O Expresso
está a tentar convencer-nos do interesse dos três grupos consolidados do
transporte aéreo na Europa (IAG, Lufthansa Group e AF/KKLM Group) na aquisição
da TAP.
Neste
contexto e muito compreensivelmente, o governo descarta o IAG, dado que a sua
estratégia de fazer de Madrid um grande hub europeu, muito provavelmente
absorveria Lisboa.
O longo
processo de formação da ITA Airways e o processo em curso da sua privatização
ajudam a compreender a aparente decisão informal do governo de privatizar a TAP
a partir de 2023 e a fechar em 2024, mais de 50% do capital, podendo até ser
perto de 100% [ver notícias do Expresso].
1.Formação da
ITA Airways
Na realidade,
o sonho de ‘fechar a Alitalia e criar uma companhia’ começa em 2017, quando a
Empresa beneficia de Auxílio de Estado que a Comissão demora quatro anos a
considerar ilegal… quando a Alitalia já não existe.
O leitor mais
interessado pode percorrer o post onde descrevo este processo http://sergiopalmabrito.blogspot.com/2022/01/tap-e-alitalia-o-contribuinte-e-que-paga.html.
A envolvente política
dos quatro anos que conduzem à formação da ITA ilustra como o modelo ‘fecha e
abre outra ao lado’ sempre foi inaplicável a Portugal.
2.Privatização
da ITA – iniciativa da MSC
Em janeiro de
2022, o governo italiano decide privatizar a ITA. No final de maio de 2022,
Lufthansa e MSC apresentam ao governo italiano a proposta para adquirir a
maioria do capital da ITA:
-a MSC quer a
maioria da Ita (60%) e a Lufthansa como parceiro comercial e minoritário (20%),
mais o Estado Italiano (20%). A MSC quer gerir a Ita e não ser um parceiro
silencioso.
A MSC tem
110.000 trabalhadores, 700 navios (de porta-contentores a cruzeiros, mais
comboios e armazenamento), 600 escritórios. Aparentemente, nada a levaria a
adquirir a Ita.
A MSC pode
arranjar todas as explicações de negócio para adquirir a Ita em conjunto com
parceiro muito credível. Sem teoria da conspiração, encontramos, em versão mais
credível, uma repetição da entrada em jogo de capital italiano, como aconteceu
dezenas de anos antes:
-Gianluigi
Aponte é o self made man e bilionário italiano que cria, possui e preside à MSC-
Mediterranean Shipping Company (MSC), casado com Rafaela Aponte (ver
fotografia). Nascido em 1940 é o número 102 da lista Forbes de 2022 com 18,1B.
Aponte parece
desconhecer a afirmação de Richard Branson “Queres ser milionário? Começa por
ser bilionário e compra uma companhia aérea”.
3.Privatização
da ITA – Delta Airlines, AF/KLM e Certares
Em agosto de
2022, o governo italiano recebe uma proposta de Delta Airlines, AF/KLM e Certares:
-40% do
capital para o Estado e o Fundo Certares 60%,
-Delta e
AF/KLM seria parceiros comerciais, podendo vir a adquirir 20% do capital.
Delta e
AF/KLM representam a penetração no mercado dos EUA.
Certares anuncia-se
“For companies, management teams and investors seeking to generate long-term
value” e recorre a veiculo financeiro de capitalização. Através de outro veículo
‘veículo’ já apoiou Hertz, Brazilian
airline Azul SA and Latam Airlines Group SA.
3.Em síntese, nem Lufthansa Group nem AF/KLM são parceiros
financeiros.
Será que o serão na TAP? Parece pouco provável, apesar da TAP a privatizar ser empresa com novo Estatuto do Pessoal e que acaba de
receber €900milhões do Estado. O pai da noiva pode estar falido, mas a pequena
recebe um dote apetitoso.
Quem viver verá.
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