O debate
sobre turismo sofre desde há muito com a falta de informação estatística
fidedigna e, pior ainda, com a falta de procura por esta informação – governo,
administração, universidades, iniciativa privada e opinião pública ruminam os
poucos números disponíveis, não exigem mais e parecem ignorar a sábia opinião
de Joel Serrão: “Ora, como é evidente, a síntese não é possível onde a análise
mal principiou”.
A captura do
debate do turismo por protagonismos pessoais e ambições políticas pode dizimar
o pouco que resta da análise quantificada do turismo. Independentemente da
validade de algumas opiniões que expressam, é o que parece estar a acontecer
com Rui Moreira no Porto e Catarina Portas em Lisboa. Depois de termos
escalpelizado os excessos de Rui Moreira, este post é o nosso primeiro
contributo para debater o turismo em Lisboa. Em próximo post analisaremos as
propostas de Catarina Portas.
*Cuidados a ter na leitura dos
números do aeroporto de Lisboa
Na
informação estatística sobre o aeroporto de Lisboa, haverá cerca de 12% de
passageiros em tráfego territorial e interior e 88% em tráfego internacional (1). Nestes 88% de passageiros em
tráfego internacional,
-a
deslocação de ida e volta de um turista residente em Portugal (turismo emissor)
ou no estrangeiro (turismo receptor) representa dois passageiros (embarca e
desembarca ou vice versa),
-um turista
não residente que utiliza o hub de Lisboa representa quatro passageiros
(desembarca e embarca em Lisboa na ida e na volta).
As
estimativas variam ao longo dos anos e a importância do turismo receptor
aumenta em relação ao turismo emissor e à actividade de hub intercontinental e
também nacional (ligações para Faro, Porto e Regiões Autónomas).
-até há
poucos anos era aceite haver um terço de emissor, receptor e hub,
-dado o
crescimento do número de passageiros nos últimos anos, arriscamos qualquer
coisa como 50% de turismo receptor, 20% de emissor e 30% de hub (2).
Assim, em
2015 terão desembarcado no aeroporto de Lisboa 4.4 milhões de turistas (20.088*0.88/4=4.419,
mais exactamente), que se repartem por Lisboa cidade, área metropolitana e
outras zonas do País (3).
Este
raciocínio não tem a base quantitativa que exige, mas é o possível com base na
informação de que dispomos – a realidade não será muito diferente.
*Passageiros
aeroporto Lisboa - variação anual entre 2002/2015
O gráfico 1
mostra quatro períodos desde o arranque do crescimento do número de passageiros
no aeroporto de Lisboa:
-os quatro
anos que vão de 2004 a 2007, com o início do crescimento,
-a
estagnação do crescimento em 2008 e 2009 devido à crise,
-o retomar
do crescimento entre 2010 e 2013,
-o reforço
do crescimento em 2014 e 2015 com a base da Ryanair.
Este
calendário é importante em si e porque situa a capacidade de reacção da Cidade
ao crescimento do Turismo.
Gráfico 1 – Passageiros no aeroporto
de Lisboa em variação anual
(milhares)
Fonte: Elaboração própria com base em informação da ANA
Aeroportos
*Evolução do número de passageiros no
aeroporto de Lisboa
Os gráficos
2 e três ilustram a evolução do número de passageiros no aeroporto de Lisboa,
em quantidade e índice. A informação destes gráficos enquadra a do gráfico 1.
Gráfico 2 – Passageiros do aeroporto
de Lisboa em quantidade
(milhares)
Fonte: Elaboração própria com base em informação da ANA
Aeroportos
Gráfico 3 – Passageiros do aeroporto
de Lisboa em índice
(2001=100)
Fonte: Elaboração própria com base em informação da ANA
Aeroportos
A Bem da Nação
Lisboa 30 de Março de 2016
Sérgio Palma Brito
Notas
(1)A relação 88/12 é a factual de 2014.
(2)Em nossa opinião, o nível de crescimento do
número de passageiros em 2014 e 2015 implica uma maior percentagem de turismo
receptor quando comparados com os outros anos de crescimento.
(3)Em 2015 há 20.088k passageiros no aeroporto
de Lisboa – ver gráfico 2.
Sem comentários:
Enviar um comentário