Aeroportos de Espanha em 2015 – para além da euforia

Depois de três anos de crescimento acelerado e com a tendência a manter-se em 2016, os aeroportos de Espanha vivem euforia a moderar: o número de passageiros em 2015 ainda é inferior ao de 2007 (1).

Para além da euforia importa reter três factos:

-diferença de padrão de crescimento entre aeroportos de cidade da deslocação turística de tour urbano e cultural (city break) e de áreas turísticas da deslocação de estadia (long stay) (2);

-Ryanair e Vueling dominam, seguidas da Air Europa e Iberia, mas o quarto lugar da Iberia exige considerar que as empresas do Grupo IAG (Iberia, Vueling, Iberia Express e Air Nostrum) lideram com tráfego de 59 milhões de passageiros, práticamente o dobro da Ryanair,

-a repartição do número de passageiros por mercados é liderada de longe pela Espanha, seguida de larga supremacia dos países da velha Europa Ocidental e excepção de EUA e Polónia.


*Crescimento até 2007, posterior oscilação e 2015 inferior a 2007
O número de passageiros nos aeroportos de Espanha

-cresce 63% entre 1997/2007, passando de 128.9 a 210.4 milhões,

-depois, oscila com mínimos de 187 milhões (2009 e 2013) e máximo de 207.4 milhões em 2015,

-apesar de crescimento acelerado entre 2013/2015 (taxas anuais a crescer), o valor de 2015 ainda é inferior ao de 2007




*Aeroportos de cidade e de áreas turísticas do Mediterrâneo
Entre 2014/2015,

-os aeroportos de cidade são os que mais crescem: Madrid, Sevilha, Valência, Bilbau e Barcelona,

-os aeroportos de áreas turísticas crescem a ritmo menos acelerado, com a excepção de Menorca,

-Tenerife Sul, aeroporto de área turística sem trafego outbound de população local, é único em que o número de passageiros diminui.

Há uma diferença de padrão do crescimento de passageiros em aeroportos da deslocação de tour urbano e cultural (city break) e em aeroportos da deslocação de estadia (long stay).




*No TOP 15 das linhas aéreas a Iberia é #4 mas o IAG é #1
Contrariamente à nova prática da ANA, a AENA divulga números por companhia aérea. Numa primeira leitura,

-Ryanair e Vueling dominam, seguidas da Air Europa e Iberia – a Full Service Carrier de Espanha é #4 no ranking.

Se considerarmos as empresas do Grupo IAG (Iberia, Vueling, Iberia Express e Air Nostrum), o International Airlines Group lidera com um tráfego de 59 milhões de passageiros, práticamente o dobro da Ryanair.




*O primeiro dos ‘TOP 15 country markets’ é Espanha
A repartição do número de passageiros por mercado nacional é marcada pela importância da Espanha com 62 milhões.

A repartição do número de passageiros por mercados internacionais confirma a supremacia da Europa, com a excepção dos EUA e os seus 3 milhões de passageiros.





A Bem da Nação

Lisboa 30 de Março de 2016

Sérgio Palma Brito


Notas

(1)O presente post é baseado em
2016.03.14.anna.aero.Vuling.Ryanair.Spanish.Supremacy


Vueling and Ryanair battle for Spanish supremacy; Madrid growing fast once more as UK market set to see significant growth in S16

A análise do presente post será aprofundada em futuro post com base nos dados publicados pela AENA.

(2)Já referimos a necessidade de diferenciar as deslocações turísticas de ‘lazer, recreio e férias’ (na linguagem de pau do INE) em deslocação turística de tour urbano e cultural na cidade (city break) e em deslocação de estadia (long stay) para áreas turísticas. Na realidade, a Bacia Turística Alargada do Mediterrâneo forma-se, a partir dos anos cinquenta do século XX, pelo desenvolvimento rápido e simultâneo de várias áreas turísticas, cada uma formada em torno do aeroporto, que a torna acessível às classes médias do Norte da Europa. As áreas turísticas desenvolvem-se segundo modalidades, tempos e morfologias diferentes, mas partilham elementos invariantes. Acessibilidade aérea, mais tempo livre e rendimento disponível oferecem uma geografia, dimensão e diversidade novas, à procura da viagem para estanciar durante o tempo livre. Os limites da Bacia estendem-se, para Oeste e Sudoeste, ao Algarve, à costa marroquina e às Ilhas Atlânticas, para Nascente, ao Mar Negro e ao Vermelho.


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