Depois das
interrogações e sua resposta em post anterior, analisamos o tráfego regular
internacional e doméstico na Europa e como este tráfego se traduz nos
aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.
1.Europa
*Europa – tráfego regular
internacional e doméstico
Os gráficos 1
e 2 mostram como o tráfego regular internacional da Europa é mais importante (o
que é evidente) do que o doméstico e cresce mais rapidamente (em 2017, de
índice 181 e 148 respetivamente).
Gráfico
1 – Europa: tráfego regular internacional e doméstico (volume)
Fonte: Elaboração própria com base em ICAO – Annual
Reports.
*Europa - tráfego regular
internacional
O gráfico 3
ilustra a variação anual do tráfego regular internacional da Europa. Observamos
dois patamares de crescimento no gráfico 13
-o que vai de
2008 a 2014, em cerca de trinta milhões de passageiros, com o valor de 2010 1
recuperar dos anos da Crise,
-o que tem
início em 2015 e que se situa em cinquenta milhões de passageiros.
Sobre o que
explica esta alteração de patamar, avançamos com resposta dupla: alguma
melhoria na economia da Europa e a queda do preço do fuel, aqui ilustrada pelo
Brent crude oil Crude Oil Brent. A análise do impacte do preço do fuel é tema
de post a publicar.
Gráfico
3 – Europa: tráfego regular internacional (variação anual)
Fonte: Elaboração própria com base em ICAO – Annual
Reports.
O gráfico 4 compara
a taxa de variação anual do tráfego total do Mundo, calculado no primeiro post,
e do tráfego internacional da Europa,. Os indicadores têm crescimento diferente
em alguns anos e muito similar em outros e deles não conseguimos tirar ilações
mais interessantes.
Gráfico
4 – Europa: tráfego regular internacional (taxa variação anual)
2.Portugal na Europa e no Mundo
*Importância do tráfego aéreo oriundo
da Europa
O gráfico 5
ilustra a importância do tráfego oriundo da Europa no total dos aeroportos de
Lisboa, Porto e Faro entre 2001/2015: depois de queda sustentada entre
2001/2014 (de 90,2% para 86,8%), há uma recuperação em 2015* e o valor mais
baixo foi 86,8% em 2014. Neste gráfico, o tráfego intercontinental para Lisboa
via hubs da Europa é contado como oriundo da Europa – a verdadeira parte da
Europa no total de Lisboa, Porto e Faro está alguns pontos abaixo do valor
indicado no gráfico. Na ocorrência, a conclusão a tirar é a importância do
tráfego intraeuropeu e a necessidade de acompanharmos a evolução do tráfego
internacional da Europa.
*Não disponho de informação ANA para os anos seguintes.
Gráfico
5 – Parte dos passageiros Europa no total de Lisboa, Porto, Faro
Fonte: Elaboração própria com base em informação ANA
Aeroportos.
*Tráfego de Lisboa, Porto, Faro na
Europa
Os gráficos 6
e 7 quantificam duas expressões da mesma realidade:
-desde 2013,
o tráfego total de Lisboa, Porto e Faro cresce mais do que o tráfego total da
Europa e do Mundo,
-estes três
aeroportos aumentam quota no tráfego total da Europa e do Mundo.
Gráfico 6 – Tráfego total de Mundo, Europa e de
Lisboa, Porto, Faro (2007=100)
Fonte: Elaboração própria com base em ANA Aeroportos e
ICAO – Annual Reports.
Gráfico
7 – Tráfego total de Mundo, Europa e de Lisboa, Porto,
Faro (taxa variação anual)
Fonte: Elaboração própria com base em ANA Aeroportos e
ICAO – Annual Reports.
3.E agora?
Os gráficos
confirmam crescimento sustentado do tráfego aéreo regular na Europa e no Mundo
e crescimento mais rápido desde 2013 em Portugal.
Em próximo
post procuramos identificar a relação entre a baixa do preço do fuel e este
crescimento.
O crescimento
de Portugal assenta muito nos aeroportos de Lisboa e Porto – a capacidade de
atração de turistas por estes dois destinos é fator a ter em conta para explicar
a diferença de Portugal.
Os primeiros
números de 2018 mostram poder haver diminuição do ritmo de crescimento.
Por fim, esta
macro informação estatística dá a base para análises mais refinadas e no
terreno. Bom trabalho
A Bem da Nação
Lisboa 10 de Setembro de 2018
Sérgio Palma Brito
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