1.Esta é a parte de mercado de companhias aéreas nas rotas
Europa Brasil, avaliada por número de lugares oferecidos.
Três notas
-o Número de Lugares parece favorecer a TAP, se comparado
com outros indicadores,
-a TAP não é líder nas rotas de Rio e São Paulo, as mais
rentáveis,
-ainda assim, é uma performance a assinalar.
Fonte – Elaboração
própria com base em Nota da TAP 2024.10.30.
2.Importância e resiliência do hub Brasil da TAP
O gráfico permite termos uma ideia da importância da TAP
para cada um os grupos, em particular para o Lufthansa Group, que tem a menor
parte do mercado
Europa/Brasil.
O tráfego da TAP assenta em ter sido escolhida pelo Governo português
para operar as rotas Brasil a partir de Lisboa, segundo o Acordo Bilateral
Portugal Brasil em vigor.
Este Acordo permite que os governos dos dois países indiquem
duas companhias aéreas que podem voar para os aeroportos do outro, isto é três
em Portugal e inúmeros no Brasil.
Deve ser o Acordo Bilateral mais desequilibrado no planeta
Terra e só compreensível se formos à sua génese. Ver o meu livro TAP que futuro
– como chegámos aqui?! (Colibri 2020, pp.108-117).
A crescente comunidade brasileira em Portugal gera uma
procura para a rota ponto a ponto que reforça o tráfego de transferência e não
está ao alcance de outra cidade da Europa.
Não há frase mais errada do que dizer “a Iberia leva o hub
da TAP para Madrid”!
Enquanto não houver um acordo de Céu Aberto entre a União
Europeia e o Brasil, mais nenhuma companhia aérea europeia pode operar para
todos os aeroportos do Brasil como só a TAP pode.
3.E o hub com a América do Norte?
Entre a União Europeia e os EUA há uma política de Céu
Aberto, mas
-no caso do Lufthansa Group, as rotas dos EUA para Lisboa
não canibalizam o tráfego para Francoforte ou Munique,
-o mesmo não se pode dizer do Grupo AF/KLM ou do IAG, apesar
da canibalização não ser total.
4.Ainda o Lufthansa Group
Em 2022.01.27 publicámos o post “Por que razão faz sentido o
Grupo Lufthansa adquirir a TAP e quais as implicações para a TAP?” que, e
geral, se mantém atual.
As reservas sobre a Margem Operacional da TAP estão
ultrapassadas enquando durar a atual performance da TAP.
Ver
https://sergiopalmabrito.blogspot.com/2023/09/porque-razao-faz-sentido-o-grupo.html
5.Lisboa 17 de dezembro de 2024
Post da série Análise crítica de algumas ideias e palavras
correntes
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