O gráfico representa a evolução 2022/2023 da margem operacional
das companhias aéreas da Europa.
A margem operacional é
-a diferença entre receita e despesa operacionais em
percentagem da receita,
-um bom indicador da ‘saúde’ da empresa e da sua capacidade
em aguentar coques negativos (perda de receita e/ou aumento da despesa).
Em 2018/2019 a margem operacional da TAP estava entre um e zero.
Em 2023 a margem operacional da TAP
-está acima da média europeia e mundial,
-por um lugar, não está no TOP10.
Outro gráfico mostra que a margem operacional da TAP está pouco abaixo da IAG, mas acima do Lufthansa Group e da Air France-KLM. Isto é, a margem operacional não é óbice à aquisição da TAP por cada um destes três grupos.
-os Acordos de Empresa não afetam a competitividade do custo
unitário ou da Margem operacional,
-em 2025 parece haver um regresso a pré Plano de
Reestruturação que pode comprometer estes resultados.
‘Pode’ por não termos insuficiente nem capacidade para
analisar os números.
Por seu lado, o CAPA destaca:
-“Europe's leading airlines typically report margins above
the average for the European market, but cannot escape the cycle as it starts
to show signs of peaking in 2024.”.
Quem viver, verá!
Post da série Análise crítica de algumas ideias e palavras correntes
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