Package Holiday – Portugal no
Segmento Europa e Avião
Este post é
o sexto de uma série de oito (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII) sobre
a Procura pela Oferta de Turismo de Portugal no Mercado Emissor do Reino Unido com base no
International Passenger Survey (Aqui). A série de posts encerra com uma
Síntese e a edição PDF da versão adaptada de todos os posts, ambas a publicar
brevemente. Sugerimos a leitura prévia da Introdução à Série (I).
No presente
post observamos
-deslocações
em package para Portugal nas deslocações do segmento Europa, package, avião,
-Deslocações
para Portugal em holiday e package holiday.
Contrariamente
ao que acontece com a Europa, o IPS não descrimina as deslocações por país e
meio de transporte, o que nos obriga a comparar deslocações para a Europa e
Avião com deslocações para Portugal em todos os meios de transporte. A
comparação é possível por a grande maioria das deslocações para Portugal ser em
avião.
O Gráfico
5.1 clarifica o que pode parecer confuso:
-as
deslocações em holiday e avião para a Europa são 23.677k e destas, 9.955k são
em package,
Gráfico 5.1 – Deslocações holiday e package:
mercado e segmentos em Portugal
(milhares)Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey
-as deslocações
em holiday e todos os meios de transporte para Portugal são 1.813k, das quais
707k são em package.
As
deslocações em package são sempre subconjunto de deslocações por motivo de holiday.
5.1. Segmento Europa, package, avião
– deslocações para Portugal
Os gráficos
5.2 e 5.3 ilustram, em quantidade e índice, a evolução das deslocações em package
para a Europa e Portugal. O gráfico 5.2 enfatiza a reduzida importância do
destino Portugal.
Gráfico 5.2 – Deslocações em package
para Portugal
(milhares)
No gráfico
5.3, a divergência entre os índices das deslocações package para Europa e
Portugal parecem ter origem na oferta/procura em Portugal e não no mercado do
Reino Unido [ver ponto 2].
Gráfico 5.3 – Índice das deslocações
em package para Europa/avião e Portugal
(1999=100)
Fonte: Elaboração própria com base em Office of
National Statistics – International Passenger Survey
*Quota e despesa média por deslocação
O gráfico
5.4 ilustra a quota de deslocações package para Portugal no segmento Europa, package,
avião. As variações da quota coincidem com divergências assinaladas antes e
reforçam a sua explicação estar ligada à oferta/procura em Portugal.
Gráfico 5.4
– Deslocações package para Portugal: quota no segmento Europa, package, avião
(percentagem)Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey
O gráfico
5.5 ilustra a evolução da despesa média durante as deslocações em package para
Portugal e Europa:
-a maior
receita médias das deslocações para Portugal parece confirmar a imagem de
Portugal ser ‘mais caro do que destinos concorrentes e mais importantes’, como os
de Espanha e não só),
-ignoramos
explicação para a grande diferença entre as despesas médias e para a queda
entre 2008/2009 da receita média das deslocações para Portugal.
Gráfico 5.5 – Despesa média em
deslocações package para Europa/avião e Portugal
(libras)Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey
5.2.Deslocações package nas
deslocações holiday para Portugal
*Deslocações
A leitura
do texto que segue ganha em ser precedida de consulta do post Transformação Estrutural
do Mercado Europeu das Deslocações de Lazer (Transformação). Os gráficos 5.6 (em quantidade) e
5.7 (em índice) ilustram a evolução das deslocações para Portugal em holiday e
package holiday:
-evolução
de acordo com a referida Transformação Estrutural,
-padrão de
evolução similar, salvo o crescimento atípico das Deslocações Holiday entre
2006 e 2008 [gráficos 3.1 e 3.2].
Gráfico 5.6 – Deslocações em holiday
e package para Portugal
Gráfico 5.7 – Índice das deslocações
em holiday e package para Portugal
(1999=100)
Fonte: Elaboração própria com base em Office of
National Statistics – International Passenger Survey
*Quota de mercado e estadia/despesa
médias
O gráfico
5.8 ilustra a evolução da quota de package nas deslocações holiday no destino
Portugal:
-temos de
novo evolução de acordo com a transformação estrutural referida antes,
-crescimento
da quota a partir de 2011 em resultado da procura por estadias em all inclusive,
que são quase sempre em package holiday.
Gráfico 5.8 – Portugal – quota de
package nas deslocações holiday
(percentagem)
O gráfico
5.9 ilustra, no âmbito do destino Portugal, a evolução da estadia média por
deslocação holiday e package. O facto da estadia média das deslocações por
holiday ser maior parece resultar das estadias em residência secundária por conta
própria e outras estadias longas – ver o item Outros Indicadores do IPS Por
País, no post sobre o destino Portugal no mercado do reino unido (Aqui). Quarto
Gráfico 5.9
– Destino Portugal – estadia média por deslocação holiday e package
(noites)
O gráfico
5.10 ilustra, de novo no âmbito do destino Portugal, a evolução da despesa
média por deslocação holiday e package. Não há comparação possível, porque
-nas
deslocações por holiday, parte considerável das deslocações de estadia utiliza
residência secundária por conta própria (1),
e a maior parte das deslocações por visita a familiares e amigos utiliza
alojamento gratuito,
-nas
deslocações de package há sempre despesa com alojamento.
Gráfico 5.10
– Portugal – despesa média por deslocação holiday e package
(Libras)
A Bem da
Nação
Lisboa 10
de Novembro de 2014
Sérgio
Palma Brito
Notas
(1)O
“spending” do IPS nada regista sobre estes dois tipos de alojamento turístico.
A Conta Satélite do Turismo exige avaliação da receita mercantil do alojamento
em residência
secundária por conta própria. Ver o conceito de Consumo Turístico em Tourism
expenditure and tourism consumption, pontos 2.21 a 2.43 de Tourism Satellite
Account: Recommended Methodological Framework 2008, United Nations, Department
of Economic and Social Affairs Statistics Division e UNWTO, Eurostat e OECD,
Luxembourg, Madrid, New York, Paris, 2010 (Aqui).
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