Integração da TAP no International Airlines Group (IAG) - primeiras notas

 

O IAG (British Airways, Iberia, AerLingus e Vueling) é o candidato à TAP que mais interesse tem manifestado.

Não escondo que, pela intensidade e competitividade da sua gestão, é o candidato que prefiro, claro que dependendo das condições.

No fim detalhamos o esquema com a estrutura do IAG.

Que revlução para a TAP.

1.O IAG tem comité de gestão com administradores para os vários pelouros e onde têm também assento os CEO de cada uma das companhias aéreas. O fundador do IAG foi Willie Walsh e o atual CEO é o Espanhol Luiz Gallego. Luís Rodrigues será membro deste comité e a ele reporta. O Estado Português leva sumiço.

2.A TAP é uma companhia operacional com autonomia para definir a política comercial e rotas, mas o plano de negócio tem de ser aprovado pelo ‘group management committee’. Isto fora de toda e qualquer interferência politica.

3.A TAP compete pela alocação de capital para os seus projetos de expansão. A reestruturação da Iberia foi imposta pelo conselho de administração executivo. O investimento em nova frota só foi aprovado comité de gestão depois de conflito social intenso que reestruturou a Empresa. O Estado Espanhol assistiu.

4.A TAP tem também liberdade para dialogar diretamente com os sindicatos. Calma, tem a responsabilidade de acordar com os sindicatos Acordo de Empresa que assegure a sustentabilidade da Empresa. É das condições de que eu mais gosto por ser a que melhor defende a TAP. O Estado Português assiste, mas não decide.

5.Fotografia de alguns membros do Comité de Gestão. No Relatório de 2023, teremos Luis Rodrigues aqui?



6.O Centro e as companhias. No Relatório de 2023, teremos a TAP aqui?


7.As plataformas centrais, Fidelização, Carga e Tecnologia. E GBS que

-"has transferred and restructured services, implemented new technology, created new ways of working and delivered unprecedented cost savings – establishing IAG GBS as a strategic platform for growth as well as IAG itself.".

A ccordenação intra-grupo, com frota, manutençao, fuel, rede de rotas, parte comercial e clientes - uma revolução para a TAP.

Por fim, as funções centrais, que deixam a TAP: finanças, pessoas, sustentabilidade, comunicações, legal, estratégia e fusões & aqquisições.


8.O leitor mais interessado no IAG deve aceder ao Annual Report & Accounts de cada ano.


Lisboa 13 de julho de 2023

Sérgio Palma Brito



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