Como cresceu o número de passageiros no aeroporto de Lisboa?

O debate sobre turismo sofre desde há muito com a falta de informação estatística fidedigna e, pior ainda, com a falta de procura por esta informação – governo, administração, universidades, iniciativa privada e opinião pública ruminam os poucos números disponíveis, não exigem mais e parecem ignorar a sábia opinião de Joel Serrão: “Ora, como é evidente, a síntese não é possível onde a análise mal principiou”.

A captura do debate do turismo por protagonismos pessoais e ambições políticas pode dizimar o pouco que resta da análise quantificada do turismo. Independentemente da validade de algumas opiniões que expressam, é o que parece estar a acontecer com Rui Moreira no Porto e Catarina Portas em Lisboa. Depois de termos escalpelizado os excessos de Rui Moreira, este post é o nosso primeiro contributo para debater o turismo em Lisboa. Em próximo post analisaremos as propostas de Catarina Portas.

*Cuidados a ter na leitura dos números do aeroporto de Lisboa
Na informação estatística sobre o aeroporto de Lisboa, haverá cerca de 12% de passageiros em tráfego territorial e interior e 88% em tráfego internacional (1). Nestes 88% de passageiros em tráfego internacional,

-a deslocação de ida e volta de um turista residente em Portugal (turismo emissor) ou no estrangeiro (turismo receptor) representa dois passageiros (embarca e desembarca ou vice versa),

-um turista não residente que utiliza o hub de Lisboa representa quatro passageiros (desembarca e embarca em Lisboa na ida e na volta).

As estimativas variam ao longo dos anos e a importância do turismo receptor aumenta em relação ao turismo emissor e à actividade de hub intercontinental e também nacional (ligações para Faro, Porto e Regiões Autónomas).

-até há poucos anos era aceite haver um terço de emissor, receptor e hub,

-dado o crescimento do número de passageiros nos últimos anos, arriscamos qualquer coisa como 50% de turismo receptor, 20% de emissor e 30% de hub (2).

Assim, em 2015 terão desembarcado no aeroporto de Lisboa 4.4 milhões de turistas (20.088*0.88/4=4.419, mais exactamente), que se repartem por Lisboa cidade, área metropolitana e outras zonas do País (3).

Este raciocínio não tem a base quantitativa que exige, mas é o possível com base na informação de que dispomos – a realidade não será muito diferente.

*Passageiros aeroporto Lisboa - variação anual entre 2002/2015
O gráfico 1 mostra quatro períodos desde o arranque do crescimento do número de passageiros no aeroporto de Lisboa:

-os quatro anos que vão de 2004 a 2007, com o início do crescimento,

-a estagnação do crescimento em 2008 e 2009 devido à crise,

-o retomar do crescimento entre 2010 e 2013,

-o reforço do crescimento em 2014 e 2015 com a base da Ryanair.

Este calendário é importante em si e porque situa a capacidade de reacção da Cidade ao crescimento do Turismo.

Gráfico 1 – Passageiros no aeroporto de Lisboa em variação anual
(milhares)

Fonte: Elaboração própria com base em informação da ANA Aeroportos

*Evolução do número de passageiros no aeroporto de Lisboa
Os gráficos 2 e três ilustram a evolução do número de passageiros no aeroporto de Lisboa, em quantidade e índice. A informação destes gráficos enquadra a do gráfico 1.

Gráfico 2 – Passageiros do aeroporto de Lisboa em quantidade
(milhares)

Fonte: Elaboração própria com base em informação da ANA Aeroportos

Gráfico 3 – Passageiros do aeroporto de Lisboa em índice
(2001=100)

Fonte: Elaboração própria com base em informação da ANA Aeroportos


A Bem da Nação

Lisboa 30 de Março de 2016

Sérgio Palma Brito


Notas

(1)A relação 88/12 é a factual de 2014.

(2)Em nossa opinião, o nível de crescimento do número de passageiros em 2014 e 2015 implica uma maior percentagem de turismo receptor quando comparados com os outros anos de crescimento.

(3)Em 2015 há 20.088k passageiros no aeroporto de Lisboa – ver gráfico 2.



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