Aviso
O presente post é a Parte II do Post
“Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve”
Dada a
extensão do post e o número de gráficos e quadros e por razões técnicas ligadas
ao Blogger, é publicado em 4 Partes:
-I Parte –
Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve (I Parte – Nota Inicial)
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/operadores-turisticos-e-oferta-de_28.html
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/operadores-turisticos-e-oferta-de_28.html
-II Parte –
Thomas Cook Group, plc - Uma Amostra
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/thomas-cook-group-plc-uma-amostra.html
-III Parte
– TUI Travel, plc
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/tui-travel-plc-uma-amostra.html
-IV Parte –
Síntese Sobre os Mercados Turísticos do Reino Unido e Alemanha
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/sintese-sobre-os-mercados-turisticos-do.htmlLamentamos esta situação, que
esperamos poder ultrapassar de modo a permitir a leitura completa do texto num
só post.
2.Thomas Cook Group, plc
2.1.Apresentação
*História Recente: Fusão Thomas Cook
e MyTravel (2007)
Em 1991, duas
empresas alemãs (o banco WestLB e a companhia charter LTU) compram o operador
turístico Thomas Cook. Como vimos, é um marco na dinâmica da Alemanha
ultrapassar o Reino Unido como mercado turístico mais importante da Europa.
Sobre o assunto, ver:
-“Algarve,
Grande Bretanha, Alemanha, Golfe e o Mercado, Pá?”
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2012/04/o-algarve-as-sextas-20120420-algarve.html
Depois,
temos a intervenção da C&N Touristic AG, detentora do operador turístico
Neckermann:
-em 1997,
compra a companhia charter Condor (1), que partilha a liderança do
mercado alemão com a LTU,
-em 2001,
compra a Thomas Cook, que passa a ser a marca de toda operação turística.
O operador
turístico Airtours é obra de um entrepreneur. Em 1987, é cotado na bolsa de
Londres. Em 2002, MyTravel plc, resulta do rebranding da Airtours, plc. Neste
processo, há integração horizontal (outros operadores) e vertical (companhia
charter).
Em 2007, o
Thomas Cook Group plc resulta da fusão da Thomas Cook e MyTravel, plc.
*Thomas Cook
Group, plc, em 2012
Em 2012,
-na capa do
Annual Report, as palavras “Energise Focus Rebuild” comunicam a vontade de
recuperar a empresa, cujos problemas são conhecidos,
-a escala
do grupo é medida por 23 milhões de clientes e 31.000 colaboradores.
O Gráfico 1
ilustra o número de Passageiros da Thomas Cook, em 2012, por área geográfica.
Gráfico
1 – Passageiros da Thomas Cook por área geográfica (2012)
(milhões)
Fonte: Thomas Cook
Group plc, Annual Report & Accounts 2012, p. 7.
Nota: Airlines Germany inclui cerca de 2.2 milhões de
passageiros in-house. Sobre a repartição geográfica, ver páginas 21 e seguintes
do Annual Report.
*Marcas da Thomas Cook
O Quadro 1
mostra as maiores marcas do Thomas Cook Group e algumas das marcas locais. O
quadro ilustra o processo de consolidação horizontal em que assenta o grupo: em
tempos estas foram marcas de operadores independentes.
Quadro 1 – “leading portfolio of travel brands” (2012)
Fonte: Thomas Cook Group plc, Annual Report & Accounts
2012, p. 18
*Companhias Aéreas
A Condor é
a mais importante companhia aérea da Thomas Cook. Entre os seis “geographic
businesses” da Thomas Cook Group plc, o “Airlines Germany” destaca-se no
conjunto que integra Reino Unido, América do Norte e as três áreas da Europa:
Norte, Central e Oeste.
Em 2012, no
Reino Unido, há uma redução da frota e “additional flexibility of third party
flying arrangements”. O Grupo dispõe de companhias aéreas na Bélgica,
Escandinávia e Canadá.
2.1.A Análise de 2009
*Países da Thomas Cook no World
Leisure Travel Market (2009)
Em 2009, o
valor da Procura do World Leisure Travel Market é estimado em 820 mil
milhões de Libras (2).
Os mercados em que a Thomas Cook está presente representam 33% (274 mil milhões
de libras) do valor da Procura global. O Gráfico 2 ilustra a repartição, em
percentagem, deste montante por diferentes áreas geográficas da Thomas Cook.
Gráfico
2 - Leisure Travel Market nos Mercados da Thomas Cook (2009)
(Percentagem)
Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook Group
plc, Annual Report & Accounts, 2010, p. 11, com fonte em “UNWTO,
Euromonitor, Thomas Cook management analysis and estimates”. Para conhecer o
detalhe da reortição geográfica, ver o Annual Report.
*Thomas Cook
TOP 10 Countries Leisure Travel Market (2009)
Nos 274 mil
milhões de libras do Leisure Travel Market nos TOP 10 Countries em que está
presente, a Thomas Cook distingue dois segmentos:
-178 mil milhões de libras de Direct Suppliers:
“airlines, hotels and cruise companies that sell directly to the customer”,
-96 mil
milhões de bibras do Intermediary Segment: “travel agents and tour operators”, segmento
no qual a Thomas Cook opera.
O Gráfico 3
ilustra esta repartição.
Gráfico 3 - Repartição do Mercado do
Lazer nos Países do TOP 10
da Thomas Cook (2009)
Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook Group plc, Annual Report & Accounts, 2010, p. 11, com fonte em Euromonitor.
Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook Group plc, Annual Report & Accounts, 2010, p. 11, com fonte em Euromonitor.
*Thomas Cook
TOP 10 Countries Leisure Travel Market, 2009/2014
O Gráfico 4
ilustra a Repartição do Mercado do Lazer nos Países do TOP 10 da Thomas Cook
(2009/2014). Nesta evolução,
-Direct
Suppliers crescem 13.5% (de 178 para 312 mil milhões de libras),
-Intermediary
cresce 14.6% (de 96 para 110 mil milhões de libras).
Gráfico 4 - Repartição do Mercado do
Lazer nos Países do TOP 10
da Thomas Cook (2009/2014)
Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook Group
Corporate Strategy, Investor Day Presentation, London 10 March 2010, p. 87.
No Gráfico
7 (Ponto 2.2), esta previsão é confrontada com os números de 2011.
*Repartição da Parte do Intermediary
Segment por Tipo de Procura
Em 2009, o
Revenue da Thomas Cook é de 9.3 mil milhões de libras, ou seja uma quota de
9.7% dos 96 mil milhões de libras do Intermediary
Segment (3).
O Gráfico 5
ilustra a repartição dos 96 mil milhões de Libras do Intermediary Segment por
tipo de procura. Este detalhe deve ser relacionado com o do Gráfico 8e.
Na
ocorrência, a Thomas Cook considera:
-Mainstream Package Holidays, nos quais “Customers
continue to find the value, convenience and protection offered via the package
holiday attractive”,
-Independent Travel, no qual “customers put together
their own flight, transfer and accommodation arrangements”, em “Individual
components” ou “dynamically created packages” (4).
Esta
definição de Independent Travel e o papel que este desempenha na estratégia do
Thomas CooK Goup exige análise adicional, porque parece haver sobreavaliação
e/ou definição demasiado larga do que integra.
Gráfico 5 - Repartição do
Intermediary Segment por Tipo de Procura
(milhares de milhões de Libras)Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook Group plc, Annual Report & Accounts 2010, p. 11, com fonte em Euromonitor.
* Mainstream e Independent
Travel (2009/2014)
A previsão
da Thomas Cook é:
-“The mainstream travel market will continue to grow
in real terms; however, independent travel will drive the majority of growth” (5).
Esta
previsão está conforme à Estratégia comunicada ao Mercado em 10 de Março de
2010. Com efeito, dois dos “Growth Drivers” e dos “objectives to achieve by
2010” são:
-Maximise value of Mainstream – Maximise the value of
mainstream through margin and capacity management,
-Become a leading independent travel provider –
Increase independent travel revenues by 50% (6).
O Gráfico 6
ilustra a evolução prevista para 2009/2014.
Gráfico 6 - Mainstream e Independent
Travel (2009/2014)
(milhares de milhões de Libras)
2.2.A Análise de 2011
*Direct Suppliers versus Travel
Intermediares (2009/2011/2014)
O Quadro 2
quantifica a Repartição do Mercado do Lazer nos Países do TOP 10 da Thomas Cook
e permite comparar a Previsão 2009/2014 com a Evolução 2009/2011. A evolução do
valor Total entre 2009/2011 exige análise da estimativa pelo Euromonitor, o que
está fora do nosso alcance. Sem esta análise, os comentários são feitos sob
reserva:
-o
imprevisto crescimento do mercado entre 2009 e 2011 pode estar relacionado com
a queda da Procura em 2008/2009 – no caso do Reino Unido, ver o postTravel Trends 2011: Viagens ao Estrangeiro por Residentes no Reino Unido
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2012/07/travel-trends-2011-viagens-ao.html
-a evolução
divergente entre Direct e Intermidiare parece resultar de algo mais do que de
simples erro de previsão – provável mente, base diferente de cálculo pela
Euromonitor.
