Afinal, o
que representa o Brexit para o posicionamento de Portugal no mercado emissor do
Reino Unido? Parece possível relacionar a procura com a cotação da libra no
antes/depois da decisão de Brexit. Depois explicitamos a exposição dos três
aeroportos às consequências do Brexit.
Não
alinhamos nos actuais excessos de euforia, culto do sucesso e discurso light sobre turismo, porque perturbam a
lucidez na análise do essencial:
-não
estamos aqui para estragar a festa em que também participamos,
-estamos para
reforçar a onda dos que mantêm os pés na terra e querem conhecer e compreender
a realidade em que vivemos
1.Passageiros oriundos do Reino
Unido e libra em relação ao euro
*Passageiros do Reino Unido no total
dos três aeroportos e em Faro
A cotação
da libra em euros é um dos factores que influenciam a formação da procura do
mercado do Reino Unido pela oferta do turismo em Portugal. O gráfico 1 ilustra a
evolução do número de passageiros oriundos do Reino Unido no total dos três
aeroportos.
Gráfico
1 – Passageiros Reino Unido no total de Lisboa, Porto, Faro
(milhares)
Fonte: Elaboração própria com base em Informação ANA
O gráfico 2
ilustra a evolução do número de passageiros oriundos do Reino Unido em Faro,
onde este mercado representa cerca de 50% da procura. Os dois gráficos mostram
um surto de crescimento a partir de 2013.
Gráfico
2 – Passageiros oriundos do Reino Unido em Faro
(milhares)
Fonte: Elaboração própria com base em Informação ANA
*Evolução da cotação da libra em
euros
A figura 1
ilustra a relação entre libra e euro desde 2012. Destacamos:
-a partir
de 2013, a fase de desvalorização da libra em relação ao euro coincide com o surto
de crescimento identificado pelos gráficos 1 e 2.
Figura 1- Relação entre libra e euro
nos últimos cinco anos
Fonte: Bloomberg
A relação entre
a moeda da procura e a da oferta é conhecida, mas é bom saber como acontece no
Algarve e no total dos três aeroportos, em consequência do peso do Algarve
neste total (57,3% do total em 2015).
Em ligação
com o que descrevemos, em 30 de Setembro de 2016, depois da libra a
descer desde o início do ano, as chegadas do Reino Unido a Faro crescem menos do que as de Alemanha,
Holanda e Irlanda (os três mercados mais importantes do Algarve depois do Reino
Unido).
Por fim,
insistir na nossa responsabilidade:
-a capacidade
de atracção de um destino turístico depende do preço, mas esta dependência deve
ser fisiológica e não patológica, em imagem que importamos da biologia.
2.Exposição de Lisboa, Porto e Faro
ao mercado do Reino Unido
*Passageiros oriundos do Reino Unido
em Lisboa, Porto, Faro
O gráfico 3
ilustra, a evolução de passageiros
oriundos do Reino Unido em Lisboa, Porto e Faro, e no total destes aeroportos.
Destacamos:
-crescimento
lento e estabilidade até 2012 e crescimento mais acentuado desde 2013, que
coincide com a valorização da libra, como vimos antes,
-crescimento
acentuado com base sobretudo na dinâmica de Lisboa.
Gráfico
3 – Passageiros Reino Unido em Lisboa, Porto, Faro quantidade
(milhares)
Fonte: Elaboração própria com base em Informação ANA
O gráfico 4
ilustra, a evolução de passageiros
oriundos do Reino Unido
-em Lisboa,
Porto e Faro em parte do total de cada um dos três aeroportos,
-do total destes
aeroportos no tráfego total dos três aeroportos.
Gráfico
4 – Passageiros Reino Unido em Lisboa, Porto, Faro parte do total
(milhares)
Fonte: Elaboração própria com base em Informação ANA
Observemos
Algarve, Lisboa e Porto com base nos dois gráficos em conjunto.
O Algarve é
o destino regional mais exposto à desvalorização da libra:
-em 2015
são 3.5 milhões de turistas e 54,1% de parte de mercado,
-os
operadores turísticos de package holiday representam parte importante da
procura (pelo menos 50%),
-há enorme
pressão para que Antalya e Sharm el Sheik reabram ao turismo e estão fora do
euro.
No caso de
Lisboa temos de considerar
-uma
quantidade importante de 2.0 milhões de passageiros, mas uma parte de mercado
de apenas 5,7%,
-não há
operadores de package holiday capazes de desviar tráfego.
O caso do
Porto é idêntico a Lisboa na ausência de operadores, mas
-é o
inverso de Lisboa, com apenas 636k passageiros mas uma parte do total de 7,9%.
3.Notas finais
*Evolução da cotação da libra em
euros
Não
mencionamos prognósticos sobre a evolução da libra e não consideramos possíveis
consequências de um terramoto Trump. Retemos dois factos:
-se a
desvalorização da libra a partir do início de 2013 se mantiver/acentuar, vir a Portugal está cada vez mais
caro para os residentes no Reino Unido, e pode haver uma queda da procura,
-no
Algarve, o desvio de turistas de Turquia e Egipto pode compensar a queda de
turistas gerada pela libra, mas a aumentará a pressão para que os turistas
regressem a Antalya e a Shark el Sheik.
*Turismo e transporte aéreo em
Portugal
Ao leitor
que deseje uma informação mais completa sobre este e outros temas recomendamos o
Relatório Turismo e Transporte aéreo em Portugal que acabamos de publicar.
ou
I Parte – Da década 1950 à transformação
do mercado europeu dos anos noventa
II Parte – Indústrias europeias do
transporte aéreo
III Parte – Tráfego aéreo no total dos
três aeroportos (Lisboa, Porto e Faro) – continentes, países e empresas
IV Parte – Passageiros nos aeroportos de
Lisboa, Porto e Faro – continentes, países e empresas
V Parte – Procura/oferta de turismo e
intervenção pública - Inclui Anexo - Package holiday e independent
travel no Algarve (da década de 1990 à actualidade)
A Bem da
Nação
Lisboa 2 de
Novembro de 2016
Sérgio
Palma Brito
Sem comentários:
Enviar um comentário