TUI Travel, plc - Uma Amostra


Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve (III Parte)




Aviso
O presente post é a Parte III do Post “Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve”
Dada a extensão do post e o número de gráficos e quadros e por razões técnicas ligadas ao Blogger, é publicado em 4 Partes:

-I Parte – Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve (I Parte – Nota Inicial)
-II Parte – Thomas Cook Group, plc - Uma Amostra
-IV Parte – Síntese Sobre os Mercados Turísticos do Reino Unido e Alemanha

http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/sintese-sobre-os-mercados-turisticos-do.html
Lamentamos esta situação, que esperamos poder ultrapassar
de modo a permitir a leitura completa do texto num só post.


3.TUI Travel, plc
3.1.Apresentação Rápida *História Recente

Em 1998, a Thompson Travel é cotada na Bolsa de Londres. No processo de consolidação horizontal, adquire o poperador sueco Fritidsresor. Em 2000, a Preussag compra a Thompson Holidays.

Citamos:
-“Until the mid-1990s, TUI AG operated predominantly in the areas of industry, transport and natural resources. After a number of significant disposals and acquisitions, today, TUI AG’s core businesses are tourism and shipping. TUI Tourism is a one-stop shop for leisure travel related products, and has established itself a leader in the European travel market. Whether for component web-based bookings or package tours, TUI Tourism covers the entire travel chain, in more than 70 holiday destinations for over 20 million customers.” (8).
A First Choice é criada, em 1973, com o nome Owners Abroad. Em 1982 é cotada na Bolsa de Londres e, em 1987, lança a companhia aérea Air 2000. Em 2006, “First Choice is a leading leisure travel company with operations in 17 source markets serving more than 160 destinations”, com 80 marcas “mainstream” ou Especialistas. A companhia “operates a flexible business model with a fleet of 33 aircraft and 420 travel agencies, and employs approximately 15,000 people across the world”.
Em 2007, é anunciad a fusão do sector do Turismo da TUI Tourism, à excepção dos TUI Hotels & Resorts, com a First Choice Holidays, plc. Da fusão resulta a Tui Travel plc.

*TUI Travel plc em 2012
Citamos:

-“TUI Travel PLC is one of the world’s leading leisure travel groups operating in approximately 180 countries worldwide and comprising over 240 brands. We serve more than 30 million customers across 31 source markets making us a global player in a growing industry. Headquartered in the UK, we employ approximately 54,000 people and operate six airlines consisting of 141 aircraft.

TUI Travel is a global business operating across 31 key source markets in 180 countries worldwide.” (9).

*Uma Quantificação

O Gráfico 11 ilustra a repartição do número de clientes do Segmento Mainstream, por mercado. O Gráfico mostra uma importância relativa que ultrapassa o universo dos clientes da TUI: Alemanha, Reino Unido, Países Nórdicos, França e “o resto”, com destaque para a Holanda e a Bélgica.


Gráfico 11 - TUI Travel Mainstream: Clientes Por Região (2012)
(milhões)

Fonte: Elaboração própria, com base em TUI Travel PLC Annual Report & Accounts 2012, p. 40 e seguintes.                   

*Marcas da TUI Travel
A TUI Travel comercializa mais de 240 marcas. O Quadro 3 mostra as mais destacadas de entre estas marcas. Muitas são de operadores adquiridos pela consolidação horizontal da TUI Travel. O maior número de marcas corresponde a uma variedade de actividades e nichos, alguns dos quais com potencial para gerar turistas para o Algarve (10).

Quadro 3 – As Mais Importantes Marcas da TUI Travel
 

*Marcas da TUI Travel no Reino Unido
A First Choice é um brand name no mercado das viagens de lazer no Reino Unido. No seio de um site feito para vender sonhos, é preciso procurar muito para, no Who we are?, encontar a única referência ao “TUI Travel PLC Group of companies”:

-“First Choice is a trading name of TUI UK Ltd, part of the TUI Travel PLC Group of companies – the UK’s leading leisure travel company.”.

A marca anuncia-se como “First Choice - The Home of All Inclusive”. No fim, é proposta uma alternativa, com o respectivo link: “If its self-catering, bed and breakfast or half board you’re after you can find these with our sister company, Thomson”.
A Thomson é outro brand name no Reino Unido. No seu site, o logo da Tui Travel é evidente e confirma a pertença do Operador ao grupo. No “All you need to know about us”, apenas figura informação de Mercado e nada mais sobre a TUI Trvel ou a PLC.

*TUI Airlines
Em 2005, as companhias aéreas integradas na TUI Travel passam a ter uma marca comum. Estas companhias são:

-Arkefly opera voos charter, de curto, médio e longo curso, a partir de Amsterdam Schiphol Airport,

-Corsair International serve vários destinos a partir de França,
-Jetairfly has operated since March 2004 to more than 70 airports in the Mediterranean, Red Sea, Caribbean, Canary Islands, and North Africa.
-Thomson Airways é a maior das companhias aéreas da TUI Travel e resulta da fusão da  Thomsonfly (antes, Britannia Airways) e da First Choice Airways airlines,
-TUIfly é a nova marca da das companhias aéreas da TUI e Hapag-Lloyd,
-TUIfly Nordic voa a partir da Finlândia e Escandinávia, servindo os operadores turísticos Fritidsresor, Finnmatkat and Star Tour.

*”The sustainability challenge”
O mercado turístico da Alemanha é, desde há muito, conhecido pelas suas crescentes exigências ambientais. A leitura do Sustainable Development Report anual dá uma ideia precisa sobre como a TUI Travel leva a sério “The sustainability challenge” e o integra ao longo da cadeia de valor do seu negócio.

Aumentar a presença da TUI Travel no Algarve implica ter em consideração esta dimensão do negócio.

No presente post, não analisamos este tema, que justifica abordagem específica.

3.2.Análise de 2011 (11)

*Strategic Overview/Market Overview
Sobre Independent Travel, citamos

-“Independent travel, which has experienced consistently strong growth over the years, remains a key focus area for TUI Travel. As the demand for independent travel continues to increase, we seek to expand our already significant positions within this segment of the market.” (p.13).


*Strategic Overview/Business Model
Citamos a introdução do Annual Report a este ponto:

-“In recent years our business model has been redefined to address evolving trends in leisure travel. By defining our customers in one of two ways we are able to anticipate their future preferences and leverage our position to tailor our offering accordingly.” (p.14).

O Quadro 4 representa os três primeiros elementos do Strategic Overview/Business da TUI Travel (12).
Quadro 4 – Três Elementos do Business Model da TUI Travel

Fonte: Elaboração própria combase em TUI Travel, plc, Annual Report & Accounts for the year ended 30 September 2011, p.14.
O leitor mais interessado deve aprofundar a análise da abordagem do mercado “mainstream”:
-o Quadro Quatro distingue “Modern Mainstream: Differentiated/ Exclusive product” de “Mainstream: Commodity packages”, segundo o cliente é Product driven ou Price driven,
-o Quadro 5, a seguir, parece apenas considerar o Modern Mainstream e ignorar os “Commodity packages”.
*Strategic Overview/Strategy/Strategic growth initiatives: Caso do Mainstream
Para cada um dos “business models” (Mainstream, Independent e Emerging Markets), a TUI foca a sua acção em três “growth initiatives”:

-“product, distribution and operational efficiency.” (p. 16).

Pela sua importância, ilustramos (Quadro 5) a evolução de Traditional Mainstream para Modern Mainstream e duas das três Growth Initiatives:  Produto e Distribuição (13).
Nos termos da TUI:
-“We have redefined our mainstream business model from ‘traditional’ to ‘modern’ mainstream with a focus on differentiated and exclusive product, being online driven and cost efficient”.
Quadro 5 – Modern Mainstream e  Duas Growth Initiatives: Produto e
                   Distribuição
Fonte: TUI Travel, plc, Annual Report & Accounts for the year ended 30 September 2011, p.16.

*Strategic Overview/Strategy/Strategic growth initiatives: Caso do Independent Travel

Citamos a indodução do Annual Report:

-“TUI Travel already has market leading positions in independent travel including online accommodation, marine, adventure, education, language travel, ski, sport and specialist holidays. As the demand for independent travel grows, we aim to leverage TUI Travel’s strong position in the segment and further enhance our offering and reach.” (p.17).

Em 2011, Independent Travel integra mercados tão diferentes como o do Alojamento online e o das actividades das “estadias activas”.

A referência a Independent Travel ainda é importante no Annual Report a 30 de Setembro de 2011, mas já não figura no de 2012, nem na estratégia em vigor a partir de 30 de Setembro de 2012 [ver Ponto 3.4].

3.3.O Ano Findo a 30 de Setembro de 2012 (14)
*Importância Relativa dos Sectores de Negócio (2012)

Durante o exercício que acaba a 30 de Setembro de, a 2012 TUI Travel está organizada e é gerida com base em quatro Sectores de negócio. O Gráfico 12 ilustra a repartição do “Underlying operating profit mix** by Sector”.

O gráfico mostra a importância relativa dos três sectores em actividade plena:

-“The Mainstream Sector makes up the largest part of our Group in terms of financial performance, scale, scope and number of employees.” O Sector integra os operadores turísticos, cerca de 1800 lojas na Europa e seis companhias de aviação com 141 aviões.

-“Accommodation & Destinations Sector” opera em três áreas de negócio: Accommodation Wholesaler, Accommodation OTA (online travel agent) e Inbound Services. Tem marcas globais, como Hotelbeds, Intercruises, Destination Services, Worldcome and Pacific World. Tem, ainda, marcas locais, como LateRooms.com, AsiaRooms.com and, from 23 September 2012, MalaPronta.com.
-“Specialist & Activity Sector”, com cerca de 1.5 milhões de clients, integra  more than 100 global travel businesses” e oferece “activity and experience based holidays”, de que são exemplo “skiing, sailing, safaris and nature, polar expeditions, sports tourism, volunteering, cycling and trekking”.
Gráfico 12 – Repartição do “Underlying operating profit mix** by

                     Sector”, em percentagem (2012)

Fonte: Elaboração própria, com base em TUI Travel plc Annual Report & Accounts 2012, p. 4         **before central costs and Emerging Markets.

*TUI Travel em 2012
No ponto 3.1, apresentamos a informação de síntese sobre a TUI Travel de 2012.

Devemos acrescentar que o sector da Specialist & Activity representa um total de 1.584 milhares de clientes em 2012.

3.4.Estratégia da TUI Travel, a Partir de 30 de Setembro de 2012
*”Group Overview – Our Structure” A partir de 30 de Setembro de 2012, a TUI Travel passa a operar em 3 Sectores: Mainstream, Specialist & Activity e Accommodation & Destinations.

Em função de cada mercado, opera segundo dois Modelos de Negócio:

-Tour Operator, que responde a “demand for individualization”
-Online Accommodation, que responde a “demand for commoditization”.
Do texto sobre “Why we do it - Market Overview”, citamos:
-“The travel and tourism market continues to experience a clear polarisation of demand. On one hand, we have customers who demand individualisation, i.e. unique holidays with bespoke services. On the other hand, we have customers who are increasingly moving towards commoditisation, i.e. flights in combination with hotels with minimal levels of differentiation.” (p. 12).
O Quadro 6 sintetiza a relação entre os três Sectores e os dois Modelos de Negócio.
Quadro 6 – Os Três Sectores e os Dois Modelos de Negócio

Fonte: TUI Travel, plc, Annual Report & Accounts for the year ended 30 September 2012, p. 5.

*“How we do it Strategic framework & Business models”
Depois de definir o “Strategic framework”, a TUI Travel divide o seu negócio em duas áreas de crescimento a longo prazo:

-“The Tour Operator model addresses the individualisation needs of the customer”,

-“The Accommodation model addresses the commoditisation needs.”.
Os “strategic drivers” para ambas as áreas são: “Content, Brands & Distribution, Technology, Growth & Scale and People”.
O Quadro 7 ilustra a relação entre os dois modelos de negócio e os dois primeiros “strategic drivers”: Content e Brands & Distribution (15).
Quadro 7 – Relação entre os dois modelos de negócio e dois dos “strategic drivers

Fonte: TUI Travel, plc, Annual Report & Accounts for the year ended 30 September 2012, p. 15.

*”How we measure it - Key performance indicators”
Citamos 3 dos alvos a atingir:

-Product: “We are targeting a unique holiday mix of 76% as a proportion of total Mainstream Sector holidays over the next five years”,

-Distribution: “We are targeting a direct distribution mix of 80% and an online distribution mix of 49% in our Mainstream Sector over the next five years”,
- Online Accommodation growth: “We are targeting an underlying operating profit growth of between 15% to 20% per annum over the next five years” (p. 18).
Bem da Nação
Albufeira 28 de Janeiro de 2013
Sérgio Palma Brito

Notas

(8) TUI Travel PLC Prospectus, Dated 29 June 2007. Ver:
http://www.tuitravelplc.com/investors-media/reports-results-presentations?year=2007

(9)“Who we are” da “TUI Travel overview”, em introdução ao Annual Report & Accounts for the year ended 30 September 2012, p.2.
(10)Para aceder a estas marcas, ir a www.tuitravelplc.com/brand-experience.

(11)Toda a informação do texto deste Ponto tem a mesma fonte: TUI Travel, plc, Annual Report & Accounts for the year ended 30 September 2011. Quando necessário, indicamos o número da página.

(12)Não apresentamos os pontos “4. Key success factors” e “5. Outcome (p.15)”.

(13)Não apresentamos a Operational efficiency (p.16).

(14)Toda a informação do texto deste Ponto tem a mesma fonte:  TUI Travel, plc, Annual Report & Accounts for the year ended 30 September 2012.

(15)Ver a descrição detalhada nas páginas 16 e 17 do Annual Report.


 

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