Transporte Aéreo em Portugal – Notas Genealógicas


*Uma Primeira Boa Impressão?

Não há uma segunda oportunidade para criar uma primeira boa impressão. Ao disponibilizar Documentos de Trabalho, corremos esse risco, porque estamos convencidos que o seu conteúdo pode ser útil ao estudante, ao investigador e ao curioso, seja ele “do turismo” ou não.

Conhecer o Transporte Aéreo em Portugal implica algum grau de conhecimento sobre Instituições, Políticas, Interesses e das Relações que formam o Sistema Político, Administrativo e Empresarial do Transporte Aéreo em Portugal.

A privatização da TAP e ANA dá alguma actualidade a este trabalho, mas o mais importante é estarmos preparados para lidar com a transformação profunda pela qual este Sistema vai passar.

 
*O Post e o Documento de Trabalho

Decidimos disponibilizar informação estruturada sobre como de onde vêm e se formam os actuais elementos do Sistema. Sobre os mais importantes de entre eles, haverá

-um post, que tenderá a ser uma “leitura executiva”,

-um Documento de Trabalho, onde a informação é disponibilizada de maneira detalhada.

O perigo de criarmos uma “primeira má impressão” reside no Documento de Trabalho, por

-disponibilizarmos informação numa forma não corrigida e não editada, podendo conter erros e devendo ser completada de tempo a tempo,

-poder haver quem não aceite este tipo de publicação, o critique e … não nos dê “uma segunda oportunidade”,

-recorremos apenas a Fontes Secundárias e, na maior parte dos casos, oficiais, o que distingue o curioso que somos do historiador que não somos.

Publicamos hoje o Post e o Documento sobre a TAP. A sua releitura tranquiliza a nossa consciência: este Documento facilita a tarefa de quem tenha de conhecer a TAP de hoje e do futuro.

 
*A TAP e os Próximos Passos

Depois da TAP, tenhamos nós tempo, engenho e arte, prevemos abordar:

-a ANA

-a Regulação Económica do Transporte Aéreo, de que a Regulação Económica e da Qualidade de Serviço do Sistema Aeroportuário é apenas um dos aspectos,

-o INAC – Instituto Nacional da Aviação Civil

-a Decisão Política e o caso muito especial do “accionista Estado”.

Críticas, sugestões, perguntas e informação adicional são desejadas!

 
A Bem da Nação

Albufeira, 24 de Setembro de 2012

Sérgio Palma Brito

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