Deslocações para Portugal no Mercado Emissor do Reino Unido



Este post é o quarto de uma série de oito (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII) sobre a Procura pela Oferta de Turismo de Portugal no Mercado Emissor do Reino Unido com base no International Passenger Survey (Aqui). A série de posts encerra com uma Síntese e a edição PDF da versão adaptada de todos os posts, ambas a publicar brevemente. Sugerimos a leitura prévia da Introdução à Série (I).

 

O leitor deve estar informado sobre os Princípios Gerais do blogue (Princípios).

No presente post observamos o padrão as deslocações para Portugal, a quota de mercado e estadia/despesa médias durante as deslocações. No final, listamos indicadores do IPS que permitem análise mais fina da procura de residentes no Reino Unido pela oferta de turismo de Portugal.

 

*Deslocações Para Portugal – Um Padrão Diferente
Em 2013 no mercado do Reino Unido, Portugal representa 2.111k deslocações (3,6% de quota), 19.486k dormidas (3,2%) e £1.222k de despesa (3,5%).

O gráfico 3.1 ilustra o padrão de evolução entre 1999/2013 das deslocações para Portugal, por todos os motivos e em meios de transporte. Dada a diferença de escala entre o total de deslocações do mercado e as com destino a Portugal, só podemos comparar os índices [Gráfico 3.2]. No gráfico 3.1 destacamos o crescimento do número de deslocações

-em 29,3% entre 2006 e 2008, a ritmo atípico com crescimento de 1.037k para 2.531k,

- de 1,1% entre 2012 e 2013, de 1.900k para 2.111k, valor ainda abaixo do  de 2007.

Gráfico 3.1 – Deslocações de residentes no Reino Unido para Portugal
(milhares)

 
Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey

O gráfico 3.2 ilustra o índice de deslocações do mercado e para Portugal. O índice das deslocações para Portugal

-cresce entre 1999/2008, mas entre 2006 e 2008 cresce a ritmo superior ao do total do mercado que estabiliza,

-cai 26% entre 2008/2009, acima dos 15% do mercado, quase que ‘a corrigir’ o crescimento atípico entre 2006 e 2008,

-entre 2009/2013 cresce 16,9%, em contraste com a estabilidade do mercado.

Gráfico 3.2 – Índice das deslocações do mercado e para Portugal
(1999=100)

 
Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey

*Quota de mercado e estadia/despesa médias durante deslocações
O gráfico 3.3 ilustra a evolução da quota do destino Portugal no total de deslocações do mercado. O valor da quota deve ser comparado com o da quota de deslocações no segmento Europa, Holiday, Avião [ver gráfico 4.3].   

Gráfico 3.3 – Quota de mercado de Portugal no total de deslocações
(percentagem)

 
Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey

O gráfico 3.4 mostra a evolução da estadia média entre 1999/2013 das deslocações da totalidade do mercado e para Portugal. A comparação parece não ter interesse relevante. Relembramos que o IPS disponibiliza informação [Table 5,06] que permite aprofundar a análise da estadia média.

Gráfico 3.4 – Destino Portugal e mercado – estadia média
(Dormidas)

 
Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey

O gráfico 3.5 ilustra a evolução a preços correntes da despesa média por deslocação na totalidade do mercado e para Portugal. Entre 1999/2013, a despesa média por deslocação para o destino Portugal é inferior à do mercado, com alguma recuperação a partir de 2011. 

Gráfico 3.5 – Destino Portugal e Mercado – despesa média
(Libras)


Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey

 
*IPS - Outros indicadores do por país
Listamos outros indicadores que o International Passenger Survey disponibiliza, com detalhe por país:

-5,05 – Average stay, spend per visit and spend per day: by purpose of visit and main country visited 2013,

-5,06 – Visits and spending abroad: by length of stay and main country visited,

 -5,07 – Number of visits abroad: by UK port used and main country visited,

-5,08 – Number of visits abroad: by type of vehicle used and main country visited,

-5,09 –Visits and spending abroad: by sex and purpose of visit and main country visited,

-5,10 –Visits and spending abroad: by age group and main country visited,

-5,11 – Number of visits abroad: by purpose of visit, nationality and main country visited,

-5,12 – Visits and spending abroad: by UK region of residence and main country visited.  

Votos de Bom Trabalho.

 

A Bem da Nação

Lisboa 10 de Novembro de 2014

Sérgio Palma Brito

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