Este post é
o segundo de uma série de oito (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII) sobre
a Procura pela Oferta de Turismo de Portugal no Mercado Emissor do Reino Unido com base no
International Passenger Survey (Aqui).
A série de posts encerra com uma
Síntese e a edição PDF da versão adaptada de todos os posts, ambas a publicar
brevemente. Sugerimos a leitura prévia da Introdução
à Série (
I).
No presente
post
-observamos
a evolução das deslocações ao estrangeiro por residentes no Reino Unido e sua
repartição por motivo, macro destino e meio de transporte.
-consideramos
o período entre 1960/2010, mas o essencial da observação reside nos anos de
1999 a 2013,
-abrimos
uma janela para a observação de dormidas e despesa durante as deslocações.
*Evolução das deslocações entre 1960/2010
O gráfico
1.1 ilustra meio século de evolução das deslocações ao estrangeiro por residentes
no Reino Unido e sua repartição pelos três segmentos mais importantes: motivo
holiday, macro destino Europa e transporte em avião. Finda a II Grande Guerra,
-as
deslocações ao estrangeiro por residentes no Reino Unido recomeçam a partir de
zero no início dos anos 50, crescem de maneira sustentada até
estabilizarem/declinarem na década de 2000.
Gráfico 1.1 – Deslocações entre
1961/62 e 2010 – quantidade
(milhares)
Fonte: Elaboração própria com base em Office of
National Statistics – International Passenger Survey
O gráfico
1.2 ilustra a evolução dos segmentos motivo
holiday, macro destino Europa e transporte em avião, em percentagem do total de
deslocações:
-o
crescimento da parte do transporte em avião é evidente e conhecida,
-a
diminuição da parte de deslocações de holiday resulta do crescimento estrutural
de deslocações poe motivo business e, mais recentemente, por motivo de visita a
familiares e amigos,
-a
diminuição da parte de deslocações para Europa resulta do aumento da parte de
deslocações para ‘outros continentes’, tema que justifica post específico.
Gráfico 1.2 – Deslocações entre
1961/62 e 2010 – percentagem
(percentagem)
Em 2013, o
mercado emissor do Reino Unido representa 58,5 milhões de deslocações ao
estrangeiro. A estabilidade das deslocações durante a década de 2000,
identificada no gráfico 1.1, parece resultar do mercado ter atingido a
maturidade. O gráfico 1.3 mostra que na realidade, o número de deslocações:
-entre
1980/2005, continua o crescimento sustentado iniciado em 1961, mas estabiliza
entre 2006/2008,
-entre
2008/2009 tem queda brusca, consequência directa da Crise, a que se segue
alguma recuperação entre 2009/2013.
Gráfico 1.3 – Mercado do Reino Unido
– deslocações (1980/2013)
(milhares)
O Gráfico
1.4 ilustra evolução do índice das deslocações entre 1999/2013 e completa a
informação do gráfico anterior. Com efeito,
-a queda
entre 2008/2009 continua em 2010 com índice a voltar a valores de 1999/2000,
-entre
2010/2013 o índice tem ligeira recuperação, mas apenas atinge valores de 2002.
O Reino
Unido, por mérito próprio e por ocupar ilhas, dispõe de números fidedignos
sobre turismo emissor e pouco influenciados por estadias de uma noite.
Ignoramos se outros mercados evoluem segundo o mesmo padrão: queda brusca com a
crise seguida de recuperação anémica.
Gráfico 1.4 – Mercado Reino Unido – índice
das deslocações (1999/2013)
(1999=100)
*Deslocações por motivo
O IPS
considera quatro motivos da deslocação, miscellaneous que é residual e três
importantes: holiday, business e visiting friends or relatives. O gráfico 1.5
ilustra evolução de deslocações por motivos entre 1980/2013, com as deslocações
-por holiday
a seguirem o padrão de evolução de todas as deslocações [ver gráfico 1.3],
-por business
a parecerem subavaliadas,
-por VFR a
serem ainda pouco importantes, mas a crescerem de maneira sustentada desde a
década de 1990 [VIII].
