A já demasiadamente longa história do Aeroporto de Beja exige análise mais profunda (prometida desde já) do que estas breves notas sobre o texto do Diário de Notícias, a comemorar o seu 1º Aniversário.
Þ A Nossa Posição
Desde o final da década de 1990, defendemos que o Aeroporto de Beja
· não é um factor crítico do desenvolvimento da Procura/Oferta de Turismo no Alentejo, com a marca e o posicionamento adequados às paisagens natural e cultural da Região,
· pode ser prejudicial à lucidez de uma intervenção pública qualificada de fomento deste desenvolvimento.
Defendemos ainda que
· a transformação da Base de Beja num “complexo de actividades”, é uma via susceptível de atrair um Promotor, que desenvolva esta transformação,
· procurar este Promotor é actividade prioritária, mas mais no âmbito da AIECEP do que da ANA,
· no quadro deste «complexo de actividades», e se tal se justificar, pode haver tráfego aéreo civil de passageiros.
Þ Decisão do Governo PS
A decisão do Governo de construir o Aeroporto e a ligação em auto-estrada a Sines exige análise, prejudicada pela confidencialidade de alguns documentos. É tema para a já referida análise mais profunda.
A decisão política de apoiar voos fretados entre Heathrow e Beja, no Verão de 2011, é típica da Politica de Turismo da época e deve ser avaliada tendo em conta os fundos disponibilizados para apoiar o operador, a promoção turística, as campanhas de hard selling e os estudos realizados.
Só assim podemos saber quanto custou cada um dos menos de 400 passageiros “a sério”.
Þ Decisões do Governo PSD/CDS
Quanto à decisão sobre os mesmos voos charter e apoios de promoção, em 2012, não a conseguimos compatibilizar com
· os sacrifícios que são exigidos aos portugueses,
· a possibilidade do Museu de Beja fechar, por falta de verba,
· o proclamado neoliberalismo do Governo.
A inclusão do Aeroporto de Beja na short list do Portela + 1 é exemplo máximo de concessão do Bom Senso às exigências da Política, ou apenas nova anedota de lisboetas sobre os alentejanos.
Dado o nível a que chegámos, conto o que fonte bem informada me contou: a nova força política que apoia a fantasia do Aeroporto de Beja já não é o PS (Sócrates e Lino), mas sim o «centrão», nas pessoas dos alentejanos Zorrinho e Moedas. Se não é verdade, está bem imaginada.
Þ Infraestructuras fantasma, el pozo sin fondo de la crisis
Devemos enquadrar o Aeroporto de Beja no contexto ibérico. Os espanhóis, quando faze, fazem em grande.
A leitura do nº 213 da Revista Hosteltur, de Fevereiro de 2012, é elucidativa e necessária:
Infraestructuras fantasma, el pozo sin fondo de la crisis
Þ Um aeroporto em espaço rural?
Para que tudo fique claro, em 1986, no mesmo Diário de Notícias, escrevemos artigo premonitório:
Um aeroporto em espaço rural?
Em relação a 2006, quando este artigo foi redigido, há uma alteração dramática do contexto histórico e geográfico do viajar na Europa
o Aeroporto de Faro abre e durante os Trinta Gloriosos Anos e beneficia de uma Procura crescente durante dezenas de anos,
o Aeroporto de Beja abre no início de Novo Período da História do Viajar na Europa, de que conhecemos algumas características: menor rendimento disponível e propensão a viajar, instabilidade nos ritmos do tempo livre (de activos a reformados), excesso de oferta e muito maior concorrência.
Þ Alentejano, de nascimento e de “regresso”
Para que não haja dúvidas,
· somos alentejanos de nascimento em Aljustrel e de ainda termos vivido bons tempos de infância no monte dos avós maternos,
· somos alentejanos “de regresso do exilio”, abandonando uma carreira promissora, criada a pulso no país que nos acolheu,
· defendemos ser o Alentejo, depois do Vale do Douro, o Destino Turístico Regional do País que melhor se pode posicionar em segmentos qualificados do mercado,
· defendemos o acabar com a “visão aeroporto de Beja” e com os subsídios (nacionais e europeus) aos patéticos voos de Verão, dando prioridade total à “visão do complexo de actividades”, a desenvolver por Promotor privado
A Bem da Nação
Albufeira 13 de Abril de 2012
Sérgio Palma Brito
Sem comentários:
Enviar um comentário