O hub Brasil da TAP em Lisboa é resiliente e nenhuma companhia o leva para Madrid ou Tombuctu

 

1.Esta é a parte de mercado de companhias aéreas nas rotas Europa Brasil, avaliada por número de lugares oferecidos.

Três notas

-o Número de Lugares parece favorecer a TAP, se comparado com outros indicadores,

-a TAP não é líder nas rotas de Rio e São Paulo, as mais rentáveis,

-ainda assim, é uma performance a assinalar.

 

Fonte – Elaboração própria com base em Nota da TAP 2024.10.30.

2.Importância e resiliência do hub Brasil da TAP

O gráfico permite termos uma ideia da importância da TAP para cada um os grupos, em particular para o Lufthansa Group, que tem a menor parte do mercado

Europa/Brasil.

O tráfego da TAP assenta em ter sido escolhida pelo Governo português para operar as rotas Brasil a partir de Lisboa, segundo o Acordo Bilateral Portugal Brasil em vigor.

Este Acordo permite que os governos dos dois países indiquem duas companhias aéreas que podem voar para os aeroportos do outro, isto é três em Portugal e inúmeros no Brasil.

Deve ser o Acordo Bilateral mais desequilibrado no planeta Terra e só compreensível se formos à sua génese. Ver o meu livro TAP que futuro – como chegámos aqui?! (Colibri 2020, pp.108-117).

A crescente comunidade brasileira em Portugal gera uma procura para a rota ponto a ponto que reforça o tráfego de transferência e não está ao alcance de outra cidade da Europa.

Não há frase mais errada do que dizer “a Iberia leva o hub da TAP para Madrid”!

Enquanto não houver um acordo de Céu Aberto entre a União Europeia e o Brasil, mais nenhuma companhia aérea europeia pode operar para todos os aeroportos do Brasil como só a TAP pode.

3.E o hub com a América do Norte?

Entre a União Europeia e os EUA há uma política de Céu Aberto, mas

-no caso do Lufthansa Group, as rotas dos EUA para Lisboa não canibalizam o tráfego para Francoforte ou Munique,

-o mesmo não se pode dizer do Grupo AF/KLM ou do IAG, apesar da canibalização não ser total.

4.Ainda o Lufthansa Group

Em 2022.01.27 publicámos o post “Por que razão faz sentido o Grupo Lufthansa adquirir a TAP e quais as implicações para a TAP?” que, e geral, se mantém atual.

As reservas sobre a Margem Operacional da TAP estão ultrapassadas enquando durar a atual performance da TAP.

Ver

https://sergiopalmabrito.blogspot.com/2023/09/porque-razao-faz-sentido-o-grupo.html

5.Lisboa 17 de dezembro de 2024

 

Post da série Análise crítica de algumas ideias e palavras correntes

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