Europa e Portugal – tráfego regular internacional e doméstico


Depois das interrogações e sua resposta em post anterior, analisamos o tráfego regular internacional e doméstico na Europa e como este tráfego se traduz nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.

1.Europa

*Europa – tráfego regular internacional e doméstico
Os gráficos 1 e 2 mostram como o tráfego regular internacional da Europa é mais importante (o que é evidente) do que o doméstico e cresce mais rapidamente (em 2017, de índice 181 e 148 respetivamente).

Gráfico 1 – Europa: tráfego regular internacional e doméstico (volume)








Fonte: Elaboração própria com base em ICAO – Annual Reports.

*Europa - tráfego regular internacional
O gráfico 3 ilustra a variação anual do tráfego regular internacional da Europa. Observamos dois patamares de crescimento no gráfico 13

-o que vai de 2008 a 2014, em cerca de trinta milhões de passageiros, com o valor de 2010 1 recuperar dos anos da Crise,

-o que tem início em 2015 e que se situa em cinquenta milhões de passageiros.

Sobre o que explica esta alteração de patamar, avançamos com resposta dupla: alguma melhoria na economia da Europa e a queda do preço do fuel, aqui ilustrada pelo Brent crude oil Crude Oil Brent. A análise do impacte do preço do fuel é tema de post a publicar.

Gráfico 3 – Europa: tráfego regular internacional (variação anual)



Fonte: Elaboração própria com base em ICAO – Annual Reports.

O gráfico 4 compara a taxa de variação anual do tráfego total do Mundo, calculado no primeiro post, e do tráfego internacional da Europa,. Os indicadores têm crescimento diferente em alguns anos e muito similar em outros e deles não conseguimos tirar ilações mais interessantes.

Gráfico 4 – Europa: tráfego regular internacional (taxa variação anual)






2.Portugal na Europa e no Mundo

*Importância do tráfego aéreo oriundo da Europa
O gráfico 5 ilustra a importância do tráfego oriundo da Europa no total dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro entre 2001/2015: depois de queda sustentada entre 2001/2014 (de 90,2% para 86,8%), há uma recuperação em 2015* e o valor mais baixo foi 86,8% em 2014. Neste gráfico, o tráfego intercontinental para Lisboa via hubs da Europa é contado como oriundo da Europa – a verdadeira parte da Europa no total de Lisboa, Porto e Faro está alguns pontos abaixo do valor indicado no gráfico. Na ocorrência, a conclusão a tirar é a importância do tráfego intraeuropeu e a necessidade de acompanharmos a evolução do tráfego internacional da Europa.
*Não disponho de informação ANA para os anos seguintes.

Gráfico 5 – Parte dos passageiros Europa no total de Lisboa, Porto, Faro



Fonte: Elaboração própria com base em informação ANA Aeroportos.

*Tráfego de Lisboa, Porto, Faro na Europa
Os gráficos 6 e 7 quantificam duas expressões da mesma realidade:

-desde 2013, o tráfego total de Lisboa, Porto e Faro cresce mais do que o tráfego total da Europa e do Mundo,

-estes três aeroportos aumentam quota no tráfego total da Europa e do Mundo.

Gráfico 6 – Tráfego total de Mundo, Europa e de Lisboa, Porto, Faro (2007=100)



Fonte: Elaboração própria com base em ANA Aeroportos e ICAO – Annual Reports.

Gráfico 7 – Tráfego total de Mundo, Europa e de Lisboa, Porto, Faro (taxa variação anual)



Fonte: Elaboração própria com base em ANA Aeroportos e ICAO – Annual Reports.


3.E agora?

Os gráficos confirmam crescimento sustentado do tráfego aéreo regular na Europa e no Mundo e crescimento mais rápido desde 2013 em Portugal.

Em próximo post procuramos identificar a relação entre a baixa do preço do fuel e este crescimento.

O crescimento de Portugal assenta muito nos aeroportos de Lisboa e Porto – a capacidade de atração de turistas por estes dois destinos é fator a ter em conta para explicar a diferença de Portugal.

Os primeiros números de 2018 mostram poder haver diminuição do ritmo de crescimento.

Por fim, esta macro informação estatística dá a base para análises mais refinadas e no terreno. Bom trabalho


A Bem da Nação

Lisboa 10 de Setembro de 2018

Sérgio Palma Brito

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