Este post é
o quarto de uma série de oito (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII) sobre
a Procura pela Oferta de Turismo de Portugal no Mercado Emissor do Reino Unido com base no
International Passenger Survey (Aqui). A série de posts encerra com uma
Síntese e a edição PDF da versão adaptada de todos os posts, ambas a publicar
brevemente. Sugerimos a leitura prévia da Introdução à Série (I).
No presente
post observamos o padrão as deslocações para Portugal, a quota de mercado e
estadia/despesa médias durante as deslocações. No final, listamos indicadores do IPS que
permitem análise mais fina da procura de residentes no Reino Unido pela oferta
de turismo de Portugal.
*Deslocações Para Portugal – Um Padrão
Diferente
Em 2013 no
mercado do Reino Unido, Portugal representa 2.111k deslocações (3,6% de quota),
19.486k dormidas (3,2%) e £1.222k de despesa (3,5%).
O gráfico 3.1
ilustra o padrão de evolução entre 1999/2013 das deslocações para Portugal, por
todos os motivos e em meios de transporte. Dada a diferença de escala entre o
total de deslocações do mercado e as com destino a Portugal, só podemos
comparar os índices [Gráfico 3.2]. No gráfico 3.1 destacamos o crescimento do
número de deslocações
-em 29,3%
entre 2006 e 2008, a ritmo atípico com crescimento de 1.037k para 2.531k,
- de 1,1%
entre 2012 e 2013, de 1.900k para 2.111k, valor ainda abaixo do de 2007.
Gráfico 3.1 – Deslocações de residentes
no Reino Unido para Portugal
(milhares)
O gráfico 3.2
ilustra o índice de deslocações do mercado e para Portugal. O índice das
deslocações para Portugal
-cresce
entre 1999/2008, mas entre 2006 e 2008 cresce a ritmo superior ao do total do
mercado que estabiliza,
-cai 26% entre
2008/2009, acima dos 15% do mercado, quase que ‘a corrigir’ o crescimento
atípico entre 2006 e 2008,
-entre
2009/2013 cresce 16,9%, em contraste com a estabilidade do mercado.
Gráfico 3.2 – Índice das deslocações
do mercado e para Portugal
(1999=100)
*Quota de mercado e estadia/despesa
médias durante deslocações
O gráfico 3.3 ilustra a
evolução da quota do destino Portugal no total de deslocações do mercado. O
valor da quota deve ser comparado com o da quota de deslocações no segmento
Europa, Holiday, Avião [ver gráfico 4.3].
Gráfico 3.3 – Quota de mercado de
Portugal no total de deslocações
(percentagem)
O gráfico 3.4
mostra a evolução da estadia média entre 1999/2013 das deslocações da
totalidade do mercado e para Portugal. A comparação parece não ter interesse
relevante. Relembramos que o IPS disponibiliza informação [Table 5,06] que permite
aprofundar a análise da estadia média.
Gráfico 3.4 – Destino Portugal e
mercado – estadia média
(Dormidas)
O gráfico 3.5
ilustra a evolução a preços correntes da despesa média por deslocação na
totalidade do mercado e para Portugal. Entre 1999/2013, a despesa média por
deslocação para o destino Portugal é inferior à do mercado, com alguma
recuperação a partir de 2011.
Gráfico 3.5 – Destino Portugal e
Mercado – despesa média
(Libras)Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey
*IPS - Outros indicadores do por país
Listamos outros indicadores que o International Passenger
Survey disponibiliza, com detalhe por país:
-5,05 – Average
stay, spend per visit and spend per day: by purpose of visit and main country
visited 2013,
-5,06 – Visits
and spending abroad: by length of stay and main country visited,
-5,07 – Number of visits abroad: by UK port
used and main country visited,
-5,08 – Number
of visits abroad: by type of vehicle used and main country visited,
-5,09 –Visits
and spending abroad: by sex and purpose of visit and main country visited,
-5,10 –Visits
and spending abroad: by age group and main country visited,
-5,11 – Number
of visits abroad: by purpose of visit, nationality and main country visited,
-5,12 – Visits
and spending abroad: by UK region of residence and main country visited.
Votos de
Bom Trabalho.
A Bem da
Nação
Lisboa 10
de Novembro de 2014
Sérgio
Palma Brito
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