Ryanair, Monarch, airberlin, Alitalia e Ethiad – afinal, o que se passou?


A origem imediata destas Notas de Trabalho é a notícia do Expresso 10 Outubro 2014). Depois do título “Afinal, o que se passa com as low cost?, o lead é perentório “A Monarch faliu, a Air Berlin declarou insolvência e a Ryanair continua a suspender voos”. Sentimos a necessidade de elaborar explicação fundada em pesquisa sólida.

Ao amalgamar insolvência de Monarch Airways, air berlin e Alitalia mais a crise da Ryanair, título e lead da notícia do Expresso ilustram quão fácil é simplificar excessiva e erradamente realidade complexa.

Por outro lado, estas Notas ilustram quão difícil é pesquizar para apresentar análise sintética e coerente dos factos, necessária à sua compreensão e explicação. É o que fazemos nestas notas, fruto de muitos dias de árduo trabalho.

Não alimentamos ilusões. Sabemos

-quão estimulante é pesquisar e redigir Notas como estas, por adquirir e divulgar conhecimento de modo a ajudar gente que trabalha seriamente na indústria do turismo e no seu conhecimento,

-quão frustrante pode ser esforço como o nosso, porque ‘as pessoas’ querem respostas simplistas para questões complexas e chegam a desdenhar o que fazemos.

As Notas não são destinadas ao mero curioso, mas este ganha informação e saber se as percorrer, à distância de um clique:




A Bem da Nação

Lisboa 26 de Abril de 2018

Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário