Notas à volta de uma “inversão de ciclo” – entrevista de Bernardo Trindade


Bernardo Trindade dá uma entrevista ao Dinheiro Vivo* e, salvo o devido respeito, que até é muito, alimenta um equívoco ainda muito presente na análise do turismo. 

Madeira e Faro vivem das deslocações de estadia balnear (long stay, mais ou menos ativa nos últimos anos) e da herança de operadores turísticos de package holiday dos últimos cinquenta anos – este é o segmento de mercado que opta entre Mediterrâneo Ocidental e Algarve e Madeira. Lisboa e Porto vivem do tour urbano e cultural (city break) que só toma corpo com as low cost, fruto da liberalização do transporte aéreo de 1993. A proteção das companhias de bandeira impediu estes destinos de beneficiar dos ditos operadores turísticos e são filhos do unbundling do transporte aéreo (LCC) e alojamento (Booking).

Cito: “Depois da primavera árabe e de todos os atropelos locais que levaram a que os turistas, nomeadamente os europeus, olhassem para territórios como Portugal, estamos numa inversão de ciclo.”. Não olharam para Portugal, olharam para Algarve e Madeira. O crescimento de Lisboa e Porto não depende deste olhar.

Cito: “Portugal está mais preparado e encontrou alternativas em termos de mercados emissores de turistas. É o caso dos Estados Unidos da América, Brasil, Canadá e outros territórios longínquos onde há uma maior disponibilidade para conhecer países como o nosso, fruto também do reforço das ligações aéreas diretas.”. Estes três mercados não estão presentes no Algarve e Madeira. Todos têm muito a ver com o hub da TAP na versão Fernando Pinto (Brasil) ou David Neelemen (EUA e Canadá) e capacidade de atração de Lisboa e Porto.

Cito: “A nossa resposta à recuperação dos países da bacia do Mediterrâneo passa por termos a infraestrutura do Montijo rapidamente em funcionamento e pela requalificação do aeroporto de Lisboa.”. O aeroporto do Montijo será para tráfego ponto-a-ponto entre Europa e Lisboa. Pode aliviar a Portela e facilitar a vida à Madeira. Não tem a ver com a resposta de que fala BT.


A Bem da Nação

Lisboa 10 de Setembro de 2018

Sérgio Palma Brito


*Bernardo Trindade. “Estamos numa inversão de ciclo”, Dinheiro Vivo de 10 de Setembro de 2018, em https://www.dinheirovivo.pt/economia/bernardo-trindade/

Sem comentários:

Enviar um comentário