*Introdução
Desde há mais de vinte anos,
- não há Governo que tenha sido
capaz de decidir uma Politica Forte e Consistente para Reconverter a Base Aérea
de Beja, pela instalação de Novas Actividades capazes de criar valor para a
Cidade, Região e País,
- Começa a ser criada a ideia do
Aeroporto de Beja, que culmina com a construção de um Terminal Aéreo Civil
(ligado a Sines por um frustrado IC8), espaço de patéticos voos charter.
Por razões que ignoramos, o actual
Governo mostra uma surpreendente incapacidade em definir a Politica Forte e
Consistente que, desde há mais de vinte anos, falece à Reconversão da Base
Aérea de Beja.
O actual Grupo de Trabalho é a
expressão mais evidente desta incapacidade.
Publicámos uma série de quatro
posts que ajudam a compreender o que se passou e passa em beja, mais o que não
se passará.
Esta Nota é uma Introdução
a estes Posts.
O leitor mais apressado, pode
limitar-se a ler o post de 30 de Maio.
*13 de Abril de 2012
Em 1986, no Diário de Noticias,
publicámos uma crónica, cujo título diz tudo:
- “Um Aeroporto em Espaço Rural”.
Em 2011,
- assistimos, estupefactos, a toda
a operação dos Voos Charter entre Londres e Beja,
-mais estupefactos ficámos com o
apoio que o Orçamento da Agencia Regional de Promoção Turística previa para, em 2012, o
repetir dos voos de Londres e o lançar de operação semelhante a partir da
Alemanha.
É neste contexto que deve ser
compreendido o post de 13 de Abril de 2012: um desabafo de quem está farto de
cenas sem sentido e de ver Gente Boa a iludir-se e a ser iludida.
Para Acabar de Uma Vez Para Sempre
Com o Aeroporto de Beja!
*28 de Maio de 2012
O desabafo de 13 de Abril criou-nos
a obrigação de procurar fazer o historial do “Aeroporto de Beja” e justificar
as afirmações do “manifesto” de Abril.
Apoiado por um longo e detalhado
Documento de Trabalho, surge um post de fundo sobre o assunto.
Registamos que instituições,
comunicação social e pessoas boas da Região ignoram post e documento.
O Erro do Aeroporto de Beja e Como
Criar Valor Com Novas Utilizações da Base Aérea
*30 de Maio de 2012
Publicado o post, lemos a edição
papel do Diário do Alentejo e nela encontramos informação adicional e
interessante.
Esta informação e a necessidade de
comunicar a nossa mensagem a Leitores mais apressados explicam o curto post com
data de 30 de Maio.
Base e Aeroporto de Beja – sejamos
práticos!
*9 de Junho de 2012
A 5 de Junho, mais de seis meses
depois do seu anúncio às Pessoas Boas do Alentejo, um Despacho do Secretário de
Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações obriga a relembrar o
essencial: nova utilizações para a Base Aérea de Beja
Um último post (esperamos nós)
situa a natureza e o contexto do Grupo de Trabalho, cuja Missão é,
nomeadamente, “revisitar os pressupostos de procura que estiveram na base do
investimento nesta infra-estrutura e propor formas de rentabilização das
vertentes civil e comercial, adequadas à realidade do mercado”.
Beja – Base Aérea, Aeroporto e
Despacho de Secretário de Estado
Muito provavelmente, comentaremos o
relatório deste Grupo de Trabalho.
A Bem da Nação
Albufeira 5 de Julho de 2010
Sérgio Palma Brito
Sem comentários:
Enviar um comentário