Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Evolução Entre 2003/2013


Consagramos uma Série de três Posts (Primeiro, Segundo, Terceiro) à análise da Receita de Viagens e Turismo por Mercado Emissor:

-Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Evolução Entre 2003/2013,

-Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Crescimento Entre 2009/2013,

-Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Temas Para Debate.

 

Neste primeiro post descrevemos a Receita de Viagens e Turismo por Mercado Emissor, segundo o Valor em 2013 e a evolução entre 2003/2013.

 

1.Receita de Viagens e Turismo em 2013 – Importância dos Mercados Emissores

*Receita de Viagens e Turismo – TOP 15 dos Mercados Emissores em 2013
O Gráfico 1 ilustra a Receita de Viagens e Turismo do TOP 15 dos Mercados Emissores, em 2013. Três Comentários:

-o TOP 15 dos Mercados Emissores em 2013 (€8.280 milhões) representa 89.5% do Total (€9.250milhões),

-depois dos quatro Mercados Importantes que são tradicionalmente mais importantes, os três seguintes (Angola, EUA e Brasil) são algo inesperados,

-estes sete primeiros Mercados Emissores (€6.693milhões) representam 72.4% do Total(€9.250milhões).

Gráfico 1 – Receita de Viagens e Turismo do TOP 15 dos Mercados Emissores
(€milhões)

Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

*Receita de Viagens e Turismo em 2013 Por Grupos de Mercados Emissores
Depois de considerarmos a Evolução entre 2003/2013 e o Crescimento entre 2009/2013 (Segundo), dividimos os Mercados Emissores em cinco Grupos:

-Suspeitos do Costume, Rising Stars, Pequenos e Médios Mercados, Esperanças & Decepções e Outros.

Esta divisão é explicada no Terceiro Post.

O Gráfico 2 ilustra a repartição da Receita de Viagens e Turismo em 2013, por estes Grupos de Mercados Emissores. Em percentagem, a repartição é:

-os quatro Suspeitos do Costume, 57%; os três Rising Stars, 15,4%; os oito Pequenos e Médios Mercados, 19,6%; os sete Esperanças e Decepções, 3,6%; e os Outros, 4,4%. 

Gráfico 2 – Receita de Viagens e Turismo em 2013 Por Grupos de Mercados Emissores
(€milhões)

 
Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

 

2.Receita de Viagens e Turismo por Grupos de Mercados Emissores – Evolução Entre 2009/2013

*Os Quatro Suspeitos do Costume
O Gráfico 3 mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada por Visitantes Residentes em Alemanha, Espanha, França e Reino Unido, que representam 57% do Total da Receita. Registamos

-o crescimento consistente dos Mercados de França e Alemanha, a indiciar possibilidade de crescimento futuro,

-a queda significativa do Mercado do Reino Unido entre 2008/2009, seguida de lenta e insuficiente recuperação,

-o crescimento do Mercado Emissor de Espanha até 2008, em linha com o de França, mas seguido de estabilização desde então.

Gráfico 3 – Evolução 2003/2013 de Alemanha, Espanha, França e Reino Unido
(milhões)



Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

*Os Três Rising Stars
O Gráfico 4 mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada pelos Mercados Emissores de Angola, Brasil e Estados Unidos, que representam 15,4% do Total da REceita. A performance destes Mercados entre 2009/2013 (Segundo) justifica a designação de Rising Stars. Três comentários:

-o crescimento de Angola a partir de 2008 resulta de acção programada em Portugal ou é fruto de factores exógenos?

-questão similar sobre o crescimentos dos EUA a partir de 2009/2010,

-o crescimento do Brasil parece relacionado com o desenvolvimento das ligações entre Brasil e Portugal pela TAP.

Gráfico 4 – Evolução 2003/2013 de Angola, Brasil e Estados Unidos
(milhões)


Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

*Pequenos e Médios Mercados
O Gráfico 5 mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada pelos Mercados Emissores de Bélgica, Holanda, Irlanda, Itália e Suíça. Três comentários:

-o Mercado Emissor da Holanda destaca-se pelo volume e crescimento sustentado apenas perturbado por pequena queda entre 2008/2009,

-com divergências menores, os Mercados de Bélgica, Irlanda e Suíça seguem um mesmo padrão de crescimento,

-apenas o Mercado Emissor de Itália interrompe o Crescimento em 2009 e não o recupera até 2013.

Gráfico 5 – Evolução 2003/2013 de Bélgica, Holanda, Irlanda, Itália e Suíça
milhões)

 
Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

O Gráfico 6 mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada pelos Mercados Emissores de Dinamarca, Finlândia, Luxemburgo, Noruega, Suécia e Canadá. Três comentários:

-os Mercados Emissores de Finlândia e Dinamarca têm performance fraca em Valor e Crescimento,

-a Emigração parece ter influência no Crescimento dos dois Mercados Emissores mais importantes em 2013 (Canadá e Luxemburgo),

-a performance do Mercado Emissor da Noruega parece estar ligada ao dinamismo da low cost Norwegian Air Shuttle e ter potencial de crescimento.

Gráfico 6 – Evolução 2003/2013 de Dinamarca, Finlândia, Luxemburgo, Noruega, Suécia e Canadá
(milhões)

Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

*Esperanças & Decepções
O Gráfico 7 mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada pelos Mercados Emissores de Áustria, China, Polónia e Rússia. Quatro comentários:

-o crescimento do Mercado Emissor da Rússia, a indiciar que, com muito atraso em relação a Destinos concorrentes de Portugal, ainda pode ser importante

-o crescimento do Mercado Emissor da China, ainda para valor muito baixo, mas com perspectiva de crescimento por via do Golden Visa,

-o Mercado Emissor da Áustria com evolução pacata,

-por fim, o Mercado Emissor da Polónia a poder ser um sucesso no futuro, se tivermos engenho e arte.

Gráfico 7 – Evolução 2003/2013 de Áustria, China, Polónia e Rússia
(milhões)
 

Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

O Gráfico 8 mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada pelos Mercados Emissores de Índia, Japão e Venezuela. Três comentários:

-o Mercado da Índia tem valor simbólico e ausência de crescimento, a questionar a prioridade politica que parece ter,

-a evolução do Mercado da Venezuela, muito ligado à Emigração, apresenta a incerteza da situação política do País,

-a queda do Mercado do Japão exige resposta a pergunta óbvia (Porquê) e leva a interrogar-nos sobre o que terá de ser diferente para que a evolução do Mercado da China não venha a ser similar.

Gráfico 8 – Evolução 2003/2013 de Índia, Japão e Venezuela
(milhões)
 

Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat

 

A Bem da Nação

Albufeira 17 de Março de 2014

Sérgio Palma Brito

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