Pelas alminhas, David Neeleman, precisamos de mais informação e melhor comunicação

Sou um admirador de David Neeleman, respeito o que fez nos EUA e Brasil e confio nele para recuperar a TAP. Dito isto, que não é pouco, não gosto da sua comunicação, que tem tanto de vivacidade e entusiasmo como de falta de rigor. E é frequentemente feita ‘à margem’ do evento em que acaba de participar.

À margem do Web Summit, Neeleman afirma “estamos a crescer mais rápido do que o aeroporto”. Esta afirmação não corresponde à realidade (gráfico 1). Com efeito,

-entre 2001/15 o aeroporto cresce 114,7% e a TAP 92,3%,

-entre 2013/15, o aeroporto cresce 25,5% e a TAP 8,4%.

Gráfico 1 – Lisboa: passageiros TAP e total do aeroporto
(milhares)


Fonte: Elaboração própria com base em informação ANA (excepto 2014 e 2015)

Um gestor com o posicionamento de Neeleman em Portugal não pode utilizar argumentos como nos dois casos que seguem.

Afirmar que “Vemos muitos americanos aqui. E sabemos que eles gastam muito mais dinheiro do que quem vem pela Ryanair a pagar 39 euros” é reduzir o tráfego da Ryanair a caricatura que ainda não foi confirmada por nenhum estudo.

Afirmar que "não é possível esperar três anos" [por um novo aeroporto] e “O Montijo está lá. Não podemos esperar três anos para isso acontecer.”, é ignorar a realidade: com licenciamento e obras, o Montijo demora pelo menos três anos.

O que me leva a publicar este post? Dou voz a uma avaliação de David Neeleman que ouço muita gente dizer off the record e não poder dizer em publico.

A intervenção do consórcio de Humberto Pedrosa e David Neleman não está a ter a comunicação que tem de ter, a bem do consórcio e do lema deste blogue:


A Bem da Nação

Lisboa 10 de Novembro de 2016

Sérgio Palma Brito


Nota – Post baseado no Jornal Económico
Neeleman critica falta de espaço no aeroporto de Lisboa: “O Montijo está lá”


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