De uma assentada juntamos seis palavras que designam alguns dos conceitos mais críticos ou politicamente correctos da análise do Turismo. Garantimos não ter ensandecido nem rendido a modas.
A realidade é simples. Já há algum tempo, redigimos dois textos, de uma série de seis, com preocupações didácticas e procuram dar uma visão completa sobre o Turismo da actualidade.
Os dois textos deviam estar integrados em um único. A sustentabilidade do turismo (para ser mais exacto, da Economia do Turismo), seja ela ambiental, social ou económica, reside na integração da sua dinâmica pelo Ordenamento do Território e como este integra Ambiente, Imobiliária do Lazer ou Turismo Residencial. Separar este conjunto exige uma organização do texto que acaba por não facilitar a leitura.
A separação em dois textos, as exigências do formato, as limitações de espaço e as nossas próprias (sem falsas modéstias) limitam o alcance dos dois livrinhos.
Apesar disso, os dois livrinhos valem a leitura (mesmo apressada) por tentarem contar “como foi” e “como é”. Com efeito, não seguem a via de escolher um modelo inadequado e, com mais ou menos arte, encaixar a realidade nele, tendo sempre a possibilidade de, quando a realidade não encaixa no modelo, mudar a realidade para o modelo dar certo.
A partir de um dos links à SPI e ajuda do Google, é possível aceder a todos os manuais.
Pode aceder directamente aos dois volumes que redigimos:
TURISMO - SUSTENTABILIDADE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE
http://www.spi.pt/turismo/Manuais/Manual_II.pdf
TURISMO - IMOBILIÁRIA DO LAZER E TURISMO RESIDENCIAL
http://www.spi.pt/turismo/imobiliaria.html
Boa leitura! Aguardamos críticas e comentários devastadores.
A Bem da Nação
Albufeira 9 de Abril de 2012
Sérgio Palma Brito
Sem comentários:
Enviar um comentário