Síntese Sobre os Mercados Turísticos do Reino Unido e Alemanha


Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve (IV Parte)

Aviso
O presente post é a Parte IV do Post “Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve”

Dada a extensão do post e o número de gráficos e quadros e por razões técnicas ligadas ao Blogger, é publicado em 4 Partes:

-I Parte – Apresentação


-II Parte – Thomas Cook Group, plc - Uma Amostra
-III Parte – TUI Travel, plc
-IV Parte – Síntese Sobre os Mercados Turísticos do Reino Unido e Alemanha

Lamentamos esta situação, que esperamos poder ultrapassar de modo a permitir a leitura completa do texto num só post.



4.Mercado Turístico do Reino Unido e Alemanha

*Explicação
O presente post resulta de termos sido obrigados a apresentar posts separados para cada um dos pontos. A sua leitura só faz sentido se antecedida da das três Parte precedentes.

Este ponto 4 é uma excelente ilustração da realidade pouco brilhante que referimos no item “*Market Intelligence e Investigação de Mercado”, do texto da I Parte.

No caso do mercado do Reino Unido, sugerimos a consulta de um post com macro informação estatística muito pertinente:

-Travel Trends 2011: Viagens ao Estrangeiro por Residentes no Reino Unido


No caso do mercado da Alemanha, sugerimos a consulta de http://www.destatis.de/:

- Publikationen
- Thematische Veröffentlichungen
- Binnenhandel, Gastgewerbe, Tourismus
- Monatserhebung im Tourismus
- Veröffentlichung für die Bereiche
- Tourismus
- Ältere Ausgaben

https://www.destatis.de/DE/Publikationen/Thematisch/BinnenhandelGastgewerbeTourismus/ThemaBinnenhandel.html

4.1.Reino Unido

*Federation of Tour Operators (FTO)
A Federation of Tour Operators – FTO (o antigo Tour Operator Study Group) reune os mais importantes operadores do Reino Unido. Na actualidade:

-“Following the merger of the FTO into ABTA, the work of the FTO has become integral to the overall ABTA plan, and the FTO brand is used to continue to promote the philosophy and practices of the FTO as it was originally established”.

De entre os membros da FTO, destacamos os que mais estão relacionados com o Algarve:

-Cosmos, com mais de 40 anos de actividade is the UK's largest independent tour operator”, element de um grupo familiar que integra  “Tourama, Avro, Monarch Airlines and Archers Direct along with Cosmos”.

*First Choice, “Tour Operator & High Street Retailer”, é uma marca da TUI travel, mas com um posicionamento próprio.

*Kuoni, no Reino Unido, é “a wholly owned subsidiary of Kuoni Travel Ltd in Switzerland”, uma empresa com história centenária e cuja oferta visa segmentos qualificados da procura.

*lastminute.com, “operates a number of other travel and leisure business including car hire broker holiday autos and accommodation supplier medhotels.com”.

*RCI Global Vacation Network compreende RCI, a global leader in holiday exchange and travel membership products, and the Vacation Rental Group, the leader in accommodation rentals.

*Shearings Holidays, “the UK's number one coach holiday tour operator”, deve ser mencionado por vender cruzeiros no Douro e … no Guadiana.

*Thomas Cook, Tour Operator & High Street Retailer.

*TUI UK, UK's largest holiday company, inclui a marca Thomson Holidays e várias agências de viagens.

*Association of Independent Tour Operators (AITO)
Citamos:

-“AITO members are independent companies, most of them owner-managed, specialising in particular destinations or types of holiday; this means that they are uniquely placed to provide personalised advice based on first hand experience.”.

A AITO tem cerca de 120 membros e abre um grande potencial de negócio diversificado a quem o possa e consiga explorar.

*ABTA
Citamos:

-“ABTA is the UK’s leading travel association; we have been at the heart of travel for over 60 years. Our purpose is to help our Members to grow their businesses successfully and sustainably, and to help their customers – the travelling public – have confidence in their travel experience.”.

Em quase meio século de Turismo do Algarve, o Congresso annual nunca teve lugar na Região. Porquê? Não há um Centro de Convenções que o possa acolher e o Estádio do Algarve não é adequado.

*Principais Operadores Turísticos
O Gráfico 13 ilustra as Vendas dos TOP 10 Operadores Turísticos no mercado do Reino Unido, em 2011.

Gráfico 13 – Reino Unido: Vendas TOP 10 Operadores Turísticos (2011)
(milhões de libras)

 
Fonte: Elaboração própria com base em Turismo de Portugal, Dossier de Mercado, Reino Unido, com fonte em Euromonitor Internacional; Travel Weekly.

Comentar este quadro exige acesso ao documento da Euromonitor. Assumimos que a actividade da First Choice está integrada na TUI UK. Dois factos exigem atenção

-a parte de mercado da TUI UK e da Thomas Cook,

-a importância dos operadores turísticos online.

4.2.Alemanha

*Operadores Turísticos
O Gráfico 14 ilustra o número de Clientes dos principais Operadores Turísticos da Alemanha, em 2010. 

Gráfico 14 – Clientes de Operadores Turísticos da Alemanha (2010)

(milhões)



 

*REWE
A REWE exige explicação. Em 1996, a LTU funde todas as agências de viagens na holding LTU Touristik GmbH (LTT). Em 1999, a LTU é número 3 no ranking das linhas aéreas e operadores turísticos da Alemanha.

Em 2000 o Rewe Group compra a totalidade do capital da LTT e 40% do da companhia aérea. A Rewe “Germany's giant grocery retailer, had ventured into tourism beginning in the early 1990s” (16).

Em Março de 2007, Air Berlin compra a companhia aérea LTU International. Em2006, Air Berlin e LTU International transportantam 22.1 milhões de passageiros. A dinâmica da aquisição da LTU Internacional pela Air Berlin é a ligação intercontinental e a base de Dusseldorf (17).

Em 2005, a REWE Touristik integra Operadores Turísticos: ITS, JAHN REISEN, Tjaereborg, ITS BILLA Reisen, DERTOUR, LTUplus, ADAC Reisen, MEIER’R Weltreisen e ITS Rússia (18).

*Vendas dos TOP 10 Operadores Turísticos
O Gráfico 15 ilustra as Vendas dos TOP 10 Operadores Turísticos no mercado da Alemanha, em 2011.

Gráfico 15 – Alemanha – TOP 10 Operadores Turísticos (2011)
(€ milhões)


Fonte: Elaboração própria com base em Turismo de Portugal, Dossier de Mercado, Alemanha, com fonte em FVW 2011.
 

b)Síntese Sobre o Mercado Turístico da Alemanha

*Reiseanalyse RA 2012
A fonte de informação desta alínea b) é a Reiseanalyse 2012 (19), elaborada pela Forschungsgemeinschaft Urlaub und Reisen e.V. (FUR)

Da apresentação, citamos:

-“The annually conducted Reiseanalyse is considered to be the most detailed study of the German holiday market. The FUR is an independent association of users of tourism research in Germany and the largest non-commercial organiser and contractor of tourism research.”.

A organização disponibiliza este document na net. É mais uma ilustração do que já escrevemos sobre a realidade pouco brilhantedescrita no item “*Market Intelligence e Investigação de Mercado”, do texto da I Parte.

Citamos a definição do universo investigado:_

-“Please note that this data is based on holiday trips (5+ days) of the German-speaking population aged 14 years and above. Business trips and trips of less than 5 days are not included. This has to be taken into consideration when comparing data to e.g. official statistics which usually use different definition criteria.”.

*Holiday Destinations
Entre 1995 e 2011, há uma “Long-term stable demand dispersion throughout greater holiday regions”. O Gráfico 16 ilustra a percentagem media de cada una das grandes regiões de destino de férias no mercado turístico da Alemanha.

Gráfico 16 – Repartição das Viagens dos Alemães Por Destino – Percentagem média 1995/2011

Fonte: Elaboração própria com base em Selected first results of the 42nd Reiseanalyse for ITB 2012

Na estabilidade, há duas observações a fazer: o Mediterranean Non Europe duplica a sua parte de mercado e, nos Alpes, há um declínio ligeiro, mas sustentado.

*Holiday Destinations Abroad – Top 10
O Gráfico 17 ilustra a parte de mercado do Top 10 dos destinos de férias no Estrangeiro. Importa ter em consideração que o mercado é o de estadias e de visitas a cidades.

Gráfico 17 – Parte de Mercado do Top 1º dos Destinos de Férias

Fonte: Elaboração própria com base em Selected first results of the 42nd Reiseanalyse for ITB 2012

Registamos o caso da Espanha, por incluir destinos directamente concorrentes do Algarve e da Turquia, pelo seu sucesso

*Holiday organisation and booking: Structural change!
Entre 2010/2011 há evolução consistente e interligada, na Organização das Viagens e nos Canais de Distribuição utilizados.

O Gráfico 18 ilustra as Modalidades de Organização das Viagens, entre 2005 e 2011. O Gráfico 19 ilustra a evolução 2005/2011 dos Canais de Distribuição. Os dois gráficos devem ser analisados em conjunto. No Gráfico 18, sublinhamos:

-a diminuição do Tour Package, a par do aumento da venda “separetly” de alojamento e viagens, o que indicia uma eventual diminuição do negócio da intermediação.   

Gráfico 18 – Modalidades de Organização das Viagens 2005/2011

Fonte: Elaboração própria com base em Selected first results of the 42nd Reiseanalyse for ITB 2012

Gráfico 19 – Canais de Distribuição 2005/2011

Fonte: Elaboração própria com base em Selected first results of the 42nd Reiseanalyse for ITB 2012

No Gráfico 19,

-a observação sobre o Gráfico 18, é confirmada pela diminuição conjunta de Travel Agency e Tour Operador Directly, combinada com o aumento conjunto das vendas directas de Alojamento e Transporte,

-o aumento do Internet Portal exige acesso ao documento do Estudo, dada a existência de portais, em paralelo com “as Expedia” do mercado.

 
A Bem da Nação

Albufeira 28 de Janeiro de 2013
Revisto a 31 de Janeiro
Sérgio Palma Brito


Notas

(17)Ver http://en.wikipedia.org/wiki/LTU_International

(18)Partnership World Heritage and LTU Touristik Kandy, April 2005.


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