A
importância determinante do Brasil na rede da TAP é conhecida. Duas breves
notas situam ‘o Brasil da TAP’ nas ligações aéreas entre a Europa e a América
Latina (1).
No Outono
de 2013, apesar da incerteza dos tempos que atravessa, a TAP surpreende e faz
prova de determinação ao anunciar 10 novos destinos em 2010, dos quais Belém e
Manaus no Brasil. Neste post, apenas nos ocupamos
-da liderança da TAP nas
ligações do Verão de 2014, durante o qual se disputa o Campeonato do Mundo de
Futebol,
-da
concorrência que a TAP enfrenta na ligação aérea entre Europa e América Latina.
Em pano
de fundo temos as Vantagens Comparativas do Aeroporto de Lisboa e como podemos
criar, ou desperdiçar, as Vantagens Competitivas que façam a diferença.
1.Voos Non Stop Entre Lisboa e 11 Cidades Brasileiras
Em Junho de 2014, a TAP oferece quase o dobro dos Lugares entre a Europa e
o Brasil do que a concorrente mais próxima. Terá 11 voos Non Stop entre Lisboa e cidades brasileiras (mais Belém via
Manaus) e mais duas rotas entre Porto e Brasil. O Gráfico 1 ilustra o que está
em causa (2).
Gráfico 1 – Capacidade Semanal Europa/América Latina
em Voos de Ida
(Lugares)
Fonte: Elaboração própria, com base em aana.aero, cuja Fonte é Innovata /
Diio Mi for w/c 9 June 2014
*Sobre a
Liderança da TAP
Em Agosto de 2013, a Air France ocupa a terceira posição, depois da TAP e
Iberia, em Capacidade e Partidas por semana (3). Na
realidade, em ASKs (Available Seat Kilometres) a Air France já ultrapassa a TAP
– a título de exemplo, o voo da TAP para Fortaleza tem 5.600 km e o serviço
non-stop da Air France entre Paris CDG e Santiago do Chile tem 11,650 km.
A Air France é a companhia europeia que mais se aproxima da TAP e o
conjunto do Grupo Air France/KLM já a ultrapassa. Se considerarmos o Grupo IAG
(British Airways e Iberia), a TAP passa a terceira companhia.
O Gráfico 2 ilustra, para o Verão de 2013, o número de Voos Europa/América
Latina Non Stop Por Semana.
Gráfico 2 – Voos Europa/América
Latina Non Stop Por Semana
(unidades)
O mercado é dominado por Companhias da Europa. As companhias brasileiras poderiam
ter uma posição mais significativa - LAN e Avianca têm base na Costa Oeste.
3.Chegadas Semanais de Voos Non Stop da Europa
No Verão de 2013, há 24 aeroportos da América Latina com ligações Non Stop
à Europa (4). O Gráfico 3 ilustra o TOP 4 das Chegadas Semanais de
Voos Non Stop da Europa.
Gráfico 3 – TOP 4 de Chegadas Semanais
de Voos Non Stop da Europa
(unidades)
Fonte: Elaboração própria, com base em aana.aero, cuja Fonte é Innovata /
Diio Mi for August 2013
Em São Paulo Guarulhos, 12 companhias operam
129 voos a partir de 13 cidades da Europa. A liderança de S. Paulo não espanta,
a sua escala mostra a importância da cidade.
Albufeira
24 de Janeiro de 2014
Sérgio
Palma Brito
(1)Este post é uma divulgação de dois artigos da
aana.aero. Sobre este site, citamos o ‘About us’: “anna.aero is Airline Network
News & Analysis: a totally free and open website dedicated to outstanding
airline network planning intelligence, produced by a multi-disciplinary team.
Besides genuine number-crunching analysis we also pride ourselves on a sleek
news-gathering operation in which we aim to feature every route launch wherever
it takes place in the world – and illustrate it with superb pictures of the
actual launch.”.
(2)Ver
aana.aero de 22 de Janeiro de 2014
(3)Ver aana.aero de 24 de Abril de 2013
(4)Ver Nota (3).
Sem comentários:
Enviar um comentário