Neeleman não é o que dizem – frota e rotas da TAP são disso a prova

 

A emissão de obrigações obriga a TAP publicar longo documento de informação que ganharia em ser divulgado ao grande público.

Este documento é a fonte dos factos que apresentamos.

1.Em 2020.02.13, David Neeleman recorda o “O plano de reestruturação que apresentámos ao governo português foi pensado com base em aviões que ainda não existiam e pensando em rotas que ainda não tinham sido testadas” e “Eu sabia que estes aviões seriam game changer”, aviões que mudam as regras do jogo. (Observador).

As rotas não testadas são as do hub dos EUA com o acordo de código repartido com a JetBlue, que Neeleman operacionaliza em seis meses.

Os aviões que ainda não existem [a voar, entenda-se] são os de uma frota nova, mais eficiente (os ‘neo’) e, sobretudo, mais adequada ao mercado da TAP, em especial os A321LR. 

Passados anos, os factos dão razão a Neeleman, como mostramos a seguir.

2.A frota e a rota fazem da vantagem comparativa do aeroporto de Lisboa as vantagens competitivas da ‘TAP de Neeleman’:

-“The geographical advantage of our Lisbon hub is particularly evident in its routes to the Americas. Lisbon is approximately 430 km closer to the North American East Coast (measured by the distance to key North American airports) and approximately 1,250 km closer to the South American continent (measured by the distance to key South American airports) than our key competing European hubs such as Madrid, Paris, London, Amsterdam and Frankfurt” (p.136).

Fica claro,

3. A frota da TAP é a que Neeleman apresentou à Airbus no âmbito do plano de recuperação da Empresa e para a qual a Airbus contribuiu com 227 milhões de Costumer Finance – outro assunto a esclarecer.

Recordamos que o então ministro PNS criticou violentamente a compra de muitos aviões, as carpideiras choraram o abandono da encomenda de 10 A350 e a máquina trituradora que arruína Portugal remeteu o caso para corrupção.

Sobre a frota, a TAP reconhece:

- “we beleive is one of the most eficiente fleets in the industry” (p. 131).

4.Esta frota compreende

-os A330neo, que a Empresa inaugurou, são 68% da frota em junho 2024 e serão 88% em 2027 (p.130)

-os A320LR, que fazem das vantagens comparativas do aeroporto de Lisboa vantagens competitivas para destinos no Nordeste do Brasil e, sobretudo, Costa Este dos EUA.

Esta vantagem passa a ter agora concorrência com os A320XLR, que permitem oferta similar a partida dos grandes hubs de Madrid, Londres, Paris, Amesterdão e Francoforte

5.As rotas então não testadas permitem que o hub de Lisboa sirva a América do Norte e a TAP não esteja só dependente do hub Brasil

Fonte – Elaboração própria com base no Documento referido antes. Nota – ASK é Available Seat Kilometers.

6.Entre os Risk Factors que enfrenta, a TAP refere “We rely on partner airlines for codeshare, interline and loyalty arrangements and the loss of a significant partner through bankruptcy, consolidation or otherwise, could adversely affect us.”.

Em 2016.01.21 e perante a queda de dois mercados tradicionalmente fortes para a companhia, o Brasil e a Angola, os novos acionistas anunciam “TAP quer fazer dos Estados Unidos o novo Brasil(JNegócios). Menos de seis meses mais tarde, David Neeleman consegue o que muito poucos conseguiriam, um acordo de code-share com a JetBlue, “companhia da cidade de Nova Iorque”, com hubs em Nova Iorque (Kennedy) e Boston (Logan) (2016.06.01 informação TAP).

Citamos:

-“In North America (the U.S. and Canada), JetBlue and Air Canada provide us with access to 58 “offline” cities during the summer season. In South America, our partnerships grant us access to 34 “offline” cities in Brazil during the summer season, reinforcing our existing service to 11 Brazilian focus cities, and further reinforcing the “halo effect.” (p. 128)”.

 

7.O gráfico da Receita de Viagens e Turismo na Balança de Pagamentos mostra como a receita gerada por residentes nos EUA poderá colocar este país no TOP4 dos países cujos residentes geram mais receita

-em 2016 (code share Jet Blue) passa a novo ritmo de crescimento,

-entre 2019/20 cai com a Pandemia,

-Arranca a crescer em 2021 e ‘explode em 2022 e 2023.

Fonte – Elaboração própria com base em Banco de Portugal.

A variação anual deste indicador ilustra a evolução referida antes:


Fonte – Elaboração própria com base em Banco de Portugal.

Lisboa tinha uma capacidade de atração de turistas desconhecida do mercado. David Neeleman abre este mercado à oferta de turismo de Lisboa e do País.

8.Tudo farei para que os portugueses conheçam a obra do empreendedor que evitou a insolvência desordenada da TAP.

E para situar a pequenez da visão de grande parte do nosso mundo político.

Este é apenas um exemplo do que estamos e vamos continuar a fazer.

 

Post da série Análise crítica de algumas ideias e palavras correntes

Sérgio Palma Brito

 

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