Aeroporto – validade da Avaliação Ambiental Estratégica está comprometida (Jornal Económico de 2023.10.06)

 

Neste post ilustramos o artigo publicado hoje pelo Jornal Económico e acrescentamos curta excerto da nossa Nota Biográfica,

1.Mandato do governo pela RCM de outubro de 2010

O governo pede a escolha entre “uma opção estratégica dual, aproveitando o Aeroporto Humberto Delgado e encontrando uma outra infraestrutura aeroportuária para complementar a operação” ou “uma opção estratégica única que preveja a construção de um novo aeroporto de Lisboa”.

 

2.Problema de decisão – primeiro slide da apresentação

A Comissão reconhece enfrentar um “Problema de decisão”:

Perante este mandato a Comissão exclui liminarmente o modelo dual por “ineficiente” e “inadequado” (ver Anexo).

Os cientistas ignoram

i)o modelo Dual ser adequado e eficiente em várias cidades da Europa,

ii)o modelo ser adequado à segmentação do tráfego no AHD, entre hub da TAP e outras companhias full service e Montijo para tráfego ponto a ponto de companhias low cost (ver anexo).

A opção da Comissão é acientífica e mancha a sua reputação. Que diz a isto a Universidade de Lisboa ou o IST, onde este ‘conhecimento’ se forma? Não pomos em causa currículo científico de cientistas, mas sim uma decisão acientífica (ver excerto da Nota Biográfica).

Para além destas minudências científicas, a localização Portela + Montijo é excluída e o Acordo entre o Estado e a ANA SA ignorado.

O caminho para a “opção estratégica única que preveja a construção de um novo aeroporto de Lisboa”.

 

3.Estudo ANAC/Roland Berger de 2016

No âmbito dos trabalhos de preparação do que virá a ser o Acordo entre governo e ANA de janeiro de 2019, a Roland Berger elabora um estudo onde, entre outros, ilustra o modelo dual em cidades da Europa.


A CTI ignora estes factos em decisão que é a negação da Ciência.

 

4.Escala do tempo

Afastado o modelo Dual, a CTI ocupa-se da escala do tempo do Novo Aeroporto de Lisboa


Nas apresentações, há breve referência ao NAL demorar dez anos a abrir ao tráfego. Serão entre 12 e 15 anos, como veremos a seguir.

Apesar do período de construção do NAL ser endógeno ao sistema, a CTI ignora-o no indicador crucial Projeção da Procura aeroportuária no AHD, como mostra o slide seguinte:

O NAL é concebido para Projeção da Procura entre 2024/50, a variar entre 52 e 67 milhões de passageiros.

Erro crasso.

A procura do tráfego no AHD vai ficar estrangulada ao nível de 2023 até 2035 ou 2038. Este estrangulamento

-representa custo monetário e de reputação para Portugal, Lisboa e a Economia, que a CTI ignora,

-impede a TAP de crescer e de desenvolver o hub, tal como está previsto no decreto-lei da sua privatização.

Na realidade a da Projeção de Passageiros para o NAL será parecida com a do gráfico seguinte, elaborado para um só cenário (abertura em 2035) e generoso crescimento anual de 250.000 passageiros.


Erro grave por este ser o indicador crucial para justificar um NAL.

 

5.Quando a CTI se ocupa do “curto prazo” e da “transição” e reduz tudo ao AHD

Um ‘aeroporto de transição’ é por vezes referido de passagem, mas é notório o desconforto da CTI com algo que remete imediatamente para o Projeto Portela + Montijo.

A proposta da CTI é datada de agosto de 2023, mas divulgada a 3 de outubro em texto de nn páginas.

A nossa critica invalida o pressuposto em que esta Análise assenta

-fasear Alcochete em sete anos e a operar só com uma pista.

Com efeito,

-as duas ‘companhias âncora’ que o poderiam justificar a 1ª fase do aeroporto do CTFA, TAP e Ryanair, não podem deixar o AHD para a concorrência.

Por si só, mas há muito mais, este dado anula o objetivo primeiro da CTI com a sua Análise.

Pela segunda vez, uma proposta estrutural da CTI falha por desconhecimento do mercado.

Não há nem solução de curto prazo nem proposta para a transição.

A procura para o Aeroporto Humberto Delgado está estrangulada durante 12 a 15 anos.




7.Conclusão

A exclusão do modelo Dual assenta em argumento acientífico que mancha a reputação da Comissão.

A projeção de tráfego de passageiros está errada.

A solução para a ‘transição’, fora argumentos técnicos, é impossível por ignorar a dinâmica do mercado.

A AAE está comprometida pela base.

O acordo PS/PSD deve apoiar o governo a retomar o Acordo de janeiro de 2019 entre Estado e ANA SA, com limitação das obras no AHD à aerogare.

Teremos aeroporto em 2026.


Lisboa 6 de outubro de 2023


Sérgio Palma Brito


Nota Biográfica

Entre 1974/1976 fui um dos representantes do corpo científico no Conselho de Administração da Universidade Livre de Bruxelas.

Fiquei com noção clara do rigor que secções e faculdades punham na nomeação de docentes.

O Conselho intervinha quando identificava falta grave e devolvia o dossier,

Em 1975, identifiquei o caso de nomeação para docente de pessoa com CV insuficiente para a École Solvay, hoje a Solvay Brussels School Economics & Management, com fusão da Economia. Expus os meus argumentos e o dossier foi devolvido à Faculdade. Foi minha a proposta de nomear dois docentes. Ganhei na Faculdade e no Conselho, aqui após debate renhido.

Há anos, li a notícia da homenagem a dois grandes professores da Solvay Brussels School Economics & Management, Victor Ginsburgh (Wikipedia) e Simon Golstein (gestor de topo no privado e professor na ULB, ver http://enmemoire.sudinfo.be/annonce/203400361429547477/golstein-simon). Os que em 1975 fiz (o ‘fiz’ é de propósito) nomear.

Compreendam o meu espanto e condenação pela decisão da CTI.


Para facilitar a vida ao leitor, inserimos links para os documentos da CTI

-2023.04.27 – I Conferência – 1ª Fase da Avaliação Ambiental Estratégica

https://drive.google.com/file/d/1A_OrlFAC5BJLe9JhwNvAYF_zrtwjPHi4/view?usp=drive_link

-2023.04.30 – RELATÓRIO DA FASE I - Reconhecimento e Triagem

https://drive.google.com/file/d/1A_OrlFAC5BJLe9JhwNvAYF_zrtwjPHi4/view?usp=drive_link

-2023.06.30 – RELATÓRIO DA FASE II Quadro de Avaliação Estratégica – Relatório de Fatores Críticos para a Decisão

https://drive.google.com/file/d/1wdec6Fm7mqtMguP4F_3NRo5Gjvz0sovv/view?usp=drive_link

2023.10.03 – RELATÓRIO DA ANÁLISE DE CURTO PRAZO Análise da situação atual do AHD e proposta de ações de melhoria da sua eficiência e eficácia operacional

https://drive.google.com/file/d/1zuyq79jyaaI_2v1_hIos3X6fd_wV7Dx9/view?usp=drive_link

 

Anexo a este post – Ver

http://sergiopalmabrito.blogspot.com/2023/10/anexo-abordagem-do-modelo-dual-pela-cti.html


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