A TUI Travel da actualidade e o que exige ao turismo do Algarve


Depois de para aí trinta anos de consolidação (por crescimento orgânico, fusões e aquisições) e integração vertical (companhia aérea, distribuição em High Street e online, alojamento e cruzeiros), a TUI Travel é extraordinário caso de sucesso. O Thomas Cook Group, o outro operador turístico que a acompanha na consolidação atravessa problemas financeiros e internos que põem o seu sucesso em causa.

Fiona Downie substitui o histórico Duarte Correia na direcção da TUI Portugal e Cabo Verde e faz declarações que exigem atenção.  O que Fiona Downie diz sobre estratégia parece um discurso da vulgata corrente sobre turismo, mas não é. 

Na ocorrência é a estratégia que faz o sucesso da TUI, talvez o único operador turístico de package holiday que em 2007, quando se consolida, é capaz de reconhecer a fraqueza estratégica em que assenta e de a ela reagir (brevemente neste blogue).

Esta é a estratégia que desafia o Algarve a responder à

-“necessidade de desenvolver experiências únicas em destinos que se pretendem modernos, e nos quais o controlo de custos, as relações com os fornecedores e o empenhamento e envolvimento das equipas são pedras basilares”.

Parece mais um exemplo do frequente discurso fácil sobre turismo, mas não é. É a realidade do mercado a entrar-nos pela casa dentro.

A ‘nova’ companhia aérea da TUI integra todas as companhias aéreas dos operadores consolidados (desde a Britannia da Thomson, à Air2000 da First Choice, passando pela Hapag-Lloyd Flug da ex-TUI Alemanha e acabando na simpática Arke da Holanda do senhor Arke ou a Fritidsresor da Suécia).

Esta companhia aérea concorre com “low-costs como a easyJet, Ryanair ou Norwegian”. A Fiona não diz que:

-quando fizer business sense, os clientes do package holiday dos operadores TUI voam numa dessas ou outras companhias – o que põe em causa a dicotomia ‘low cost contra charter’ de uma das guerras estéreis sobre o turismo do Algarve,

-a companhia aérea tem a 7ª maior frota na Europa, com 13 Dreamlineers e planos para 17 em 2019.

Mais informação em posts já publicados e no documento em curo de elaboração sobre a acessibilidade aérea competitiva a Portugal.

A Bem da Nação

Lisboa 3 de Outubro de 2015

Sérgio Palma Brito


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http://www.ambitur.pt/tui-preve-crescer-5-ate-2020-com-produtos-unicos-e-diferenciadores/#sthash.yLiIQRND.dpuf

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