A Cátedra André Jordan na Universidade do Algarve


A notícia vem no Sul Informação (Link), sob o título:

-“Cátedra André Jordan coloca UAlg na vanguarda da investigação em turismo”

Entre muitos, esta iniciativa merece ser destacada por dois motivos:

-o apoio de André Jordan, exemplo a seguir por outros empresários,

-a ligação entre a Universidade do Algarve e a Economia do Turismo.

Lembramos parte da Declaração de Interesses deste Blogue:

-“O Blogue pretende abordar de uma maneira crítica e positiva o discurso politicamente correcto sobre turismo. Na ocorrência, politicamente correcto não é pejorativo, porque resulta das normais limitações profissionais, sociais, culturais e políticas 

-de muitas das propostas da Política e Administração do Turismo, limitadas a uma parte da Economia do Turismo,

-de intervenções e propostas sobre aspectos parcelares do turismo, fruto de legítimos interesses empresariais, corporativos, ou profissionais,

-de textos que são fruto de cânones universitários ou da investigação científica sobre turismo, […].”

Não ignoramos, antes apoiamos iniciativas como a Cátedra Andre Jordan.

 

*A Notícia do Sul Informação

"Uma cátedra André Jordan vai ser criada na Universidade do Algarve para colocar esta academia na vanguarda da investigação sobre turismo em Portugal e a nível internacional.

O projecto da cátedra passa por fomentar a investigação aplicada no turismo e vai ser financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, bem como por empresas. Assim, contará com a parceria de uma rede de empresas ligadas ao setor, que está ainda a ser definida, revelou esta quinta-feira, em mais uma sessão do evento «Inovar Algarve», João Albino Silva, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

O objetivo, disse, é «ligar a teoria à prática, assumindo o carácter de empreendedor e de inovação no Turismo em Portugal e no Algarve que reconhecemos na figura de André Jordan», patrono da cátedra.

Para essa cátedra, que tem como consultor científico internacional o professor Jafar Jafari, serão atraídos «os melhores investigadores», de modo a «conferir-lhes a maior capilaridade com o setor privado e o tecido empresarial», acrescentou João Albino Silva, que esta quinta-feira fechou a sessão sobre «Turismo: Modalidades, Destinos, Produtos e Comportamentos», da iniciativa «Inovar Algarve» que está a decorrer desde dia 5 e termina hoje na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, nas Gambelas (Faro).

Este professor disse ainda que se pretende «promover, através de uma cátedra académica, o Silicon Valley do turismo em Portugal»., bem como «aprofundar a relação entre os setores público e privado, na gestão do turismo (modelo de negócio, modelo de análise e informação de gestão), para torná-la mais sofisticada e competitiva.

A cátedra, anunciou João Albino Silva, terá uma duração de três a cinco anos e irá começar em 2013, contando com financiamento privado e público, através de empresas e da FCT. Contará com três a cinco investigadores ou bolseiros, que formarão uma equipa fixa de investigação aplicada no turismo.

Para operacionalizar a cátedra, será também criado um Conselho Consultivo, que envolverá outras universidades, muitas delas estrangeiras, bem como empresas, ligadas aos mais diversos setores, da hotelaria aos transportes, da animação à distribuição, entre outros.

Haverá uma grande aposta na difusão do conhecimento e da investigação produzida no âmbito dessa cátedra, até porque se trata de investigação aplicada, prevendo-se, nomeadamente, a organização de uma grande conferência internacional, entre muitos outros eventos e iniciativas.

«A cátedra é uma tentativa de integrar um conjunto de conhecimentos fundamentais para as empresas do turismo», acrescentou João Albino Silva em declarações ao Sul Informação, no fim da sessão.

Por seu lado, Ifigénio Rebelo, também professor na Faculdade de Economia e moderador da sessão paralela sobre Turismo, comentou: «somos líderes na investigação em turismo e a Cátedra André Jordan pretende exatamente reforçar essa liderança».”.

 

A Bem da Nação

Albufeira 9 de Dezembro de 2012

Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário