Neste post ilustramos o artigo publicado hoje pelo Jornal
Económico e acrescentamos curta excerto da nossa Nota Biográfica,
1.Mandato do governo pela RCM de outubro de
2010
O governo pede a escolha entre “uma opção estratégica
dual, aproveitando o Aeroporto Humberto Delgado e encontrando uma outra
infraestrutura aeroportuária para complementar a operação” ou “uma opção
estratégica única que preveja a construção de um novo aeroporto de Lisboa”.
2.Problema de decisão – primeiro slide da
apresentação
A Comissão reconhece enfrentar um “Problema
de decisão”:
Perante este mandato a Comissão exclui liminarmente o modelo dual por “ineficiente” e “inadequado” (ver Anexo).
Os cientistas ignoram
i)o modelo Dual ser adequado e eficiente em várias
cidades da Europa,
ii)o modelo ser adequado à segmentação do tráfego no AHD,
entre hub da TAP e outras companhias full service e Montijo para tráfego ponto
a ponto de companhias low cost (ver anexo).
A opção da Comissão é acientífica e mancha a sua
reputação. Que diz a isto a Universidade de Lisboa ou o IST, onde este
‘conhecimento’ se forma? Não pomos em causa currículo científico de cientistas,
mas sim uma decisão acientífica (ver excerto da Nota Biográfica).
Para além destas minudências científicas, a localização Portela
+ Montijo é excluída e o Acordo entre o Estado e a ANA SA ignorado.
O caminho para a “opção estratégica única que preveja a
construção de um novo aeroporto de Lisboa”.
3.Estudo ANAC/Roland Berger de 2016
No âmbito dos trabalhos de preparação do que virá a ser o
Acordo entre governo e ANA de janeiro de 2019, a Roland Berger elabora um
estudo onde, entre outros, ilustra o modelo dual em cidades da Europa.
A CTI ignora estes factos em decisão que é a negação da Ciência.
4.Escala do tempo
Afastado o modelo Dual, a CTI ocupa-se da escala do tempo
do Novo Aeroporto de Lisboa
Nas apresentações, há breve referência ao NAL demorar dez anos a abrir ao tráfego. Serão entre 12 e 15 anos, como veremos a seguir.
Apesar do período de construção do NAL ser endógeno ao
sistema, a CTI ignora-o no indicador crucial Projeção da Procura aeroportuária
no AHD, como mostra o slide seguinte:
O NAL é concebido para Projeção da Procura entre 2024/50, a variar entre 52 e 67 milhões de passageiros.
Erro crasso.
A procura do tráfego no AHD vai ficar estrangulada ao
nível de 2023 até 2035 ou 2038. Este estrangulamento
-representa custo monetário e de reputação para Portugal,
Lisboa e a Economia, que a CTI ignora,
-impede a TAP de crescer e de desenvolver o hub, tal como
está previsto no decreto-lei da sua privatização.
Na realidade a da Projeção de Passageiros para o NAL será
parecida com a do gráfico seguinte, elaborado para um só cenário (abertura em
2035) e generoso crescimento anual de 250.000 passageiros.
Erro grave por este ser o indicador crucial para justificar um NAL.
5.Quando a CTI se ocupa do “curto prazo” e da
“transição” e reduz tudo ao AHD
Um ‘aeroporto de transição’ é por vezes referido de
passagem, mas é notório o desconforto da CTI com algo que remete imediatamente para
o Projeto Portela + Montijo.
A proposta da CTI é datada de agosto de 2023, mas
divulgada a 3 de outubro em texto de nn páginas.
A nossa critica invalida o pressuposto em que esta
Análise assenta
-fasear Alcochete em sete anos e a operar só com uma
pista.
Com efeito,
-as duas
‘companhias âncora’ que o poderiam justificar a 1ª fase do aeroporto do CTFA,
TAP e Ryanair, não podem deixar o AHD para a concorrência.
Por si só, mas há muito mais, este dado anula o objetivo
primeiro da CTI com a sua Análise.
Pela segunda vez, uma proposta estrutural da CTI falha
por desconhecimento do mercado.
Não há nem solução de curto prazo nem proposta para a
transição.
A procura para o Aeroporto Humberto Delgado está estrangulada
durante 12 a 15 anos.
7.Conclusão
A exclusão do modelo Dual assenta em argumento
acientífico que mancha a reputação da Comissão.
A projeção de tráfego de passageiros está errada.
A solução para a ‘transição’, fora argumentos técnicos, é
impossível por ignorar a dinâmica do mercado.
A AAE está comprometida pela base.
O acordo PS/PSD deve apoiar o governo a retomar o Acordo
de janeiro de 2019 entre Estado e ANA SA, com limitação das obras no AHD à
aerogare.
Teremos aeroporto em 2026.
Lisboa 6 de outubro de 2023
Sérgio Palma Brito
Nota Biográfica
Entre 1974/1976 fui um dos representantes do corpo
científico no Conselho de Administração da Universidade Livre de Bruxelas.
Fiquei com noção clara do rigor que secções e faculdades
punham na nomeação de docentes.
O Conselho intervinha quando identificava falta grave e
devolvia o dossier,
Em 1975, identifiquei o caso de nomeação para docente de
pessoa com CV insuficiente para a École Solvay, hoje a Solvay
Brussels School Economics & Management, com fusão da Economia. Expus os
meus argumentos e o dossier foi devolvido à Faculdade. Foi minha a proposta de
nomear dois docentes. Ganhei na Faculdade e no Conselho, aqui após debate
renhido.
Há anos, li a notícia da homenagem a dois grandes
professores da Solvay Brussels School Economics & Management, Victor
Ginsburgh (Wikipedia) e Simon Golstein (gestor de topo no privado e professor
na ULB, ver http://enmemoire.sudinfo.be/annonce/203400361429547477/golstein-simon). Os
que em 1975 fiz (o ‘fiz’ é de propósito) nomear.
Compreendam o meu espanto e condenação pela decisão da
CTI.
Para facilitar a vida ao leitor, inserimos
links para os documentos da CTI
-2023.04.27 – I Conferência – 1ª Fase da Avaliação
Ambiental Estratégica
https://drive.google.com/file/d/1A_OrlFAC5BJLe9JhwNvAYF_zrtwjPHi4/view?usp=drive_link
-2023.04.30 – RELATÓRIO DA FASE I - Reconhecimento e
Triagem
https://drive.google.com/file/d/1A_OrlFAC5BJLe9JhwNvAYF_zrtwjPHi4/view?usp=drive_link
-2023.06.30 – RELATÓRIO DA FASE II Quadro de Avaliação
Estratégica – Relatório de Fatores Críticos para a Decisão
https://drive.google.com/file/d/1wdec6Fm7mqtMguP4F_3NRo5Gjvz0sovv/view?usp=drive_link
2023.10.03
– RELATÓRIO DA ANÁLISE DE CURTO PRAZO Análise da situação atual do AHD e
proposta de ações de melhoria da sua eficiência e eficácia operacional
https://drive.google.com/file/d/1zuyq79jyaaI_2v1_hIos3X6fd_wV7Dx9/view?usp=drive_link
Anexo a este post – Ver
http://sergiopalmabrito.blogspot.com/2023/10/anexo-abordagem-do-modelo-dual-pela-cti.html
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