Gráfico 1.5 –
Deslocações
segundo o motivo (1980/2013)
(milhares)
O gráfico
1.6 ilustra o índice de deslocações por motivo entre 1999/2013:
-o de holiday
cai 15,4% entre 2008/2009 e em 2013 é inferior ao valor de 2009,
-o de VFR
cai 12,8% entre 2008/2010 e em 2013 supera o valor de 2008,
-o de business
cai 22,8% entre 2008/2009 e em 2013 tem o valor de 1999.
Gráfico 1.6 – Índice das deslocações
segundo o motivo (1999/2013)
(1999=100)
*Deslocações por macro
destinos
O
IPS considera deslocações segundo três macro destinos: Europa, América do Norte
e Outros. Em 2013, as quotas de mercado são, respectivamente, de 78.5%, 5.8% e
15.7%. O gráfico 1.7 ilustra a evolução destes grandes destinos entre
1980/2013:
-a
Europa domina e segue padrão de evolução já identificado [gráfico 1.3],
-Outros
Países cresce de maneira sustentada desde a década de 1990 e ultrapassa a América
do Norte no início da de 2000.
Entre 2008
e 2013, a quota e mercado da Europa diminui de -0,4%, a da América do Norte
diminui de -0,9% e a de Outros aumenta de 1,3%. Esta evolução é pertinente
porque indicia queda da quota de mercado da Europa.
Há
dois casos a analisar: que países explicam o crescimento de Outros? e como explicar
a descida da América do Norte?
Gráfico 1.7 – Deslocações por macro destinos
(1980/2013)
(milhares)
O gráfico
1.8 ilustra o índice de deslocações por macro destino entre 1999/2013 e suscita
três comentários:
-entre
2008/2009 o índice da Europa cai de 125 para 105, desce a 98 em 2010 e recupera
para 105 em 2013, o valor de 2001,
-entre
2008/2009 o índice da América do Norte cai de 98 para 77 e atinge 72 em 2013,
ainda 16 pontos abaixo do mínimo pré crise de 88 em 2003,
-depois de
subida sustentada desde 1999, o índice de Outros Países cai entre 2008/2009 de
180 para 163 e atinge 166 em 2013.
Gráfico 1.8 – Índice das deslocações
por macro destinos (1999/2013)
(1999=100)Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey
*Deslocações segundo o meio de transporte
O IPS
considera três meios de transporte: aéreo, marítimo e túnel. Em 2013 a quota de
cada um é, respectivamente, de 79.6%, 12.3% e 8.5%. O gráfico 1.9 ilustra a
evolução entre 1980/2013 das deslocações por meio de transporte:
-o transporte
pelo túnel parece ter conquistado tráfego ao transporte marítimo e não ter
influenciado a evolução do transporte aéreo,
-o
transporte aéreo segue o padrão da evolução do motivo holiday e do macro destino
Europa.
Gráfico 1.9 – Deslocações segundo
meio de transporte (1980/2013)
(milhares)Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey
O gráfico
1.10 ilustra a evolução entre 1980/2013 do índice das deslocações por meio de transporte:
-depois de
crescimento sustentado, o índice de transporte aéreo estabiliza entre 2006 e
2008, desce de 149 para 124 entre 2008/2009, acentua a queda em 2010 para 115 e
recupera em 2013 para 124, valor inferior ao de 2003,
-em 2013 o
índice do túnel atinge 81, acima dos 69 do transporte marítimo (ferry), mas em
valor o túnel ainda está abaixo – 4.798 milhares de deslocações contra 7.166 do
ferry.
Gráfico 1.10 – Índice das deslocações
segundo o meio de transporte
(1999=100)Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey
*Deslocações para a Europa, por holiday
e por avião
Os
segmentos Europa, holiday e por avião são os mais importantes em si e para o
destino Portugal. O gráfico 1.11 ilustra a evolução das deslocações para cada
um destes segmentos em quantidade, e o gráfico 1.12 a evolução em índice. O
resultado da observação dos dois gráficos não surpreende:
-uma
evolução similar em quantidade, mas na qual o transporte aéreo é driver do crescimento.
Gráfico 1.11 – Deslocações dos
segmentos Europa, Holiday e Avião (1980/2013)
(milhares)Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey
Gráfico 1.12 – Índice das Deslocações
do segmento Europa, Holiday, Avião (1999/2013)
(1999=100)
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