A informação
corporativa da TAP insulta os portugueses e desqualifica acionistas e gestores.
Esperamos que Antonoaldo Neves alinhe a TAP segundo as boas práticas da
industria.
Até lá é difícil analisar a TAP, mas há factos inegáveis.
Frustrada a
privatização que comprometia os accionistas privados a financiar a empresa, a
estratégia empresarial da ‘TAP revertida’ assenta em financiamento pelo HNA
Group. Com o seu coração ao pé da boca, David Neeleman chega a falar do “tio
rico”.
Os conhecidos
problemas do HNA Group comprometem o financiamento. É neste contexto e no da
Manutenção Brasil que Humberto Pedrosa fala em ser preciso um novo parceiro.
Falta acrescentar, “para injectar €300 milhões” na TAP.
*Comprometido o financiamento da TAP
pelo HNA Group
Humberto
Pedrosa é empresário sólido, sério e discreto. Em entrevista ao Jornal de
Negócios (1) e na indiferença geral, parte a
louça, diria baixela, mais valiosa da empresa:
-"Se HNA
não investir na TAP será preciso outro parceiro".
E explica:
-“Reduzimos
[parte do capital social] para a entrada da HNA. Havia uma vontade da HNA, que
aliás queria deter uma participação na ordem dos 20% para lhe dar a
possibilidade de consolidar. Eu cedi uma parte e o David Neeleman também cedeu.
Neste momento, na Atlantic Gateway tenho 46,5% e o David Neeleman tem 42%,
enquanto a HNA tem 11,5%.”,
-“E estava
também previsto que a HNA pudesse investir ainda mais na TAP, em termos até de
empréstimos, se houvesse dificuldades. Daria uma ajuda bastante valiosa. Não se
estava a contar com a situação em que a HNA está hoje. Talvez possa ser uma
situação passageira e volte outra vez à normalidade.”.
À pergunta “Tem
já um plano B?” responde “Não tenho, mas vamos ter de encontrar.”. E a “É
possível que o grupo chinês saia do capital da Atlantic Gateway?”, a franqueza
surpreende pela candura: “Não faço ideia.”.
*Ilusão do “tio Rico” ou quando HNA
Group não é Ethiad
Em 29 Setembro
2016 e no entusiasmo da HNA apoiar quatro voos semanais da TAP para a China,
David Neeleman referindo-se à HNA Airlines: “É
bom ter um tio rico”, cita o Hoje Macau.” (2). É quase
anedótico mas significativo, como vemos a seguir na entrevista ao Publituris.
Por esta
altura a Etihad Airways continua a financiar a Air Berlin e começa a financiar
a Alitalia. Na realidade, a Etihad tira proveito das parcerias mas alimenta
vícios que que contribuem pra levar estas duas empresas à falência, politica e
temporariamente adiada na Alitalia. Este péssimo exemplo pode ter inspirado DN.
*Capital da TAP não é suficiente e HNA
Group financia Março 2017
Em Março 2017
e em entrevista ao Publituris que passa despercebida (3), interrogado sobre “Quanto dinheiro
vai ser preciso?”, David Neeleman responde:
-“Muito. Até
300 milhões de euros. […] O capital que colocámos na empresa não será
suficiente para fazermos tudo o que temos de fazer para criar uma nova TAP para
o futuro.”.
Sobre “Se não
é suficiente, como vão ter esse capital?”, DN responde:
-“Temos um
sócio, que é a HNA, vamos discutindo com ele a melhor forma de podermos fazer
esta restruturação.”.
Ficamos sem
saber se esta verba é só para recapitalizar a empresa ou se também é para a
renovação da frota, e sem saber se a proposta inicial cai com a reversão da
privatização. Fica a ideia que o investidor será a HNA.
*Fernando Pinto alimenta a ilusão
Junho 2017
A 14 Junho
2017 no Jornal de Negócios, Fernando Pinto fala de: “capacidade de capital”
para “investimentos adicionais”, mais do que do code share com a companhia
aérea do parceiro chinês. Declara:
-“Eles têm
uma capacidade de capital muito grande e isso para nós é uma tranquilidade. Se
for necessário investimentos adicionais eles têm forma de ter acesso a capital.
E na parte estratégica nós vamos começar a receber agora os voos a partir de
Julho, vamos poder fazer ‘code-share’ e é um mercado totalmente novo para nós.”
(4).
*Renovar a frota com leasing e ‘pelo
do cão’?
Em 4 Outubro
2016 e em reunião com trabalhadores, Fernando Pinto refere “dificuldade de
investimento“, agravada pela “dívida ainda elevada”. A dívida da transportadora
ascende a 887 milhões de euros e está actualmente a ser renegociada, o que
“limita a capacidade de investimento em novas aeronaves”. (5).
Acrescenta
que “A idade média da frota da TAP é 15 anos, face a uma média de oito ou nove
anos dos concorrentes. Ao mesmo tempo, as tarifas que a TAP oferece são “pouco
competitivas” no que toca à relação preço/serviço, reconheceu Fernando Pinto”.
Sem o
financiamento do HNA Group pode a TAP renovar a frota com leasing e o ‘pelo do
cão’ (receitas correntes)?
*E em cenário de subida do fuel?
É realista
financiar a renovação da frota com leasing e ‘pelo do cão’ (receitas correntes)
em cenário de subida do crude oil brent, actualmente a atingir $67, o que cria
dependência em relação à desvalorização do dolar?
Isto quando, em 27 Setembro
2016, David Neeleman fixa o custo aceitável do combustível:
-a companhia
aérea aguenta enquanto o barril de combustível estiver “abaixo de 50” euros,
mas que a empresa não pode contar com isso para o futuro, porque o preço irá,
inevitavelmente, subir mais cedo ou mais tarde, pelo que tem de se reorganizar
desde já.” (6).
Até que ponto
a politica de crescimento da oferta de lugares marca os últimos tempos é
sustentável (como parece ser o crescimento na América do Norte) ou, como parece
ser o caso de outras rotas, não é apenas efémero e de consequências gravosas?
Nas palavras de analista so CAPA ao Financial Times,
“Some Airlines have kept going longer than they would have and some have put
more capacity in as a result of cheaper fuel,” e “Bur there is a
self-correcting mechanism here – the capacity glut leads to plummeting unit
revenues, and those that don’t have the cost base to survive plummeting unit
revenues eventually suffer and dis appear. You almost need that situation to
cut the dead wood out.” (7).
Estas palavras fazem eco na sede da TAP?
A Bem da
Nação
Lisboa 5
Fevereiro 2018
Sérgio Palma
Brito
Notas
(1)2018.02.05 Jornal de Negocios, Humberto Pedrosa: "Se HNA não investir na TAP
será preciso outro parceiro"
(2)2016.09.20
NewsAvia TAP Começa A Voar Para A China Antes Do Verão Com
Quatro Voos Semanais
(3)Publituris de 17 Março 2017.
(4)
2017.07.14 Jornal Negócios Fernando Pinto: “TAP poderá ir para
a bolsa e ser um sucesso”
(5)2016.10.04 Jornal Negócios Fernando Pinto anuncia plano de redução de custos da
TAP em 150 milhões de euros.
(6)2016.09.27
Sic Noticias, TAP quer cortar custos pela eficiência sem
despedimentos
(7)2017.10.08
Financial Times, European airlines face more cuts and consolidation
https://www.ft.com/content/b2b79a6e-a9f9-11e7-93c5-648314d2c72c
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