Depois de
três anos de crescimento acelerado e com a tendência a manter-se em 2016, os
aeroportos de Espanha vivem euforia a moderar: o número de passageiros em 2015
ainda é inferior ao de 2007 (1).
Para além
da euforia importa reter três factos:
-diferença
de padrão de crescimento entre aeroportos de cidade da deslocação turística de
tour urbano e cultural (city break) e de áreas turísticas da deslocação de estadia
(long stay) (2);
-Ryanair e
Vueling dominam, seguidas da Air Europa e Iberia, mas o quarto lugar da Iberia
exige considerar que as empresas do Grupo IAG (Iberia, Vueling, Iberia Express
e Air Nostrum) lideram com tráfego de 59 milhões de passageiros, práticamente o
dobro da Ryanair,
-a
repartição do número de passageiros por mercados é liderada de longe pela
Espanha, seguida de larga supremacia dos países da velha Europa Ocidental e
excepção de EUA e Polónia.
*Crescimento até 2007, posterior
oscilação e 2015 inferior a 2007
O número de
passageiros nos aeroportos de Espanha
-cresce 63%
entre 1997/2007, passando de 128.9 a 210.4 milhões,
-depois,
oscila com mínimos de 187 milhões (2009 e 2013) e máximo de 207.4 milhões em
2015,
-apesar de
crescimento acelerado entre 2013/2015 (taxas anuais a crescer), o valor de 2015
ainda é inferior ao de 2007
*Aeroportos de cidade e de áreas
turísticas do Mediterrâneo
Entre
2014/2015,
-os
aeroportos de cidade são os que mais crescem: Madrid, Sevilha, Valência, Bilbau
e Barcelona,
-os
aeroportos de áreas turísticas crescem a ritmo menos acelerado, com a excepção
de Menorca,
-Tenerife
Sul, aeroporto de área turística sem trafego outbound de população local, é
único em que o número de passageiros diminui.
Há uma
diferença de padrão do crescimento de passageiros em aeroportos da deslocação
de tour urbano e cultural (city break) e em aeroportos da deslocação de estadia
(long stay).
*No TOP 15 das linhas aéreas a
Iberia é #4 mas o IAG é #1
Contrariamente
à nova prática da ANA, a AENA divulga números por companhia aérea. Numa primeira
leitura,
-Ryanair e
Vueling dominam, seguidas da Air Europa e Iberia – a Full Service Carrier de
Espanha é #4 no ranking.
Se
considerarmos as empresas do Grupo IAG (Iberia, Vueling, Iberia Express e Air
Nostrum), o International Airlines Group lidera com um tráfego de 59 milhões de
passageiros, práticamente o dobro da Ryanair.
*O primeiro dos ‘TOP 15 country
markets’ é Espanha
A
repartição do número de passageiros por mercado nacional é marcada pela
importância da Espanha com 62 milhões.
A repartição
do número de passageiros por mercados internacionais confirma a supremacia da
Europa, com a excepção dos EUA e os seus 3 milhões de passageiros.
A Bem da
Nação
Lisboa 30
de Março de 2016
Sérgio
Palma Brito
Notas
(1)O
presente post é baseado em
2016.03.14.anna.aero.Vuling.Ryanair.Spanish.Supremacy
Vueling and Ryanair battle for
Spanish supremacy; Madrid growing fast once more as UK market set to see
significant growth in S16
A análise
do presente post será aprofundada em futuro post com base nos dados publicados
pela AENA.
(2)Já
referimos a necessidade de diferenciar as deslocações turísticas de ‘lazer,
recreio e férias’ (na linguagem de pau do INE) em deslocação turística de tour
urbano e cultural na cidade (city break) e em deslocação de estadia (long stay)
para áreas turísticas. Na realidade, a Bacia Turística Alargada do
Mediterrâneo forma-se, a partir dos anos cinquenta do século XX, pelo
desenvolvimento rápido e simultâneo de várias áreas turísticas, cada uma
formada em torno do aeroporto, que a torna acessível às classes médias do Norte
da Europa. As áreas turísticas desenvolvem-se segundo modalidades, tempos e
morfologias diferentes, mas partilham elementos invariantes. Acessibilidade aérea, mais tempo livre e
rendimento disponível oferecem uma geografia, dimensão e diversidade novas, à
procura da viagem para estanciar durante o tempo livre. Os limites da Bacia
estendem-se, para Oeste e Sudoeste, ao Algarve, à costa marroquina e às Ilhas
Atlânticas, para Nascente, ao Mar Negro e ao Vermelho.
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