O Turismo na Economia – Turistas, Familiares e Amigos

O presente post pretende ilustrar a relevância económica, social e cultural

-das Viagens cujo Motivo é a Visita a Familiares e Amigos,

-do Alojamento Gratuito em Casa de Familiares e Amigos.


Este post é o Quarto (Primeiro, Segundo , Terceiro, Quarto, Quinto, Sexto) de uma série sobre temas abordados no Relatório:

-Quantificar a Contribuição do Turismo Para a Economia


As remissões entre chavetas referem este Relatório, excepto se outro documento for mencionado. Um Glossário facilita a leitura do post.

1.Dois Mercados  e a Oferta

*Economia, Sociedade e Cultura na Formação da Procura
As Viagens por Motivo de Visita a Familiares e Amigos e o Alojamento Gratuito Por Familiares e Amigos ilustram a importância da Economia, Sociedade e Cultura na Formação da Procura por Turistas (1).

Não ignoramos que muita da Visão que reduz o Turismo à viagem de classes altas em hotéis de 4 e 5 estrelas dirá que “nada disto é turismo”, “não é negócio” e “não são estes clientes que nos interessam”.

Opinião diferente têm as empresas de transporte (TAP e Low Cost vivem disto), as empresas que prestam serviços no local de estadia e quem se preocupe real e concretamente com o desenvolvimento local.
Este tipo de análise é base do Programa de Marketing & Vendas que ultrapasse o simples recurso às técnicas.

*O Mercado Externo
Entre 1855 e 1940, mais de um milhão de portugueses emigra para o Brasil e outros países (2). Em 1917, a colónia portuguesa no Brasil é estimada em 800.000 pessoas. Orlando Ribeiro estima que de 1890 a 1940, “saíram de Portugal 1.2 milhões de emigrantes, 92% oriundos do Norte e 83% destinados ao Brasil”.

Neste post, não analisamos como esta massa crítica de viajantes é fundamental para criar o transporte marítimo utilizado pelos touristes que visitam Portugal (3). Também não analisamos a sua importância na procura por tratamentos termais e financiamento de investimentos turísticos. No início do século XXI, os seus descendentes e os laços que criam são factor determinante na formação da procura por viagens a Portugal, centradas em Lisboa, Centro e Norte (4).

Durante os dez anos da década de 1960, emigram para a Europa um número equivalente ao dos portugueses que emigraram entre os cinquenta anos de 1890/1940. A Procura por Viagens de Visitas a Familiares e Amigos por Não Residentes tem as suas raízes nesta enorme deslocação de população.

*O Mercado Interno
No início da década de 1950 começa o desenvolvimento industrial de Lisboa e Porto, que está na origem do despovoamento de grande parte do País, e da formação de duas grandes Áreas Metropolitanas, mais a urbanização da faixa litoral que as une e prolonga a Norte do Porto.

Estes emigrantes no seu País e a sua descendência voltam “à terra” por altura das férias, pontes, datas festivas ou fins-de-semana.

*Economia, Sociedade e Cultura na Formação da Oferta
Uma vez no destino, estes Não Residentes têm impacte significativo na Economia, Sociedade e Cultura da “terra” de onde partiram. Tudo isto acontece desde há dezenas de anos, mas tudo isto exige visão integrada da qual a Politica de Turismo não se deve auto excluir.

As Viagens por Motivo é a Visita a Familiares e Amigos são um nicho de interesse crescente para Estadias em Alojamento Turístico Classificado. A variedade dos visitantes (muitos já na segunda e terceira gerações) e a repetição das visitas criam as condições para uma parte da estadia já não tenha lugar no Alojamento Gratuito por Familiares e Amigos ou na Utilização Própria da Residência Secundária.

2.Mercado Interno
2.1.Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos

*Número Total de Viagens e Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos
O Gráfico 1 ilustra a evolução do Número Total de Viagens de Residentes em Portugal e Destino Portugal e o das Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos, durante o período 2009/2012.

