O hub de Lisboa na privatização da TAP – o que está em causa

 

1.O hub de Lisboa é o maior ativo da TAP e o que leva ao interesse dos três grupos da consolidação das ‘network carriers’ europeias.

Assim:

-o Grupo Lufthansa ‘precisa’ do hub Brasil e ganha em valorizar o hub EUA,,

-o IAG precisa do hub Brasil para consolidar a sua liderança no tráfego Europa/América Latina.

O IAG pretende posicionar o hub de Madrid ao nível dos mais importantes da Europa, tema para outro post.

2.Em 2019, aquisição da Air Europa pelo IAG desencadeia a concorrência para adquirir a TAP.

Em 2019.11.04, o IAG

-anuncia a aquisição da Air Europa por €1.000 milhões,

-“consolidating Madrid as a leading European hub and resulting in IAG achieving South Atlantic leadership, therefore generating additional financial value for our shareholders”, nas palavras do então CEO Willie Walsh, hoje diretor geral da IATA.

O Relatório de 2019, acrescenta “unlocking further network growth opportunities.”.

Fonte: IAG – Air Europa transaction Analyst and investor presentation 4 November 2019

O gráfico mostra que

-se o Grupo Lufthansa adquirir a TAP fica com 17% de parte de mercado e posiciona-se ao nível dos concorrentes,

-se o adquirente for o IAG, descola do Grupo AF/KLM e consagra o atraso o Grupo Luftansa.

É neste contexto que o Grupo LH pretende adquirir as ações do Consorcio Gateway de David Neeleman e Humberto Pedrosa, pagando um bom preço de oportunidade.

A Pandemia adia este processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário