Procura dos Turistas Alemães em 2011 – Factos

Um dos poucos privilégios de que tenho saudades, na minha vida profissional, era o acesso às publicações do IPK International – World / European Travel Monitor. São instrumentos indispensáveis para o conhecimento da Procura, Oferta e Concorrência, no que me habituei a chamar a Economia do Turismo.

Constatei e constato que muita gente qualificada da Economia do Turismo nem sequer conhece esta empresa e os seus serviços. Este facto pode ajudar a compreender alguma da perda de competitividade da nossa oferta.

A IPK deixa espreitar pelo buraco da fechadura. Temos acesso a um comunicado de imprensa, distribuído no quadro da ITB:

·          Global Travel Trends 2011/12 – Healthy tourism despite prevalent crises – new record high for outbound travel set in 2011


Deste comunicado, respigo um singelo quadro:




Holiday Destinations of the Germans 2011

Rank
Destination
Share (%)
Trend
1
Austria
16
+ 2
2
Spain
15
+ 5
3
Italy
13
+ 8
4
Turkey
8
+ 9
5
France
6
+ 2
6
Holland
5
+ 4
7
Greece
4
+13
8
Croatia
3
+ 9

Fonte: German Travel Monitor 1-12/2011 – IPK International

Dois comentários

·          Portugal não figura nos oito primeiros destinos,

·          a Grécia é 7ª e com um crescimento de 13%, certamente devido à tranquilidade e paz social que o país conheceu durante o ano de 2011.

Alerto para o facto de não ter validado estes números e de, por esse facto, poder estar a induzir o leitor em erro.

Tenho a certeza que não o induzo em erro ao defender que

·          todos os profissionais têm de ter acesso a informação de mercado (market intelligence) qualificada, como é a da IPK (sem interesse pessoal),

·          a Oferta de Turismo do Algarve (aquela cujos problemas conheço menos mal), em colaboração com o Turismo de Portugal, deve preparar um Plano de Marketing, a três anos, no mercado da Alemanha – proposta que repito desde … há mais de três anos.



Albufeira 15 de Março de 2012

Sérgio Palma Brito

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