Introdução à Nova Realidade dos Hostels & Similares


Este post propõe um breve percurso sobre a Nova Realidade dos Hostels & Similares:

*Hostels e Transformação Estrutural do Mercado Europeu da Viagem de Lazer

*Portugal no Seu Habitual (ou Pior?)

*Web Reservations International

*Os Hostel Awards

*À Atenção dos Mais Distraídos

 

*Hostels e Transformação Estrutural do Mercado Europeu da Viagem de Lazer
Sem ir mais longe, desde a década de 1950, quando a Europa do Norte recomeça a viajar, forma-se a oferta de Hostels e de outros Tipos do Alojamento Turístico informal e de preço reduzido.

Desde o início da década de 1990 e no quadro da Transformação Estrutural do Mercado Europeu da Viagem de Lazer, há uma transformação profunda desta oferta.

Esta Transformação é mais conhecida no caso da Viagem de Estadia, mas atinge também a Viagem de Tour Urbano e Cultural, pelo duplo efeito

-das novas Gerações e outros factores de formação da Procura,

-da acessibilidade aérea facilitada pelas companhias ditas Low Cost – uma inovação nas rotas entre Centros Urbanos, privados de ligações em voos charter devido ao proteccionismo das Companhias Bandeira.

*Os Hostels em Lisboa e Outras Cidades do País
Desde há anos, os Hostels chegam a Lisboa e outras cidades de Portugal. Com os Hostels, chegam os Bed and Breakfast, as Inns e Apartamentos Dispersos nas Zonas Históricas das Cidades. A eles se junta alguma da mais dinâmica da oferta budget tradicional.

Esta inovação na Oferta de Alojamento Turístico

-é obra de empreendedores que compreendem o potencial de uma Procura, diferente da do modelo Hoteleiro tradicional.

-tem um rosto visível nos jovens com ideias, que fazem pela vida e a promovem,

-começa a ter ícones nos estabelecimentos premiados nos Hostels Awards. Chegados.

O País descobre que os Hostels de Lisboa e outras cidades estão no topo dos rankings internacionais.

*Portugal no Seu Habitual (ou Pior?)
Como tantas vezes acontece em Portugal,

-não há informação estatística sobre a Procura/Oferta por estes Tipos de Alojamento Turístico,

-não sabemos como contribui para a reabilitação urbana e revitalização das zonas históricas das cidades,

-a rigidez do Regime Jurídico do Alojamento Turístico não permite legalizar os seus estabelecimentos sem alterar um Decreto-Lei e aprovar uma ou mais Portarias.

Esta ignorância não impede que

-a parte mais conservadora da Industria da Hotelaria faça lobby contra a ‘Oferta Paralela’ e apele à defesa da Concorrência Leal,

-o Governo prometa não um, mas dois Decretos-Lei – a alteração para legalizar os Hostels e outro para reprimir os Apartamentos Dispersos.

*Web Reservations International
A Web Reservations International (http://www.webresint.com/index.html) é uma empresa ‘privada’, criada em 1999 e detida, desde 2009, por Hellman and Friedman LLC, uma ‘private equity investment firm’ (www.hf.com). Se bem percebemos, é uma iniciativa ‘entrepreneurial’ que corre bem e vê o seu desenvolvimento apoiado por uma firma institucional. Por cá, teria sido ‘incentivada’ e apoiada pelo Turismo de Portugal, apoiada pelo QREN e … acabado mal.

A Web Reservations International opera na base de quatro marcas:

-Hostelworld.com (http://www.hostelworld.com), a ‘flagship brand’ da WRI, com 35.000 estabelecimentos em 35 países,

-HostelBookers.com (http://www.hostelbookers.com), que afirma ser ‘the first budget accommodation website’, com 20.000 estabelecimentos em 3.500 destinos,

-Hostels.com (http://www.hostels.com), que afirma ser ‘the ultimate guide to hostels and budget accommodation on the internet featuring over 35,000 properties worldwide),

-BedandBreakfastworld.com (http://www.bedandbreakfastworld.com), ‘the largest database of B&Bs worldwide, featuring over 7,000 bed and breakfasts bookable online’.

Esta empresa dá uma ideia da dimensão internacional em que se insere a nossa oferta de Hostels, Bed and Breakfast, Inns e Apartamentos Dispersos alguma da mais dinâmica da oferta budget tradicional – tudo nas Zonas Históricas das Cidades.  

*Os Hostel Awards
A Hostelworld organiza os Hostel Awards, onde os Hostels portugueses têm posição de destaque – a informação está no site, que vale a visita.

Com base em pesquisa no portal Hostelword, temos uma ideia sobre o Posicionamento de Barcelona, Lisboa e Porto na Hostelworld. O Gráfico 1 ilustra o número de Estabelecimentos nas três cidades, com detalhe por Tipo de Estabelecimento.

Gráfico 1 – Posicionamento de Barcelona, Lisboa e Porto na Hostelworld

(unidades)

Fonte: Elaboração própria com base nos sítios indicados

O resultado é idêntico ao obtido com pesquisa semelhante em quatro outros operadores – Booking, TipAdvisor, Flipkey e Homeaway (1):

-Barcelona mais importante do que Lisboa e Lisboa mais importante que o Porto,

-o caso de Barcelona indiciar o potencial de crescimento para Lisboa.

(1)Ver Camas Paralelas na Cidade – Factos a Observar e Quantificar (Aqui).

*À Atenção dos Mais Distraídos
O presente post visa apenas chamar a tenção dos mais distraídos sobre

-uma dimensão pouco conhecida da Procura/Oferta de Turismo, a sua escala internacional e o potencial de crescimento que Barcelona confirma,

-o interesse em conhecermos o que esta Procura/Oferta representa para a reabilitação urbana e revitalização das zonas históricas das cidades,

-a necessidade da Politica de Turismo intervir com base no conhecimento da realidade, virada para o Interesse Público e não sob pressão ou demasiado influenciada pela parte mais conservadora da Industria da Hotelaria.

 
A Bem da Nação

Albufeira 13 de Fevereiro de 2014

Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário