Hotel Sem Estrelas: Incidente Interno e Revelador do Mercado


O Secretário de Estado do Turismo cria a “possibilidade de um empreendimento não ter classificação por estrelas”. Da sua argumentação, destacamos:

-“mais importante do que a classificação por estrelas são as classificações informais que o mercado dá, através de sites, revistas e prémios.”.

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal opõe-se à proposta do SET, com base em argumentos ligados à Oferta e uma afirmação sobre o Mercado:

-“a nível do mercado internacional (quer da procura/consumidores quer dos OTA/TO) está sedimentada a ideia de estrelas”.

Este Blogue

-já criticou a falta de oportunidade da Proposta do Secretário de Estado, com a qual concorda,

-neste post, analisa três sites (Booking.com, Tripadvisor e Thomson Holidays), que confirmam a Secretaria de Estado e contrariam a AHP.

Apesar de ser limitada, a análise deste Blogue confirma que,

-no contexto da Transformação Estrutural do Mercado Europeu da Viagem Turística, a Classificação por Estrelas está condenada a ser um arcaísmo, ignorada ou utilizada marginalmente pelas grandes organizações da Intermediação e/ou Informação dos turistas que recorrem à Venda Directa de alojamento pelos estabelecimentos.

NOTA – A edição pelo Blogger não permite a inserção de todas as imagens de écran. Assim:

-este Post apenas inclui o texto, sem imagens,


-o texto completo do post está disponível em Link
 


 
1.Posições em Confronto e Opinião Deste Blogue
*Secretaria de Estado do Turismo
No âmbito de uma Revisão Pontual do Regime Jurídico do Alojamento Turístico, o Secretário de Estado do Turismo cria a “possibilidade de um empreendimento não ter classificação por estrelas”. Da justificação desta proposta, retemos

-“O objectivo é libertar os hoteleiros da classificação do Estado para que possam criar projectos inovadores […] a sua primeira preocupação deve ser agradar ao hóspede e não ao Turismo de Portugal […] “mais importante do que a classificação por estrelas são as classificações informais que o mercado dá, através de sites, revistas e prémios.” (1).

*AHP – Associação da Hotelaria de Portugal
A reacção da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal é firme e solene: os Órgãos Sociais reunem com o SET com esse único ponto na agenda (2).

Segundo a Nota da reunião, “Estabelecer esta nova categoria/não categoria”

-“fragiliza a indústria hoteleira nacional”,

-“não dá qualquer indicação transparente fidedigna aos consumidores”,

-“deixa os operadores perplexos”,

-“vem ao arrepio das tendências europeias”,

-“não responde a qualquer necessidade efectiva do sector e permite abrir a entrada do Alojamento Local na designação Hotéis, destruindo valor.”.

A seguir, a Nota da reunião afirma:

-“a nível do mercado internacional (quer da procura/consumidores quer dos OTA/TO) está sedimentada a ideia de estrelas”.

*A Posição Deste Blogue
No caso da SET, explicámos (Link) que “a possibilidade de um empreendimento não ter classificação por estrelas” é

-medida fundamental num Regime Jurídico do Alojamento Turístico virado para o futuro e para o mercado e indispensável à competitividade do Alojamento Turístico de Portugal,

-medida dificilmente passível de ser inserida numa Revisão Pontual de um Regime Jurídico como o que está em vigor, virado para o passado e para os interesses imediatos da oferta.

Sobre a avaliação do Mercado, a nossa análise confirma a posição defendida pelo Secretário de Estado sobre a maior importância das “classificações informais que o mercado dá, através de sites, revistas e prémios.”

Na argumentação da AHP e em linha com outras tomadas de posição da associação, encontramos duas vertentes

-a interna, na defesa intransigente do stato quo da Industria da Hotelaria e na hostilidade à inovação (neste caso e no da chamada Oferta Paralela),

-a externa, que ignora a realidade do mercado (há muita vida para além da Classificação por Estrelas) e deforma-a quando a ela se refere – a ideia de estrelas está longe de estar sedimentada.

A vertente interna é objecto de post a publicar no futuro próximo. A vertente externa é analisada neste Post e ilustrada por breves percursos sobre três sites: Booking.com, Tripadvisor e Thomson Holidays.


2.Classificação Por Estrelas e Exigências da Procura no Século XXI
2.1.Introdução
*Um Arcaísmo na Transformação Estrutural do Mercado
A Classificação por Estrelas, tal como é feita em Portugal, sempre sofreu e sofre de males endógenos que analisaremos a seu tempo. Para já, limitamo-nos a insistir sobre um ponto:

-como a Classificação por Estrelas da oferta de alojamento turístico de Portugal se posiciona em relação às novas práticas do mercado.

Antecipamos a resposta:
-situa-se como um arcaísmo, ignorado ou utilizado marginalmente pelas grandes organizações da Intermediação e/ou Informação dos turistas que recorrem à Venda Directa de alojamento pelos estabelecimentos.   

A realidade é simples:
-no quadro da Transformação Estrutural do Mercado Europeu da Viagem Turística, surgem novos e mais completos instrumentos de avaliação que respondem às exigências de uma procura mais informada, mais exigente e mais capaz de escolher.

Entre outros, lembramos
-informação sobre os estabelecimentos de alojamento turístico, suas características e capacidade de responder às exigências do estilo e ciclo de vida do turista que os quer utilizar,

-comunidades de clientes e de utilizadores, com relatos vivos, por vezes contraditórios, mas indispensáveis para a escolha de quem não conhece ou deseja mais informação,
-serviços aparentemente longe do Turismo como o Google Earth, Street View, Google Map ou YouTube, que complementam a escolha do turista.

*Thomson Holidays, Booking.com e Tripadvisor
A nossa análise assenta em três operadores e no percurso que os consumidores seguem quando visitam os respectivos sites. Não se trata de estudar uma amostra que representa um universo, mas de conhecer três exemplos significativos.

No caso do Mercado da Intermediação (B2B2C), dois exemplos ilustram o que está em causa:
-a Thomsom Holidays, conhecido e long lasting Operador Turístico da Viagem de Estadia, utiliza dois surveys (o interno e o da Tripadvisor) e não menciona as Estrelas da Classificação pelo Turismo de Portugal,

-a Booking.com, estrela ascendente na venda de alojamento da Viagem de Estadia e do Tour Urbano e Cultural, utiliza um sistema de avaliação multi critério e virado para o mercado, no qual a Classificação por Estrelas pelo Turismo de Portugal é informação residual.
No caso da Venda Directa (B2C), o Turista pode utilizar o Tripadvisor, que informa sobre Temas e Estilo de Vida dos estabelecimentos de Alojamento Turístico, sem qualquer menção de estrelas. 


2.2.Thomson Holidays
*O Operador Turístico
No mercado do Package Holiday, o operador turístico Thomson Holidays, criado em 1988, é pioneiro do modelo institucional (versus modelo entrepreneurial, então dominante) e na integração vertical (operador, distribuição e companhia aérea integradas) de que TUI Travel e Thomas Cook Group são expoentes máximos, desde 2007 (Link).

A Thomson Holidays é hoje parte da TUI Travel, pelo que as suas opções integram a organização que parece adaptar-se mais adequadamente à Transformação Estrutural do Mercado Europeu da Viagem de Lazer (3).
*O Percurso do Cliente Pelo Site da Thomson Holidays
O percurso pelo site da Thomson Holidays começa pelo écran de entrada:

-Falta imagem
Neste écran, clicamos em Hotels e temos informação sobre Hotels e Apartments.
Nesta listagem, não há referência a Classificação por Estrelas.
-Falta imagem
Clicamos em Hotel Falésia e temos a informação sobre o Hotel e a síntese das duas Reviews de utilizadores do Hotel em causa (a interna e a da Tripadvisor):
-Falta imagem
Clicamos em Reviews, e temos a Avaliação do Hotel pelos ícones dos dois Reviews indicados – é possível aceder aos comentários.
-Falta imagem
 
