Sou um
admirador de David Neeleman, respeito o que fez nos EUA e Brasil e confio nele
para recuperar a TAP. Dito isto, que não é pouco, não gosto da sua comunicação,
que tem tanto de vivacidade e entusiasmo como de falta de rigor. E é frequentemente
feita ‘à margem’ do evento em que acaba de participar.
À margem do
Web Summit, Neeleman afirma “estamos a crescer mais rápido do que o aeroporto”.
Esta afirmação não corresponde à realidade (gráfico 1). Com efeito,
-entre
2001/15 o aeroporto cresce 114,7% e a TAP 92,3%,
-entre
2013/15, o aeroporto cresce 25,5% e a TAP 8,4%.
Gráfico
1 – Lisboa: passageiros TAP e total do aeroporto
(milhares)
Fonte: Elaboração própria com base em informação ANA
(excepto 2014 e 2015)
Um gestor
com o posicionamento de Neeleman em Portugal não pode utilizar argumentos como nos
dois casos que seguem.
Afirmar que
“Vemos muitos americanos aqui. E sabemos que eles gastam muito mais dinheiro do
que quem vem pela Ryanair a pagar 39 euros” é reduzir o tráfego da Ryanair a
caricatura que ainda não foi confirmada por nenhum estudo.
Afirmar que
"não é possível esperar três anos" [por um novo aeroporto] e “O
Montijo está lá. Não podemos esperar três anos para isso acontecer.”, é ignorar
a realidade: com licenciamento e obras, o Montijo demora pelo menos três anos.
O que me
leva a publicar este post? Dou voz a uma avaliação de David Neeleman que ouço
muita gente dizer off the record e
não poder dizer em publico.
A
intervenção do consórcio de Humberto Pedrosa e David Neleman não está a ter a
comunicação que tem de ter, a bem do consórcio e do lema deste blogue:
A Bem da
Nação
Lisboa 10
de Novembro de 2016
Sérgio
Palma Brito
Nota – Post
baseado no Jornal Económico
Neeleman critica falta de espaço no aeroporto de Lisboa: “O Montijo está
lá”
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