Um dos poucos privilégios de que tenho saudades, na minha vida profissional, era o acesso às publicações do IPK International – World / European Travel Monitor. São instrumentos indispensáveis para o conhecimento da Procura, Oferta e Concorrência, no que me habituei a chamar a Economia do Turismo.
Constatei e constato que muita gente qualificada da Economia do Turismo nem sequer conhece esta empresa e os seus serviços. Este facto pode ajudar a compreender alguma da perda de competitividade da nossa oferta.
A IPK deixa espreitar pelo buraco da fechadura. Temos acesso a um comunicado de imprensa, distribuído no quadro da ITB:
· Global Travel Trends 2011/12 – Healthy tourism despite prevalent crises – new record high for outbound travel set in 2011
Deste comunicado, respigo um singelo quadro:
Holiday Destinations of the Germans 2011 | |||
Rank | Destination | Share (%) | Trend |
1 | Austria | 16 | + 2 |
2 | Spain | 15 | + 5 |
3 | Italy | 13 | + 8 |
4 | Turkey | 8 | + 9 |
5 | France | 6 | + 2 |
6 | Holland | 5 | + 4 |
7 | Greece | 4 | +13 |
8 | Croatia | 3 | + 9 |
Fonte: German Travel Monitor 1-12/2011 – IPK International
Dois comentários
· Portugal não figura nos oito primeiros destinos,
· a Grécia é 7ª e com um crescimento de 13%, certamente devido à tranquilidade e paz social que o país conheceu durante o ano de 2011.
Alerto para o facto de não ter validado estes números e de, por esse facto, poder estar a induzir o leitor em erro.
Tenho a certeza que não o induzo em erro ao defender que
· todos os profissionais têm de ter acesso a informação de mercado (market intelligence) qualificada, como é a da IPK (sem interesse pessoal),
· a Oferta de Turismo do Algarve (aquela cujos problemas conheço menos mal), em colaboração com o Turismo de Portugal, deve preparar um Plano de Marketing, a três anos, no mercado da Alemanha – proposta que repito desde … há mais de três anos.
Albufeira 15 de Março de 2012
Sérgio Palma Brito
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