimento, mas estabiliza entre 2011/2013.

Gráfico 1 – Receita de Angola, EUA e Brasil
(€milhares)

Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

*Facto 2 – Em 2013 a Receita de Viagens e Turismo do Mercado Emissor de Angola é 5º no TOP 15, depois dos quatros grandes Mercados Emissores do Turismo Português (Alemanha, Espanha, França e Reino Unido)
O Gráfico 2 ilustra a Receita de Viagens e Turismo do TOP 15 dos Mercados Emissores, em 2013. Três Comentários:

-o TOP 15 dos Mercados Emissores em 2013 (€8.280 milhões) representa 89.5% do Total (€9.250milhões),

-depois dos quatro Mercados Importantes que são tradicionalmente mais importantes, os três seguintes (Angola, EUA e Brasil) são algo inesperados,

-estes sete primeiros Mercados Emissores (€6.693milhões) representam 72.4% do Total (€9.250milhões).

Gráfico 2 – Receita de Viagens e Turismo do TOP 15 dos Mercados Emissores
(€milhões)

Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

Vale a pena analisar a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada pelos Mercados Emissores de Angola, Brasil e Estados Unidos, que representam 15,4% do Total da Receita (Gráfico 3). Três comentários:

-o crescimento de Angola a partir de 2008 resulta de acção programada em Portugal ou é fruto de factores exógenos?

-questão similar sobre o crescimentos dos EUA a partir de 2009/2010,

-o crescimento do Brasil parece relacionado com o desenvolvimento das ligações entre Brasil e Portugal pela TAP.

Gráfico 3 – Evolução 2003/2013 de Angola, Brasil e Estados Unidos
(milhões)

Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

*Opinião – É responsabilidade da Politica de Turismo apoiar o crescimento deste Mercado Emissor com as medidas adequadas
Angola é caso extremo de Mercado Emissor muito importante e cujo desenvolvimento não depende da Promoção Turística habitual. Para realizar o potencial deste Mercado Emissor, a Politica de Turismo deve considerar acções pouco habituais e de que são exemplo

-promover o Shopping em Lisboa e o Turismo Médico, dois campos já com trabalho feito, mas que ganhariam com uma sistematização do Produto e Promoção,

-fazer do Consulado de Portugal em Luanda a primeira grande experiência da visita a Portugal (neste momento, parece ser tudo menos isto), simplificar os Vistos e o controle de chegada no Aeroporto.

*O título do Post é o da notícia do Publituris Online

A Bem da Nação

Albufeira 23 de Março de 2014

Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário