A infeliz intervenção do Bastonário da Ordem dos Engenheiros no Negócios da Semana de 25 de julho de 2023

 É preciso ver o video (editado) até ao fim.







1.A pessoa no vídeo é o eng.º civil Fernando de Almeida Santos, fundador e CEO da TABIQUE (importante empresa de engenharia) e Bastonário da Orem dos Engenheiros.

Neste vídeo, caricatura o passageiro de hub da TAP que chega ao Montijo em low cost e tem de ir apanhar o avião da TAP ao Aeroporto Humberto Delgado (AHD).

A intervenção demonstra ignorância da realidade que caricatura, com final de defesa da Pátria que só agrava o caso.

Como é possível um profissional do gabarito de Fernando de Almeida Santos criticar realidade que desconhece?

A nossa explicação é a da sua ignorância resultar das pessoas com que lida na CTI e na Ordem e nas quais confia.

Acontece que a cultura da CTI assenta em desconhecimento da realidade que intervenções como esta reforça, em espiral negativa à qual é necessário por cobro.

Por outras palavras, FdeAS tem a noção que conhece o assunto que critica, quando apenas conhece a realidade virtual em que boa parte das gentes da CTI vivem.

Segue a explicação.

2.Entre outros, a CTI critica a solução dual (duas infraestruturas fisicamente separadas, mas que funcionam com uma gestão articulada) com base em “Problemas de ineficiência” de que destaca:

-“Dos utilizadores individuais: dificulta, senão mesmo impossibilita, o transfer entre vôos que estejam em diferentes infraestruturas, por exemplo transitar entre um voo ponto-aponto e um voo em hub.”.

A CTI mostra desconhecer a realidade da procura para o aeroporto da Portela o que é grave por a procura ser o fator que condiciona a sua expansão.

A procura da Portela pode ser segmentada entre

-voos intercontinentais de hub da TAP ou não e voos de medio curso de companhias que optam por voar para a Portela, as full service mais easyJet e pouco mais,

-os voos de médio curso intraeuropeus em que dominam as companhias low cost, mas não só.

São estas que voam para o Montijo.

Nenhuma destas companhias alimenta o hub da TAP.



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