Nos dois casos, constatamos uma queda entre 2009 e 2010/2011 e uma subida em 2012, a parecer contrariar a Crise.

Quadro 1 – Número Total de Viagens e Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos



Fonte: Elaboração própria, com base em INE – Estatísticas de Turismo, 2012

*Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos em Percentagem do Total de Viagens
O Gráfico 2 ilustra a evolução da Percentagem de Viagens de Visita a Familiares e Amigos no Total de Viagens de Residentes com Destino Portugal. Entre 2010/2012, a percentagem destas Viagens sobe de 39% para 46% e parece explicar boa parte do crescimento do número de Viagens.

Quadro 2 – Percentagem de Viagens de Visita a Familiares e Amigos no Total de Viagens



Fonte: Elaboração própria, com base em INE – Estatísticas de Turismo, 2012

*Repartição das Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos por NUT II
O Gráfico 3 ilustra a repartição por NUT II das Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos. Com a excepção do Algarve, a evolução por NUT segue o padrão do País: uma queda entre 2009 e 2010/2011 e uma subida em 2012, a parecer contrariar a Crise.

A menor importância destas Viagens no caso do destino Algarve resulta desta ser uma região menos povoada e da qual emigrou menos gente.

Quadro 3 - Número de Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos por NUT II



Fonte: Elaboração própria, com base em INE – Estatísticas de Turismo, 2012


2.2.Dormidas
*Número Total de Dormidas e Dormidas em Alojamento Gratuito de Familiares e Amigos
O Gráfico 4 ilustra a evolução do Número Total de Dormidas de Residentes em Portugal e em Viagens de Destino Portugal e o das Dormidas em Alojamento Gratuito de Familiares e Amigos, durante o período 2009/2012.

O indicador Número de Dormidas tem mais significado económico do que o do Número de Viagens. Neste caso constatamos uma realidade simples:
-entre 2010/2012, o aumento do Número Total de Dormidas (4.283) é equivalente ao aumento do número de Dormidas em Alojamento Gratuito de Familiares e Amigos (4.031).

Quadro 4 – Número Total de Dormidas e Dormidas em Alojamento Gratuito por Familiares e Amigos



Fonte: Elaboração própria, com base em INE – Estatísticas de Turismo, 2012

*Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos em Percentagem do Total de Viagens
O Gráfico 5 ilustra a evolução da Percentagem de Dormidas no Alojamento Gratuito por Familiares e Amigos no Total de Dormidas.

Entre 2010/2012, o aumento da percentagem das Dormidas é idêntico ao da percentagem das Viagens (entre 17% e 18%).

Quadro 5 – Percentagem de Dormidas em Alojamento por Familiares e Amigos no Total de Dormidas



Fonte: Elaboração própria, com base em INE – Estatísticas de Turismo, 2012

*Repartição por NUT II das Dormidas em Alojamento Gratuito Familiares e Amigos
O Gráfico 6 ilustra a repartição por NUT II das Dormidas em Alojamento Gratuito Familiares e Amigos. A evolução é idêntica à registada pelo Gráfico 3 sobre as Viagens por Motivo de Visita a Familiares e Amigos.

Quadro 6 – Número de Dormidas em Alojamento Gratuito Por Familiares e Amigos por NUT II



Fonte: Elaboração própria, com base em INE – Estatísticas de Turismo, 2012


2.3.Contexto
O Gráfico 7 contextualiza a utilização dos diferentes Tipos de Alojamento Turístico pelo Residentes em Portugal (5). A importância do Alojamento Gratuito Por Familiares e Amigos é evidente.

Menos evidente, mas relevante, é questionarmos o valor das Dormidas em Estabelecimentos Hoteleiros – na ocorrência, Estabelecimentos Hoteleiros tem um significado diferente do definido para o Alojamento Turístico Classificado [ver ponto 2.2 do Relatório].

Este assunto é analisado em Post específico, no qual analisamos
-a evolução 2009/2012 da utilização de cada um dos Tipos de Alojamento Turístico,
-a comparação com a utilização dos Empreendimentos do Alojamento Turístico Classificado.

Veremos que a análise levanta mais perguntas do que dá respostas. 

Gráfico 7 – Dormidas Durante as Viagens de Residentes em Portugal por Tipo de Alojamento Turístico




Fonte: Elaboração própria, com base em INE – Estatísticas de Turismo, 2012

3.Mercado Externo
3.1.Mercado Externo em Portugal
Não dispomos de informação que permita analisar as Viagens e Alojamento de Não Residentes.
Esta é mais uma consequência de INE e Turismo de Portugal terem descontinuado o Inquérito aos Movimentos de Pessoas nas Fronteiras, realizado apenas entre 2004/2007.

3.2.Mercado Emissor do Reino Unido – Visits to Friends and Relatives
*O Estudo de 2009
Um estudo de 2009 sobre as Visits to Friends and Relatives (VFR)o mercado do Reino Unido reconhece (6):
-“The robust growth of VFR traffic reflects societal trends such as increased labour mobility, migration and the ownership of second-homes abroad.”.

Os passageiros [o estudo é da CAA] de Visita a Familiares e Amigos, dispõem, em média, de rendimento menos elevado do que os outros passageiros e viajam mais frequentemente para o mesmo destino.

*Evolução das Visits to Friends and Relatives
O Gráfico 8 ilustra, para o caso do Mercado do Reino Unido, as Viagens por Motivo de Holiday (equivalente de Lazer, recreio ou férias) e Visitas a Familiares e Amigos.

Em 2012, as Viagens de VFR continuam a crescer e as de Holiday a diminuir, mas a ritmo muito lento. 

Gráfico 8 – Viagens de Holiday e de VFRs no Mercado Emissor do Reino Unido (1980/2012)



Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – Travel Trends

*Travel Trends 2011
Em 2011 (7), uma das Key Trends do Travel Trends 2011 é:
-“Holiday visits abroad grew by 1.1 per cent, business visits by 3.1 per cent and those to visit friends or relatives increased by 6.9 per cent.”.
Citamos alguns números sobre as Diásporas:
-“Eleven per cent of visits by overseas residents [ao Reino Unido] in 2011 were made by those holding a UK passport. As would be expected, the majority of these visits were to see friends or relatives; two-thirds of visits were for this reason.”,
-“In 2011 over 1 million visits were made to Poland by Polish nationals living in the UK. This represented 73 per cent of total visits to Poland by UK residents.”,
-“visits to each of the Irish Republic, Germany, Italy and Lithuania by UK residents include at least 10 per cent made by nationals of that country.”.


A Bem da Nação

Albufeira 8 de Agosto de 2013

Sérgio Palma Brito

Notas

(1)Sobre Motivo da Viagem ver as Recomendações de 2010, ponto vvv. Sobre Tipos de Alojamento Turístico da Definição Abrangente por Instituições Internacionais, ver Ponto 3 e Anexo 3 do Relatório.

(2)Dicionário de História de Portugal, dirigido por Joel Serrão, entrada Emigração, Vol. II, p.19, por Joel Serrão.

(3)Emigração Análise Social e SPB.

(4)Ver Ponto E) de Algarve – Sazonalidade e Low Cost, na Procura e Oferta de Turismo http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2012/12/algarve-sazonalidade-e-low-cost-na.html

(5)Ver no Glossário “Alojamento Turístico no Inquérito às Deslocações dos Residentes”.

(6)Civil Aviation Authority (CAA) – The growth in air travel to visit friends or relatives, London, March 2009.


(7)Ver Travel Trends 2011: Viagens ao Estrangeiro por Residentes no Reino Unido – em breve apresentamos a actualização para 2012. http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2012_07_01_archive.html

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