Anexo – Abordagem do modelo dual pela CTI (anexo ao post sobre opinião publicada no Jornal Económico)

 

Este post é um anexo a http://sergiopalmabrito.blogspot.com/2023/10/aeroporto-validade-da-avaliacao.html

 

*Ineficiência (slide 76 Conf.)

As implicações, segundo a CTI:



*Planeamento aeroportuário (slide 74) surge nova abordagem da ineficiência do Modelo Dual (slide 91).

A síntese pela CTI:



*Relatório da Fase II – 11.Conclusões gerais

Citamos da conclusão da Fase I:

-“Pode ainda concluir-se que as opções duais não são recomendáveis pelas seguintes razões:

 

-Significam partição de tráfego, diminuindo o potencial hub;

 

-Não evitam um tempo de espera até à construção da nova infraestrutura aeroportuária;

 

-Não garantem capacidade no horizonte de 50 anos, requerendo a construção de um terceiro aeroporto;

 

-Não são mais económicas em termos de investimento e operação/manutenção;

 

-Tendem a aumentar o congestionamento do Sistema de tráfego aéreo.” (p.78).

*PT2. Planeamento e Desenvolvimento Aeroportuário no Relatório da Fase I

II. Implicações do aeroporto Dual

Da revisão de literatura e de casos práticos foi possível concluir que o conceito de dual implica duas infraestruturas fisicamente separadas, mas que funcionam com uma gestão articulada.

 

Um modelo dual pode ser operacionalizado em diferentes formas, baseado em opções greenfield (nova infraestrutura) ou brownfield (aproveitamento de infraestruturas existentes).~

 

Foram avaliadas as vantagens e inconvenientes das opções duais, e concluiu-se que este modelo é gerador de diversas ineficiências, segundo diferentes perspetivas:

 

a)Da gestão da infraestrutura, pela duplicação de serviços e equipamentos, impossibilitando economias de escala;

 

b)Das companhias aéreas que, mesmo não dividindo a sua operação, ficam limitadas na interação entre companhias, tanto da mesma aliança, como de alianças diferentes;

 

c)Dos utilizadores individuais, pois dificulta, senão mesmo impossibilita, o transfer entre voos que estejam em diferentes infraestruturas, por exemplo transitar de um voo ponto-a-ponto, para um voo em hub.

 

Lisboa 6 de outubro de 2023

Sérgio Palma Brito

 


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