Lufthansa Group e Air France/KLM Group concorrem para adquirir a TAP?

 

O Expresso está a tentar convencer-nos do interesse dos três grupos consolidados do transporte aéreo na Europa (IAG, Lufthansa Group e AF/KKLM Group) na aquisição da TAP.

Neste contexto e muito compreensivelmente, o governo descarta o IAG, dado que a sua estratégia de fazer de Madrid um grande hub europeu, muito provavelmente absorveria Lisboa.

O longo processo de formação da ITA Airways e o processo em curso da sua privatização ajudam a compreender a aparente decisão informal do governo de privatizar a TAP a partir de 2023 e a fechar em 2024, mais de 50% do capital, podendo até ser perto de 100% [ver notícias do Expresso].

1.Formação da ITA Airways

Na realidade, o sonho de ‘fechar a Alitalia e criar uma companhia’ começa em 2017, quando a Empresa beneficia de Auxílio de Estado que a Comissão demora quatro anos a considerar ilegal… quando a Alitalia já não existe.

O leitor mais interessado pode percorrer o post onde descrevo este processo http://sergiopalmabrito.blogspot.com/2022/01/tap-e-alitalia-o-contribuinte-e-que-paga.html.

A envolvente política dos quatro anos que conduzem à formação da ITA ilustra como o modelo ‘fecha e abre outra ao lado’ sempre foi inaplicável a Portugal.

2.Privatização da ITA – iniciativa da MSC

Em janeiro de 2022, o governo italiano decide privatizar a ITA. No final de maio de 2022, Lufthansa e MSC apresentam ao governo italiano a proposta para adquirir a maioria do capital da ITA:

-a MSC quer a maioria da Ita (60%) e a Lufthansa como parceiro comercial e minoritário (20%), mais o Estado Italiano (20%). A MSC quer gerir a Ita e não ser um parceiro silencioso.

A MSC tem 110.000 trabalhadores, 700 navios (de porta-contentores a cruzeiros, mais comboios e armazenamento), 600 escritórios. Aparentemente, nada a levaria a adquirir a Ita.

A MSC pode arranjar todas as explicações de negócio para adquirir a Ita em conjunto com parceiro muito credível. Sem teoria da conspiração, encontramos, em versão mais credível, uma repetição da entrada em jogo de capital italiano, como aconteceu dezenas de anos antes:

-Gianluigi Aponte é o self made man e bilionário italiano que cria, possui e preside à MSC- Mediterranean Shipping Company (MSC), casado com Rafaela Aponte (ver fotografia). Nascido em 1940 é o número 102 da lista Forbes de 2022 com 18,1B.

Aponte parece desconhecer a afirmação de Richard Branson “Queres ser milionário? Começa por ser bilionário e compra uma companhia aérea”.

3.Privatização da ITA – Delta Airlines, AF/KLM e Certares

Em agosto de 2022, o governo italiano recebe uma proposta de Delta Airlines, AF/KLM e Certares:

-40% do capital para o Estado e o Fundo Certares 60%,

-Delta e AF/KLM seria parceiros comerciais, podendo vir a adquirir 20% do capital.

Delta e AF/KLM representam a penetração no mercado dos EUA.

Certares anuncia-se “For companies, management teams and investors seeking to generate long-term value” e recorre a veiculo financeiro de capitalização. Através de outro veículo ‘veículo’ já apoiou Hertz, Brazilian airline Azul SA and Latam Airlines Group SA.

3.Em síntese, nem Lufthansa Group nem AF/KLM são parceiros financeiros.

Será que o serão na TAP? Parece pouco provável, apesar da TAP a privatizar ser empresa com novo Estatuto do Pessoal e que acaba de receber €900milhões do Estado. O pai da noiva pode estar falido, mas a pequena recebe um dote apetitoso.

Quem viver verá.

Sem comentários:

Enviar um comentário