Tudo já foi dito sobre o Presidente Carter, mas cumpre-nos acrescentar
uma medida que mudou o transporte aéreo nos EUA e na União Europeia, e que teve
influência em todo o mundo.
O Deregulatio Act de 1978 é a base de partida da democratização do transporte aereo nos EUA, na União Europeia e, com as devidas especificidades, aos outros Continentes.
Citamos a excelente síntese da Wikipédia:
-“The Airline Deregulation Act is a 1978 United States
federal law that deregulated the airline industry in the United States,
removing federal control over such areas as fares, routes, and market entry of
new airlines. The act gradually phased out and disbanded the Civil Aeronautics
Board (CAB), but the regulatory powers of the Federal Aviation Administration
(FAA) over all aspects of aviation safety were not diminished.”.
Em termos práticos, permite que a Southwest Airlines se transforme
na primeira companhia low cost do mundo.
O Deregulation Act de 1978 inspirou a Liberalização do
Transport Aéreo na União Europeia em 1993.
Michael o’Leary e Sir Stelios Haji-Ioannou, fundadores da
Ryanair e da easyJet beneficiaram dos conselhos de Herb Kelleher, o criador da
Southwest.
Processo que conduz ao Deregulation Act é sintetizado pela
Wikipedia
-“In 1977, President Jimmy Carter appointed Alfred E. Kahn,
a professor of economics at Cornell University, to be chair of the CAB. A
concerted push for the legislation had developed from leading economists,
leading think-tanks in Washington, a civil society coalition advocating the
reform (patterned on a coalition earlier developed for the
truck-and-rail-reform efforts), the head of the regulatory agency, Senate
leadership, the Carter administration, and even some in the airline industry.”.
Kanh é autor do livro Airline Deregulation e do Lessons from
Deregulation: Telecommunications and Airlines after the Crunch (€10,84 em Kindle).
Este é um post da serie Atualidade.
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