Thomas Cook Group, plc - Uma Amostra


Aviso

O presente post é a Parte II do Post “Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve”

Dada a extensão do post e o número de gráficos e quadros e por razões técnicas ligadas ao Blogger, é publicado em 4 Partes:

-I Parte – Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve (I Parte – Nota Inicial)

http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/operadores-turisticos-e-oferta-de_28.html

-II Parte – Thomas Cook Group, plc - Uma Amostra
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/thomas-cook-group-plc-uma-amostra.html

-III Parte – TUI Travel, plc
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/tui-travel-plc-uma-amostra.html

-IV Parte – Síntese Sobre os Mercados Turísticos do Reino Unido e Alemanha
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/sintese-sobre-os-mercados-turisticos-do.html
Lamentamos esta situação, que esperamos poder ultrapassar de modo a permitir a leitura completa do texto num só post.

2.Thomas Cook Group, plc

2.1.Apresentação

*História Recente: Fusão Thomas Cook e MyTravel (2007)
Em 1991, duas empresas alemãs (o banco WestLB e a companhia charter LTU) compram o operador turístico Thomas Cook. Como vimos, é um marco na dinâmica da Alemanha ultrapassar o Reino Unido como mercado turístico mais importante da Europa. Sobre o assunto, ver:

-“Algarve, Grande Bretanha, Alemanha, Golfe e o Mercado, Pá?”
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2012/04/o-algarve-as-sextas-20120420-algarve.html

Depois, temos a intervenção da C&N Touristic AG, detentora do operador turístico Neckermann:
-em 1997, compra a companhia charter Condor (1), que partilha a liderança do mercado alemão com a LTU,

-em 2001, compra a Thomas Cook, que passa a ser a marca de toda operação turística.
O operador turístico Airtours é obra de um entrepreneur. Em 1987, é cotado na bolsa de Londres. Em 2002, MyTravel plc, resulta do rebranding da Airtours, plc. Neste processo, há integração horizontal (outros operadores) e vertical (companhia charter).

Em 2007, o Thomas Cook Group plc resulta da fusão da Thomas Cook e MyTravel, plc.

*Thomas Cook Group, plc, em 2012
Em 2012,

-na capa do Annual Report, as palavras “Energise Focus Rebuild” comunicam a vontade de recuperar a empresa, cujos problemas são conhecidos,
-a escala do grupo é medida por 23 milhões de clientes e 31.000 colaboradores.

O Gráfico 1 ilustra o número de Passageiros da Thomas Cook, em 2012, por área geográfica.

Gráfico 1 – Passageiros da Thomas Cook por área geográfica (2012)
(milhões)

Fonte: Thomas Cook Group plc, Annual Report & Accounts 2012, p. 7.
Nota: Airlines Germany inclui cerca de 2.2 milhões de passageiros in-house. Sobre a repartição geográfica, ver páginas 21 e seguintes do Annual Report.

*Marcas da Thomas Cook
O Quadro 1 mostra as maiores marcas do Thomas Cook Group e algumas das marcas locais. O quadro ilustra o processo de consolidação horizontal em que assenta o grupo: em tempos estas foram marcas de operadores independentes.

Quadro 1 – “leading portfolio of travel brands” (2012)
                                 Fonte: Thomas Cook Group plc, Annual Report & Accounts 2012, p. 18

*Companhias Aéreas
A Condor é a mais importante companhia aérea da Thomas Cook. Entre os seis “geographic businesses” da Thomas Cook Group plc, o “Airlines Germany” destaca-se no conjunto que integra Reino Unido, América do Norte e as três áreas da Europa: Norte, Central e Oeste.

Em 2012, no Reino Unido, há uma redução da frota e “additional flexibility of third party flying arrangements”. O Grupo dispõe de companhias aéreas na Bélgica, Escandinávia e Canadá.

2.1.A Análise de 2009

*Países da Thomas Cook no World Leisure Travel Market (2009)
Em 2009, o valor da Procura do World Leisure Travel Market é estimado em 820 mil milhões de Libras (2). Os mercados em que a Thomas Cook está presente representam 33% (274 mil milhões de libras) do valor da Procura global. O Gráfico 2 ilustra a repartição, em percentagem, deste montante por diferentes áreas geográficas da Thomas Cook.

Gráfico 2 - Leisure Travel Market nos Mercados da Thomas Cook (2009)
(Percentagem)             
 Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook Group plc, Annual Report & Accounts, 2010, p. 11, com fonte em “UNWTO, Euromonitor, Thomas Cook management analysis and estimates”. Para conhecer o detalhe da reortição geográfica, ver o Annual Report.                   

*Thomas Cook TOP 10 Countries Leisure Travel Market (2009)
Nos 274 mil milhões de libras do Leisure Travel Market nos TOP 10 Countries em que está presente, a Thomas Cook distingue dois segmentos:

-178 mil milhões de libras de Direct Suppliers: “airlines, hotels and cruise companies that sell directly to the customer”,
-96 mil milhões de bibras do Intermediary Segment: “travel agents and tour operators”, segmento no qual a Thomas Cook opera.

O Gráfico 3 ilustra esta repartição.

Gráfico 3 - Repartição do Mercado do Lazer nos Países do TOP 10

                    da Thomas Cook (2009)

 Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook Group plc, Annual Report & Accounts, 2010, p. 11, com fonte em Euromonitor.       

*Thomas Cook TOP 10 Countries Leisure Travel Market, 2009/2014
O Gráfico 4 ilustra a Repartição do Mercado do Lazer nos Países do TOP 10 da Thomas Cook (2009/2014). Nesta evolução,

-Direct Suppliers crescem 13.5% (de 178 para 312 mil milhões de libras),

-Intermediary cresce 14.6% (de 96 para 110 mil milhões de libras).

Gráfico 4 - Repartição do Mercado do Lazer nos Países do TOP 10

                    da Thomas Cook (2009/2014)

Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook Group Corporate Strategy, Investor Day Presentation, London 10 March 2010, p. 87.

No Gráfico 7 (Ponto 2.2), esta previsão é confrontada com os números de 2011.

*Repartição da Parte do Intermediary Segment por Tipo de Procura
Em 2009, o Revenue da Thomas Cook é de 9.3 mil milhões de libras, ou seja uma quota de 9.7% dos 96 mil milhões de libras do Intermediary Segment (3).

O Gráfico 5 ilustra a repartição dos 96 mil milhões de Libras do Intermediary Segment por tipo de procura. Este detalhe deve ser relacionado com o do Gráfico 8e.
Na ocorrência, a Thomas Cook considera:

-Mainstream Package Holidays, nos quais “Customers continue to find the value, convenience and protection offered via the package holiday attractive”,
-Independent Travel, no qual “customers put together their own flight, transfer and accommodation arrangements”, emIndividual components” ou “dynamically created packages” (4).

Esta definição de Independent Travel e o papel que este desempenha na estratégia do Thomas CooK Goup exige análise adicional, porque parece haver sobreavaliação e/ou definição demasiado larga do que integra.

Gráfico 5 - Repartição do Intermediary Segment por Tipo de Procura
(milhares de milhões de Libras)
Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook Group plc,  Annual Report & Accounts 2010, p. 11, com fonte em Euromonitor.

* Mainstream e Independent Travel (2009/2014)
A previsão da Thomas Cook é:

-“The mainstream travel market will continue to grow in real terms; however, independent travel will drive the majority of growth” (5).
Esta previsão está conforme à Estratégia comunicada ao Mercado em 10 de Março de 2010. Com efeito, dois dos “Growth Drivers” e dos “objectives to achieve by 2010” são:

-Maximise value of Mainstream – Maximise the value of mainstream through margin and capacity management,
-Become a leading independent travel provider – Increase independent travel revenues by 50% (6).

O Gráfico 6 ilustra a evolução prevista para 2009/2014.

Gráfico 6 - Mainstream e Independent Travel (2009/2014)
(milhares de milhões de Libras)

Fonte: Thomas Cook Annual Report, 2010, p. 11.

2.2.A Análise de 2011
*Direct Suppliers versus Travel Intermediares (2009/2011/2014)

O Quadro 2 quantifica a Repartição do Mercado do Lazer nos Países do TOP 10 da Thomas Cook e permite comparar a Previsão 2009/2014 com a Evolução 2009/2011. A evolução do valor Total entre 2009/2011 exige análise da estimativa pelo Euromonitor, o que está fora do nosso alcance. Sem esta análise, os comentários são feitos sob reserva:
-o imprevisto crescimento do mercado entre 2009 e 2011 pode estar relacionado com a queda da Procura em 2008/2009 – no caso do Reino Unido, ver o post

Travel Trends 2011: Viagens ao Estrangeiro por Residentes no Reino Unido
 http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2012/07/travel-trends-2011-viagens-ao.html

-a evolução divergente entre Direct e Intermidiare parece resultar de algo mais do que de simples erro de previsão – provável mente, base diferente de cálculo pela Euromonitor.

