A análise
conjuntural não é nem será preocupação deste blogue. Dito isto, passamos a
apresentar mensalmente, para os três aeroportos do Continente, a taxa de
crescimento do período entre Janeiro de 2018 e o último dia do mês em análise –
na ocorrência, Agosto de 2018.
A ANA
Aeroportos segue a regra universal de passageiros embarcados e desembarcados,
pagantes, borlistas e convidados e equipagens (este a confirmar). Para ter uma
ideia em deslocações turísticas, há que dividir por dois.
Os números
são abrangentes. Incluem o tráfego outbound e inbound de residentes em Portugal.
Os não residentes que viajam para Portugal são clientes da Indústria da Hotelaria,
do alojamento turístico da cadeia de valor da imobiliária turística (sublimados
como Alojamento Local) e do Alojamento Turístico Gratuito por Familiares e
Amigos.
Os gráficos
confirmam a tendência já referida em post anterior e que, não é arriscado dizer,
vai ser a do ano:
-Lisboa e Porto
a crescer muito bem (desde quando crescimento de dois dígitos em mercado maduro
não é excelente? – ou somos todos novos ricos?), mas abaixo do ano extraordinário
de 2017,
-Faro em
perca muito ligeira, mas a conservar (ainda?) os ganhos atípicos de 2016 e 2017
– basta comparar com os anos anteriores para compreender.
No caso de
Faro, o que mais se comenta são os números da indústria da Hotelaria e deles
nos ocuparemos em próximo post.
Gráfico
1 -Aeroporto de Lisboa
Fonte – Elaboração própria com base em informação Ana
Aeroportos
Gráfico
2 -Aeroportos do Porto
Fonte – Elaboração própria com base em informação Ana
Aeroportos
Gráfico
3 -Aeroporto de Lisboa
Fonte – Elaboração própria com base em informação Ana
Aeroportos
A Bem da Nação
Lisboa 12 de
Setembro de 2018
Sérgio Palma
Brito
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