TAP na América Latina – Posição Dominante e Concorrência


A importância determinante do Brasil na rede da TAP é conhecida. Duas breves notas situam ‘o Brasil da TAP’ nas ligações aéreas entre a Europa e a América Latina (1).

No Outono de 2013, apesar da incerteza dos tempos que atravessa, a TAP surpreende e faz prova de determinação ao anunciar 10 novos destinos em 2010, dos quais Belém e Manaus no Brasil. Neste post, apenas nos ocupamos

-da liderança da TAP nas ligações do Verão de 2014, durante o qual se disputa o Campeonato do Mundo de Futebol,

-da concorrência que a TAP enfrenta na ligação aérea entre Europa e América Latina.

Em pano de fundo temos as Vantagens Comparativas do Aeroporto de Lisboa e como podemos criar, ou desperdiçar, as Vantagens Competitivas que façam a diferença.

 

1.Voos Non Stop Entre Lisboa e 11 Cidades Brasileiras
Em Junho de 2014, a TAP oferece quase o dobro dos Lugares entre a Europa e o Brasil do que a concorrente mais próxima. Terá 11 voos Non Stop entre Lisboa e cidades brasileiras (mais Belém via Manaus) e mais duas rotas entre Porto e Brasil. O Gráfico 1 ilustra o que está em causa (2).

Gráfico 1 – Capacidade Semanal Europa/América Latina em Voos de Ida

(Lugares)


Fonte: Elaboração própria, com base em aana.aero, cuja Fonte é Innovata / Diio Mi for w/c 9 June 2014

 
2.Air France Desafia TAP no Mercado Europa/América Latina

*Sobre a Liderança da TAP
Em Agosto de 2013, a Air France ocupa a terceira posição, depois da TAP e Iberia, em Capacidade e Partidas por semana (3). Na realidade, em ASKs (Available Seat Kilometres) a Air France já ultrapassa a TAP – a título de exemplo, o voo da TAP para Fortaleza tem 5.600 km e o serviço non-stop da Air France entre Paris CDG e Santiago do Chile tem 11,650 km.

A Air France é a companhia europeia que mais se aproxima da TAP e o conjunto do Grupo Air France/KLM já a ultrapassa. Se considerarmos o Grupo IAG (British Airways e Iberia), a TAP passa a terceira companhia.

O Gráfico 2 ilustra, para o Verão de 2013, o número de Voos Europa/América Latina Non Stop Por Semana.

Gráfico 2 – Voos Europa/América Latina Non Stop Por Semana

(unidades)
 
Fonte: Elaboração própria, com base em aana.aero, cuja Fonte é Innovata / Diio Mi for August 2013

O mercado é dominado por Companhias da Europa. As companhias brasileiras poderiam ter uma posição mais significativa - LAN e Avianca têm base na Costa Oeste.

 

3.Chegadas Semanais de Voos Non Stop da Europa
No Verão de 2013, há 24 aeroportos da América Latina com ligações Non Stop à Europa (4). O Gráfico 3 ilustra o TOP 4 das Chegadas Semanais de Voos Non Stop da Europa.

Gráfico 3 – TOP 4 de Chegadas Semanais de Voos Non Stop da Europa

(unidades)


Fonte: Elaboração própria, com base em aana.aero, cuja Fonte é Innovata / Diio Mi for August 2013

Em São Paulo Guarulhos, 12 companhias operam 129 voos a partir de 13 cidades da Europa. A liderança de S. Paulo não espanta, a sua escala mostra a importância da cidade.

 
A Bem da Nação

Albufeira 24 de Janeiro de 2014

Sérgio Palma Brito

 
Notas

(1)Este post é uma divulgação de dois artigos da aana.aero. Sobre este site, citamos o ‘About us’:anna.aero is Airline Network News & Analysis: a totally free and open website dedicated to outstanding airline network planning intelligence, produced by a multi-disciplinary team. Besides genuine number-crunching analysis we also pride ourselves on a sleek news-gathering operation in which we aim to feature every route launch wherever it takes place in the world – and illustrate it with superb pictures of the actual launch.”.

(2)Ver aana.aero de 22 de Janeiro de 2014


(3)Ver aana.aero de 24 de Abril de 2013


(4)Ver Nota (3).

Sem comentários:

Enviar um comentário