Aeroportos de Lisboa, Porto e Faro – passageiros em Agosto 2018


A análise conjuntural não é nem será preocupação deste blogue. Dito isto, passamos a apresentar mensalmente, para os três aeroportos do Continente, a taxa de crescimento do período entre Janeiro de 2018 e o último dia do mês em análise – na ocorrência, Agosto de 2018.

A ANA Aeroportos segue a regra universal de passageiros embarcados e desembarcados, pagantes, borlistas e convidados e equipagens (este a confirmar). Para ter uma ideia em deslocações turísticas, há que dividir por dois.

Os números são abrangentes. Incluem o tráfego outbound e inbound de residentes em Portugal. Os não residentes que viajam para Portugal são clientes da Indústria da Hotelaria, do alojamento turístico da cadeia de valor da imobiliária turística (sublimados como Alojamento Local) e do Alojamento Turístico Gratuito por Familiares e Amigos.

Os gráficos confirmam a tendência já referida em post anterior e que, não é arriscado dizer, vai ser a do ano:

-Lisboa e Porto a crescer muito bem (desde quando crescimento de dois dígitos em mercado maduro não é excelente? – ou somos todos novos ricos?), mas abaixo do ano extraordinário de 2017,

-Faro em perca muito ligeira, mas a conservar (ainda?) os ganhos atípicos de 2016 e 2017 – basta comparar com os anos anteriores para compreender.
No caso de Faro, o que mais se comenta são os números da indústria da Hotelaria e deles nos ocuparemos em próximo post.

Gráfico 1 -Aeroporto de Lisboa



Fonte – Elaboração própria com base em informação Ana Aeroportos


Gráfico 2 -Aeroportos do Porto


Fonte – Elaboração própria com base em informação Ana Aeroportos


Gráfico 3 -Aeroporto de Lisboa


Fonte – Elaboração própria com base em informação Ana Aeroportos


A Bem da Nação

Lisboa 12 de Setembro de 2018

Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário