Este blogue
não comenta conjuntura, mas não pode ignorar os números do 1º semestre do
aeroporto de Faro e, em Agosto, os da Indústria da Hotelaria. Cerca de 10%,
máximo 15%, do tráfego de Faro é regresso de outbound e turistas para Espanha e
Alentejo.
A opinião
publica e o próprio ‘sector do turismo’ e parte da Industria da Hotelaria tem
dificuldade em lidar com realidade de sempre: turistas no agora chamado
Alojamento Local e nas suas casas de férias. A Entidade Regional de Turismo tem
de sentar a Agência de Promoção Turística e ANA para darem uma explicação
objetiva. E acrescentar a AHETA que dispõe da melhor base analitica do turismo do Algarve. Até lá, o blogue não comenta palpites e ainda menos dá. Só poderemos
conciliar números quando o INE publicar os da Indústria da Hotelaria, lá para
meados de Agosto.
Entre o 1º
semestre de 2018 e o de 2019, o tráfego de passageiros de Lisboa ainda consegue
crescer 6,6%, mas está claramente a sofrer com a falta de capacidade
aeroportuária. Porto cresce menos do que em 2018, mas nestes anos de
concorrência entre aeroportos, crescer 9,9% é obra. A surpresa é Faro com
saudável crescimento de 6,8% que compara com estagnação em 2018. Por enquanto
cai por terra a explicação de perder com a recuperação de Tunísia, Egipto e
Turquia.
O tráfego de
passageiros no aeroporto de Faro cresce 6,8% no primeiro semestre de 2019 e
compara com -1% em 2018, um saudável crescimento. A análise por mercados
reserva surpresas. O Reino Unido do Brexit cresce 8,7% e compara com queda de
6,8% em 2018. O mercado da Alemanha tem crescimento similar. Os números da
Irlanda e Holanda são preocupantes e o de França exige análise muito séria.
Portugal passa de 10,4% em 2018 para -5,1% em 2019, é explicado por Ryanair
(rota do Porto) ou TAP (feed do hub de Lisboa)?
Sei que se
trata apenas do 1º semestre de 2019 e sei da importância do tráfego de passageiros
no Q3 (Julho, Agosto. Setembro), mas vale a pena recordar a evolução do tráfego
de passageiros em Faro desde 2002. Há crescimento atípico em 2016 e 2017, MAS,
um grande mas, o aeroporto não perde passageiros em 2018 (-0,5% é irrelevante)
e no primeiro semestre de 2018 ganha. Como conciliar esta evolução com a teoria
de ‘os turistas’ terem ido para a Turquia?
A Bem da
Nação
Lisboa 24 de
Julho de 2019
Sérgio Palma
Brito
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