Este post
propõe um breve percurso sobre a Nova Realidade dos Hostels & Similares:
*Hostels e
Transformação Estrutural do Mercado Europeu da Viagem de Lazer
*Portugal
no Seu Habitual (ou Pior?)
*Web Reservations
International
*Os Hostel Awards
*À Atenção
dos Mais Distraídos
*Hostels e Transformação Estrutural
do Mercado Europeu da Viagem de Lazer
Sem ir mais
longe, desde a década de 1950, quando a Europa do Norte recomeça a viajar,
forma-se a oferta de Hostels e de outros Tipos do Alojamento Turístico informal
e de preço reduzido.
Desde o
início da década de 1990 e no quadro da Transformação Estrutural do Mercado
Europeu da Viagem de Lazer, há uma transformação profunda desta oferta.
Esta
Transformação é mais conhecida no caso da Viagem de Estadia, mas atinge também
a Viagem de Tour Urbano e Cultural, pelo duplo efeito
-das novas
Gerações e outros factores de formação da Procura,
-da
acessibilidade aérea facilitada pelas companhias ditas Low Cost – uma inovação
nas rotas entre Centros Urbanos, privados de ligações em voos charter devido ao
proteccionismo das Companhias Bandeira.
*Os Hostels em Lisboa e Outras
Cidades do País
Desde há
anos, os Hostels chegam a Lisboa e outras cidades de Portugal. Com os Hostels,
chegam os Bed and Breakfast, as Inns e Apartamentos Dispersos nas Zonas
Históricas das Cidades. A eles se junta alguma da mais dinâmica da oferta
budget tradicional.
Esta
inovação na Oferta de Alojamento Turístico
-é obra de
empreendedores que compreendem o potencial de uma Procura, diferente da do
modelo Hoteleiro tradicional.
-tem um rosto
visível nos jovens com ideias, que fazem pela vida e a promovem,
-começa a
ter ícones nos estabelecimentos premiados nos Hostels Awards. Chegados.
O País
descobre que os Hostels de Lisboa e outras cidades estão no topo dos rankings
internacionais.
*Portugal no Seu Habitual (ou Pior?)
Como tantas
vezes acontece em Portugal,
-não há
informação estatística sobre a Procura/Oferta por estes Tipos de Alojamento
Turístico,
-não
sabemos como contribui para a reabilitação urbana e revitalização das zonas
históricas das cidades,
-a rigidez
do Regime Jurídico do Alojamento Turístico não permite legalizar os seus
estabelecimentos sem alterar um Decreto-Lei e aprovar uma ou mais Portarias.
Esta
ignorância não impede que
-a parte
mais conservadora da Industria da Hotelaria faça lobby contra a ‘Oferta
Paralela’ e apele à defesa da Concorrência Leal,
-o Governo
prometa não um, mas dois Decretos-Lei – a alteração para legalizar os Hostels e
outro para reprimir os Apartamentos Dispersos.
*Web
Reservations International
A Web Reservations International (http://www.webresint.com/index.html) é uma empresa ‘privada’, criada em
1999 e detida, desde 2009, por Hellman and Friedman LLC, uma ‘private equity
investment firm’ (www.hf.com).
Se bem percebemos, é uma iniciativa ‘entrepreneurial’ que corre bem e vê o seu
desenvolvimento apoiado por uma firma institucional. Por cá, teria sido
‘incentivada’ e apoiada pelo Turismo de Portugal, apoiada pelo QREN e … acabado
mal.
A Web
Reservations International opera na base de quatro marcas:
-Hostelworld.com
(http://www.hostelworld.com), a ‘flagship brand’ da WRI, com
35.000 estabelecimentos em 35 países,
-HostelBookers.com
(http://www.hostelbookers.com), que afirma ser ‘the first budget
accommodation website’, com 20.000 estabelecimentos em 3.500 destinos,
-Hostels.com (http://www.hostels.com),
que afirma ser ‘the ultimate guide to hostels and budget accommodation on the
internet featuring over 35,000 properties worldwide),
-BedandBreakfastworld.com (http://www.bedandbreakfastworld.com),
‘the largest database of B&Bs worldwide, featuring over 7,000 bed and
breakfasts bookable online’.
Esta
empresa dá uma ideia da dimensão internacional em que se insere a nossa oferta
de Hostels, Bed and Breakfast, Inns e Apartamentos Dispersos alguma da mais
dinâmica da oferta budget tradicional – tudo nas Zonas Históricas das Cidades.
*Os Hostel Awards
A Hostelworld organiza os Hostel
Awards, onde os Hostels portugueses têm posição de destaque – a informação está
no site, que vale a visita.
Com base em
pesquisa no portal Hostelword, temos uma ideia sobre o Posicionamento de
Barcelona, Lisboa e Porto na Hostelworld. O Gráfico 1 ilustra o número de
Estabelecimentos nas três cidades, com detalhe por Tipo de Estabelecimento.
Gráfico
1 – Posicionamento de Barcelona, Lisboa e Porto na Hostelworld
(unidades)
Fonte: Elaboração própria com base nos sítios indicados
O resultado
é idêntico ao obtido com pesquisa semelhante em quatro outros operadores –
Booking, TipAdvisor, Flipkey e Homeaway (1):
-Barcelona
mais importante do que Lisboa e Lisboa mais importante que o Porto,
-o caso de
Barcelona indiciar o potencial de crescimento para Lisboa.
*À Atenção dos Mais Distraídos
O presente
post visa apenas chamar a tenção dos mais distraídos sobre
-uma
dimensão pouco conhecida da Procura/Oferta de Turismo, a sua escala
internacional e o potencial de crescimento que Barcelona confirma,
-o interesse
em conhecermos o que esta Procura/Oferta representa para a reabilitação urbana e
revitalização das zonas históricas das cidades,
-a
necessidade da Politica de Turismo intervir com base no conhecimento da
realidade, virada para o Interesse Público e não sob pressão ou demasiado
influenciada pela parte mais conservadora da Industria da Hotelaria.
Albufeira
13 de Fevereiro de 2014
Sérgio
Palma Brito
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