Quadro
2 - Repartição do Mercado do Lazer nos Países do TOP 10 da
Thomas Cook: Evolução e Previsão
Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook
Group, plc, Annual Reports & Accounts
O Gráfico 7
ilustra a Repartição do
Mercado do Lazer nos Países do TOP 10 da Thomas Cook entre os dois grandes
segmentos (Direct Suppliers e Travel Intermediares).
Gráfico
7 – Repartição do Mercado do Lazer nos Países do TOP 10 da
Thomas Cook: Evolução e Previsão(milhares de milhões de Libras)
Fonte: Thomas Cook Annual Report, 2012, p. 12, com base
em Euromonitor e Gráfico 4.
Neste
gráfico, os números de 2009 e 2011 são reais, e os de 2014 são uma previsão
datada do início de 2010.
*Split of Travel
Intermediary Market (2011) (£94bn, Euromonitor)
Em 2011,
temos a repartição do montante do Travel Intermediary Market (94 mil milhões de
Libras), segundo o modelo da Euromonitor e não na triologia da Thomas Cook,
como é o caso do Gráfico 5. O Gráfico 8 ilustra esta repartição.
Gráfico
8 – Repartição do Travel Intermediary Market, em 2011
Fonte: Thomas Cook Annual Report, 2012, p. 12, com base
em Euromonitor.
Nota – Não
é fácil conciliar a repartição de 2009 (Gráfico 5) com a de 2011 (Gráfico 8).
Com efeito o Mainstream Travel de 2009 representa 29% e o Pakage Holiday de
2011, 53%. Mesmo admitindo que o Package Holiday de 2011 inclui o Dynamic
Packaging, a diferença é questionável. A resposta a esta dúvida só pode ser
dada com acesso aos estudos da Euromonitor.
2.3.Key
Industry Change e Thomas Cook’s response (2012)
*Canais de Distribuição em 2012
O Gráfico 9
ilustra a repartição do negócio por Canais de Distribuição no seio da Thomas
Cook, em 2012.
Há um
primeiro comentário de ordem geral:
-neste
“mundo dos Travel Intermediares”, até que ponto o Canal Web cresce e força uma
diminuição drástica do Retail Store e Third Party (quase de certeza muito
assente na Retail Store)?
Gráfico
9 – Importância dos Canais de Distribuição na Thomas Cook (2012)
(percentagem)
*”Key
industry change: Growth of online”
O Gráfico 10
ilustra a proporção de e crescimento da Distribuição Online, nos casos da
Thomas Cook e do Mercado, entre 2007/2011.
Gráfico
10 – Aumento da Distribuição Online (2007/2011)
Fonte: Thomas Cook
Annual Report 2010, p. 13.
Citamos a primeira “Key industry change” (7):
-“Growth of online
Online growth is predicted to be faster than offline
growth across all our markets; however, the rate and total percentage of value
transacted online vary significantly by source market [o sublinhado é nosso; ver a seguir as diferentes
percentagens].”.
Da “Thomas
Cook’s response”, citamos:
-“In 2012, Thomas Cook Group made 25% of its sales
through its own web channels, with web sales in Northern Europe at 69% and the
UK package business at 35%. Web distribution is a key area of focus for the
Group going forward and will be developed as part of an omni-channel
distribution strategy.
*”Key
industry change: Shift from pre-package to dynamic package”
Citamos a segunda “Key industry change”:
-“Shift from pre-package to dynamic package
Traditional package holidays are generally accepted to
be in decline, whilst the more flexible dynamic packages are growing as
consumers value the security of a package with the choice and flexibility that
are on offer.”.
Da “Thomas
Cook’s response”, citamos:
-“In the UK, passengers purchasing a dynamically
packaged holiday increased 12% in the year and now comprise 11% of total UK
passengers.”.
*Comentário
As duas
“key industry changes” estão interligadas, mas
-o
crescimento do Dynamic Packaging implica o crescimento do Online,
-o
crescimento do Online não implica, necessariamente, crescimento idêntico do
Dynamic Packaging.
Albufeira
28 de Janeiro de 2013
Sérgio
Palma Brito
Notas
(2)Thomas Cook e TUI Travel utilizam a Market Intelligence
da Euromonitor.
(3)Thomas
Cook Group, plc, Annual Report 2010, p. 2.
(4)Thomas
Cook Group Corporate Strategy, Investor Day Presentation, Royal Opera House,
London, 10 March 2010 p. 82.
(5)Thomas
Cook Group, plc, Annual Report 2010, p. 11.
(6)Thomas
Cook Group Corporate Strategy, Investor Day Presentation, Royal Opera House,
London, 10 March 2010, pp. 10 e 11.
(7)Thomas
Cook Group, plc, Annual Report 2012, p. 13.
Sem comentários:
Enviar um comentário