2.3.Booking.com
*A Booking.com
A Booking.com é uma das marcas do Priceline Group, juntamente com priceline.com, Agoda.com. e rentalcars.com. É uma marca especial, pois
-em 2012, o Gross profit do Grupo foi de $4.1 billion, mas “international operations drove $3.6 billion of the Group’s gross profit”,
-“Booking.com is the number one online hotel reservation service in the world, with over 275.000 hotels and accommodation partners in more than 180 countries and territories.”.
*Percurso Pelo Site
Começamos pelo princípio e clicamos em Aditional Search Options, para dispormos de todos os recursos do sistema. Constatamos que
-dispomos de quatro critérios de escolha: Price, Hotel Type, Star rating e Review score,
-a Classificação por Estrelas, quando a há (a Booking.com comercializa Alojamento Turístico Não Classificado), é um destes critérios.
-Falta imagem
Reiniciamos o processo e clicamos em Search sem utilizar ”Aditional search options”:
-Falta imagem
O Search por Stars dá-nos:
-a Classificação por Estrelas, quando é caso,
-nenhuma indicação, quando o Alojamento não está classificado.
O Search por Review Score oferece várias opções, por Geração e Estilo/Ciclo de Vida.
-Falta imagem
Quando acedemos à informação sobre um estabelecimento (Hotel ou não), temos acesso à Avaliação da Review e é possível aceder a comentários dos hóspedes que avaliaram.
-Falta imagem
*Nota Final
No site da Booking.com
-as Estrelas são uma das quatro Search Options,
-as possibilidades do Search por Review Score estão ainda mais perto das preferências do cliente, ao segmentar comportamento muito diferentes: um 4* estrelas bom para Groups of Friends ou Families With Young Children pode ser um pesadelo para um Mature Couple [experiência pessoal].
2.4.TripAdvisor
*O Serviço
Do Relatório referente a 2012, citamos a definição do Tripadvisor:
-“We are the world’s largest online travel company, empowering users to plan and have the perfect trip. Our travel research platform aggregates reviews and opinions from our community about destinations, accommodations (including hotels, resorts, motels, bed and breakfasts, or B&Bs, specialty lodging and vacation rentals), restaurants and activities throughout the world through our flagship TripAdvisor brand”.
*Percurso Pelo Site
Abrimos o site do Tripadvisor no Reino Unido:
-Falta imagem
Escolhemos Hotels e não Holiday Rentals:
-Falta imagem
Clicamos em Find Hotels. O Tripadvisor propõe 219 Hotels e três alternativas (B&B and Inns, Speciality Lodging, Holiday Rentals).
Nos Hotels, propõe
-seis temas (em Lisboa não há Beach)
-quatro Critérios de Selecção (Price, Traveller rating, Neighbourhood e More).
-Falta imagem
No Critério de Price, o Tripadvisor propõe
-Falta imagem
No critério de Traveller Rating, o Tripadvisor propõe
-Falta imagem
No critério de Neighbourhood, propõe:
-Falta imagem
Por fim, no Critério de More, propõe Hotel Class, Amenities e Hotel Brand:
-Falta imagem
A Classificação por Estrelas apenas surge nesta fase.
A mais valia do Tripadvisor surge ao nível do Estabelecimento. Começa por uma série de destaques e informação sobre as agências que vendem.
-Falta imagem
Se clicarmos em “reviews”, acedemos aos comentários da Tripadvisor community:
-Falta imagem
 
A Bem da Nação
Albufeira 14 de Novembro de 2013
Sérgio Palma Brito
 
Notas
(1)Entrevista ao jornal Sol, 25 de Outubro de 2013.
(2)Mensagem de Luís Veiga, Presidente da AHP, Lisboa, 31 de Outubro de 2013 (Link).
(3)Apesar de datar de 2007, o Documento que a TUI Travel elabora sobre a Revisão da Directiva do Package Holiday é  uma síntese viva desta Transformação Estrutural – o Documento é sobre a Viagem de Lazer, mas é facilmente extensível à Viagem de Negócios e, assim, à Viagem Turística (Link).
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário