Para Acabar de Uma Vez Para Sempre Com o Aeroporto de Beja!

Aeroporto de 33 milhões aquém das espetativas - Portugal - DN


A já demasiadamente longa história do Aeroporto de Beja exige análise mais profunda (prometida desde já) do que estas breves notas sobre o texto do Diário de Notícias, a comemorar o seu 1º Aniversário.



Þ     A Nossa Posição

Desde o final da década de 1990, defendemos que o Aeroporto de Beja

·          não é um factor crítico do desenvolvimento da Procura/Oferta de Turismo no Alentejo, com a marca e o posicionamento adequados às paisagens natural e cultural da Região,

·          pode ser prejudicial à lucidez de uma intervenção pública qualificada de fomento deste desenvolvimento.

Defendemos ainda que

·          a transformação da Base de Beja num “complexo de actividades”, é uma via susceptível de atrair um Promotor, que desenvolva esta transformação,

·          procurar este Promotor é actividade prioritária, mas mais no âmbito da AIECEP  do que da ANA,

·          no quadro deste «complexo de actividades», e se tal se justificar, pode haver tráfego aéreo civil de passageiros.  



Þ     Decisão do Governo PS

A decisão do Governo de construir o Aeroporto e a ligação em auto-estrada a Sines exige análise, prejudicada pela confidencialidade de alguns documentos. É tema para a já referida análise mais profunda.

A decisão política de apoiar voos fretados entre Heathrow e Beja, no Verão de 2011, é típica da Politica de Turismo da época e deve ser avaliada tendo em conta os fundos disponibilizados para apoiar o operador, a promoção turística, as campanhas de hard selling e os estudos realizados.

Só assim podemos saber quanto custou cada um dos menos de 400 passageiros “a sério”.



Þ     Decisões do Governo PSD/CDS

Quanto à decisão sobre os mesmos voos charter e apoios de promoção, em 2012, não a conseguimos compatibilizar com

·          os sacrifícios que são exigidos aos portugueses,

·          a possibilidade do Museu de Beja fechar, por falta de verba,

·          o proclamado neoliberalismo do Governo.

A inclusão do Aeroporto de Beja na short list do Portela + 1 é exemplo máximo de concessão do Bom Senso às exigências da Política, ou apenas nova anedota de lisboetas sobre os alentejanos.  

Dado o nível a que chegámos, conto o que fonte bem informada me contou: a nova força política que apoia a fantasia do Aeroporto de Beja já não é o PS (Sócrates e Lino), mas sim o «centrão», nas pessoas dos alentejanos Zorrinho e Moedas. Se não é verdade, está bem imaginada.



Þ     Infraestructuras fantasma, el pozo sin fondo de la crisis

Devemos enquadrar o Aeroporto de Beja no contexto ibérico. Os espanhóis, quando faze, fazem em grande.

A leitura do nº 213 da Revista Hosteltur, de Fevereiro de 2012, é elucidativa e necessária:

Infraestructuras fantasma, el pozo sin fondo de la crisis




Þ     Um aeroporto em espaço rural?

Para que tudo fique claro, em 1986, no mesmo Diário de Notícias, escrevemos artigo premonitório:

Um aeroporto em espaço rural?




Em relação a 2006, quando este artigo foi redigido, há uma alteração dramática do contexto histórico e geográfico do viajar na Europa

o Aeroporto de Faro abre e durante os Trinta Gloriosos Anos e beneficia de uma Procura crescente durante dezenas de anos,

o Aeroporto de Beja abre no início de Novo Período da História do Viajar na Europa, de que conhecemos algumas características: menor rendimento disponível e propensão a viajar, instabilidade nos ritmos do tempo livre (de activos a reformados), excesso de oferta e muito maior concorrência.



Þ     Alentejano, de nascimento e de “regresso”

Para que não haja dúvidas,

·          somos alentejanos de nascimento em Aljustrel e de ainda termos vivido bons tempos de infância no monte dos avós maternos,

·          somos alentejanos “de regresso do exilio”, abandonando uma carreira promissora, criada a pulso no país que nos acolheu,

·          defendemos ser o Alentejo, depois do Vale do Douro, o Destino Turístico Regional do País que melhor se pode posicionar em segmentos qualificados do mercado,

·          defendemos o acabar com a “visão aeroporto de Beja” e com os subsídios (nacionais e europeus) aos patéticos voos de Verão, dando prioridade total à “visão do complexo de actividades”, a desenvolver por Promotor privado



A Bem da Nação

Albufeira 13 de Abril de 2012

Sérgio Palma Brito

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