Quadro 2 - Repartição do Mercado do Lazer nos Países do TOP 10 da

                   Thomas Cook: Evolução e Previsão

Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook Group, plc, Annual Reports & Accounts

O Gráfico 7 ilustra a Repartição do Mercado do Lazer nos Países do TOP 10 da Thomas Cook entre os dois grandes segmentos (Direct Suppliers e Travel Intermediares).

Gráfico 7 – Repartição do Mercado do Lazer nos Países do TOP 10 da
                   Thomas Cook: Evolução e Previsão
(milhares de milhões de Libras)

Fonte: Thomas Cook Annual Report, 2012, p. 12, com base em Euromonitor e Gráfico 4.

Neste gráfico, os números de 2009 e 2011 são reais, e os de 2014 são uma previsão datada do início de 2010.

*Split of Travel Intermediary Market (2011) (£94bn, Euromonitor)
Em 2011, temos a repartição do montante do Travel Intermediary Market (94 mil milhões de Libras), segundo o modelo da Euromonitor e não na triologia da Thomas Cook, como é o caso do Gráfico 5. O Gráfico 8 ilustra esta repartição.

Gráfico 8 – Repartição do Travel Intermediary Market, em 2011

Fonte: Thomas Cook Annual Report, 2012, p. 12, com base em Euromonitor.

Nota – Não é fácil conciliar a repartição de 2009 (Gráfico 5) com a de 2011 (Gráfico 8). Com efeito o Mainstream Travel de 2009 representa 29% e o Pakage Holiday de 2011, 53%. Mesmo admitindo que o Package Holiday de 2011 inclui o Dynamic Packaging, a diferença é questionável. A resposta a esta dúvida só pode ser dada com acesso aos estudos da Euromonitor.

2.3.Key Industry Change e Thomas Cook’s response  (2012)

*Canais de Distribuição em 2012
O Gráfico 9 ilustra a repartição do negócio por Canais de Distribuição no seio da Thomas Cook, em 2012.

Há um primeiro comentário de ordem geral:
-neste “mundo dos Travel Intermediares”, até que ponto o Canal Web cresce e força uma diminuição drástica do Retail Store e Third Party (quase de certeza muito assente na Retail Store)?

Gráfico 9 – Importância dos Canais de Distribuição na Thomas Cook (2012)
(percentagem)


Fonte: Thomas Cook Group, plc, Annual Report 2012, p. 13.

*”Key industry change: Growth of online”
O Gráfico 10 ilustra a proporção de e crescimento da Distribuição Online, nos casos da Thomas Cook e do Mercado, entre 2007/2011.

Gráfico 10 – Aumento da Distribuição Online (2007/2011)

Fonte: Thomas Cook Annual Report 2010, p. 13.

Citamos a primeira “Key industry change” (7):
-“Growth of online

Online growth is predicted to be faster than offline growth across all our markets; however, the rate and total percentage of value transacted online vary significantly by source market [o sublinhado é nosso; ver a seguir as diferentes percentagens].”.
Da “Thomas Cook’s response”, citamos:

-“In 2012, Thomas Cook Group made 25% of its sales through its own web channels, with web sales in Northern Europe at 69% and the UK package business at 35%. Web distribution is a key area of focus for the Group going forward and will be developed as part of an omni-channel distribution strategy.

*”Key industry change: Shift from pre-package to dynamic package”
Citamos a segunda “Key industry change”:

-“Shift from pre-package to dynamic package
Traditional package holidays are generally accepted to be in decline, whilst the more flexible dynamic packages are growing as consumers value the security of a package with the choice and flexibility that are on offer.”.

Da “Thomas Cook’s response”, citamos:
-“In the UK, passengers purchasing a dynamically packaged holiday increased 12% in the year and now comprise 11% of total UK passengers.”.

*Comentário
As duas “key industry changes” estão interligadas, mas

-o crescimento do Dynamic Packaging implica o crescimento do Online,
-o crescimento do Online não implica, necessariamente, crescimento idêntico do Dynamic Packaging.
 
A Bem da Nação
Albufeira 28 de Janeiro de 2013
Sérgio Palma Brito
 
Notas
(2)Thomas Cook e TUI Travel utilizam a Market Intelligence da Euromonitor.
(3)Thomas Cook Group, plc, Annual Report 2010, p. 2.
(4)Thomas Cook Group Corporate Strategy, Investor Day Presentation, Royal Opera House, London, 10 March 2010 p. 82.
(5)Thomas Cook Group, plc, Annual Report 2010, p. 11.
(6)Thomas Cook Group Corporate Strategy, Investor Day Presentation, Royal Opera House, London, 10 March 2010, pp. 10 e 11.
(7)Thomas Cook Group, plc, Annual Report 2012, p. 13.

 

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