O presente
post completa o que já publicámos sobre ‘A TAP no contexto do transporte aéreo
internacional’ (aqui) e divulga os mais importantes
gráficos do estudo do CAPA sobre European airline labour productivity (1).
O estatuto
e custo do pessoal da TAP são tema polémico e que sofre de falta de avaliação
objectiva. Os rankings do CAPA devem ser lidos com todo o cuidado mas ajudam a
situar o problema e completam o benchmarking com Finnair e Aer Lingus. Em
síntese antecipada,
-a TAP
ocupa o 13º lugar no ranking geral e o seu posicionamento nos rankings
parcelares é inferior ao das duas companhias do benchmark, com excepção do
ranking de Employee cost per employee em que a TAP ocupa o 2º lugar.
Informação ao leitor
*Overall
labour productivity ranking: 2012
O ‘Overall labour productivity ranking: 2012’ combina a
informação dos seis rankings que listamos a seguir (2). Comentários:
-no TOP 10
há sete companhias low cost,
-depois do
caso especial da Turkish Airlines, a Finnair é a companhia full service com
melhor produtividade, e a Aer Lingus está dois lugares à frente da TAP
-a TAP está
melhor posicionada do que IAG, Lufthansa Group, Air France-KLM, Iberia e KLM.
Em síntese,
-no que
toca à produtividade do trabalho a TAP ocupa o 13º lugar em dezanove companhias
aéreas europeias, à frente de algumas das maiores, mas depois das duas
companhias do benchmark (Finnair e Aer Lingus).
Gráfico 1 –
Overall labour productivity ranking: 2012
Fonte: http://centreforaviation.com/analysis/european-airline-labour-productivity-capa-rankings-104204
*Labour cost
as a percentage of revenues
No ranking de Labour cost as a percentage of revenues
(gráfico 2), a TAP
-ocupa o
13º lugar, depois da Finnair e Era Ligus, respectivamente em 10º e 12º,
-volta a
estar à frente de grandes companhias full service.
Gráfico 2 –
Labour cost as a percentage of revenues
Fonte: http://centreforaviation.com/analysis/european-airline-labour-productivity-capa-rankings-104204
*Employee
cost per employee
No ranking ‘Employee cost per employee’ (gráfico 3), a
TAP
-ocupa o 2º
lugar, só ultrapassada pela Wizzair e bem à frente de Finnair e Aer Lingus,
respectivamente em 10º e 15º.
Gráfico 3 –
Employee cost per employee
Fonte: http://centreforaviation.com/analysis/european-airline-labour-productivity-capa-rankings-104204
*Revenue per
employee
No Ranking Revenue per employee, a TAP
-ocupa o último
lugar, com a Aer Lingus e a Finnair respectivamente em 9º e 10º lugar.
Gráfico 4 – Revenue per employee
Fonte: http://centreforaviation.com/analysis/european-airline-labour-productivity-capa-rankings-104204
*Operating
profit per employee
No ranking Operating profit per employee (gráfico 5),
a TAP
-ocupa o
14º lugar, com valor negativo, e Aer Lingus e Finnair ocupam respectivamente o
5º e 9º lugares, ambas com valor positivo.
Gráfico 5 – Operating profit per employee
Fonte: http://centreforaviation.com/analysis/european-airline-labour-productivity-capa-rankings-104204
A Bem da
Nação
Lisboa 22
de Maio de 2015
Sérgio
Palma Brito
Notas
1)O CAPA é criado em 1990 e anuncia-se como
“Established for over 20 years, CAPA delivers market analysis and data that
support strategic decision making at many of the world’s most recognised
organisations.” Ver http://centreforaviation.com/about-capa/. O estudo ‘European airline labour
productivity: Cpa rankings’ está disponível (aqui).
(2)O Grupo
IAG integra British Airways, Ineria e Vueling. No caso da Lufthansa, o CAPA
considera o ‘flying-based business segments’ (the Passenger Airline Group and
the Logistics segment) e o Lufthansa Group em geral. Os números
da TAP são os de 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário