Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve (I Parte)


Os Operadores Turísticos que vendem a Oferta do Turismo no Algarve têm sido apresentados como vítimas de “aposta cega nas companhias low cost”, num mundo em que empresários são “a favor” de uns e “contra” os outros. Pensamos que esta visão do mercado, demasiado parcelar e focada no “produto”, não é a que melhor permite à Oferta do Turismo criar valor a partir de uma Procura diversificada, como é a do mercado turístico.

A exemplo do que acontece no post sobre as Companhias Aéreas, propomo-nos dois objectivos. O primeiro é:

-apresentar os dois maiores Operadores Turísticos da actualidade (TUI Travel e Thomas Cook) e os dois mais importantes mercados turísticos da Europa (Alemanha e Reino Unido), que são a base fundamental da criação de valor pela Iniciativa Privada, com a facilitação pela Intervenção Pública.

O segundo objectivo, a analisar em próximos posts, continua a ser o de contribuir para ultrapassarmos a referida visão dominante do mercado, de modo a concentrarmo-nos no que realmente conta:

-as exigências dos modelos de negócio da Procura, servida por um Transporte Aéreo liberalizado e diversificado, que cria novas tensões na actividade dos Operadores Turísticos e obriga Iniciativa Privada e Intervenção Pública a agir de maneira diferente da do passado, seja ele anterior à Crise de 2008/2009 ou mais recente.

Este post é parte de uma série de três posts, que integra

-Sobre as Companhias Low Cost no Aeroporto de Faro (Link)

-Operadores Turísticos e Companhias Aéreas na Oferta de Turismo do Algarve – De 1950 à Actualidade (a publicar).

 

Aviso

Dada a extensão do post e o número de gráficos e quadros e por razões técnicas ligadas ao Blogger, o presente post é publicado em 4 Partes:

-I Parte – Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve (I Parte – Nota Inicial)
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/operadores-turisticos-e-oferta-de_28.html

-II Parte – Thomas Cook Group, plc - Uma Amostra
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/thomas-cook-group-plc-uma-amostra.html

-III Parte – TUI Travel, plc
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/tui-travel-plc-uma-amostra.html

-IV Parte – Síntese Sobre os Mercados Turísticos do Reino Unido e Alemanha
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/sintese-sobre-os-mercados-turisticos-do.html

Lamentamos esta situação, que esperamos poder ultrapassar de modo a permitir a leitura completa do texto num só post.

 

1.Nota Prévia

*Uma Leitura Orientada Para o Marketing & Vendas
Os três posts desta série pretendem ilustrar a realidade das Companhias Aéreas e dos Operadores Turísticos da actualidade e como, ao longo de mais de meio século, se forma esta “actualidade”. Com efeito, o futuro do Turismo no Algarve é construído a partir do que existe, mas é condicionado por mais de meio século de transformações profundas na Procura, Transporte Aéreo e Operadores Turísticos.

A leitura destes três posts deve ser orientada pela preocupação em sabermos como, no futuro da relação entre a Oferta e Companhias Aéreas e Operadores Turísticos, são assumidas duas responsabilidades:
-a da Iniciativa Privada assegurar o Marketing & Vendas da sua Oferta,

-a da Intervenção Pública facilitar este Marketing & Vendas e qualificar a envolvente da Oferta Privada.
Este é o tema da próxima série de posts.


*Perguntas a Ter em Conta
A leitura do presente post e de alguns dos documentos citados, deve ajudar a responder a duas grandes questões

-quais as exigências do mercado da TUI Travel e Thomas Cook e qual a adaptação da Oferta que é necessária? e, com destaque para o mercado da Alemanha, como deve a Oferta integrar as exigências ambientais em toda a cadeia de valor?

-face à escala e diversidade dos dois operadores turísticos, como deve a Oferta de Turismo do Algarve negociar com esses parceiros? questão relevante, quando sabemos como a Oferta é fragmentada, sem dinâmica de consolidação, sem tradição de cooperação de negócio e quase incapaz de criar parcerias entre si e com parceiros exteriores – as excepções apenas confirmando a regra.  

*Distribuição da Oferta de Turismo no Algarve
Desde sempre, a maioria da Oferta de Turismo do Algarve não se preocupa com a Distribuição, quase sempre a cargo dos operadores turísticos. Na actualidade dos diversos mercados turísticos, incluindo os da Alemanha e Reino Unido, Operadores Turísticos independentes podem a distribuir a Oferta do Algarve.

Dito isto,
-pela sua escala e diversidade, TUI Travel e Thomas Cook exigem atenção especial pela Oferta de Turismo e ilustram todos os aspectos da “nova Distribuição”.

*Realidade “do online”, no Produto, Promoção e Distribuição
Na actualidade, a Internet é elemento do Produto (sem Internet, Reservas e Revenue Management não seriam o que são), nova base de Promoção, e factor de profunda transformação da Distribuição, no Marketing & Vendas do Produto.

Dada a dificuldade em sistematizar a informação dos Annual Reports & Accounts dos dois operadores, não analisamos o tema. Remetemos o leitor para a leitura destes documentos, com destaque para os de 2012.
Do ponto de vista da Oferta de Turismo no Algarve, há três situações:

-a mais corrente é a Oferta contratar com o Operador Turístico e deixar que este a empacote e distribua em vários Canais de Distribuição – como veremos, o Canal Online cresce em volume e percentagem do negócio, mas a venda por Agência de Viagens ainda é importante,

-a mais recente é a Oferta contratar com os Operadores Online que não estão integrados em Operadores Turísticos – entre outros, é o caso da Expedia,
-finalmente, há empresas a promover a venda directa ao público.

Compete à Oferta conhecer a realidade do mercado em cada uma destas três situações, para delas tirar o melhor proveito possível. Neste campo, há um enorme esforço a realizar e o primeiro consiste em ultrapassar o mito da Distribuição Online como algo só acessível a espiritos superiormente dotados.

*Market Intelligence e Investigação de Mercado
A análise que fazemos neste post e no consagrado às Companhias Low Cost põe em evidência que Iniciativa Privada e Intervenção Pública partilham lacunas graves em duas áreas cruciais:

-Market Intelligence – hoje acessível por instituições credíveis, cujos serviços é urgente contratar,

-Investigação de Mercado (Market Research), a realizar por empresas e Associação Turismo do Algarve, sob a umbrela do Turismo de Portugal.

Se não preenchermos estas lacunas, o Marketing & Vendas da Oferta, quando o há, não tem a eficiência indispensável ao sucesso das vendas.

 
A Bem da Nação

Albufeira 28 de Janeiro de 2013
Sérgio Palma Brito

 
Notas

Informação sobre TUI Travel, plc
Site: http://www.tuitravelplc.com/

Informação sobre Thomas Cook Group, plc
-site: http://www.thomascookgroup.com/about

-MyTravel Announcements and Documentation: http://www.thomascookgroup.com/mytravel-announcements

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