Os Operadores Turísticos que vendem a Oferta do Turismo no Algarve têm sido
apresentados como vítimas de “aposta cega nas companhias low cost”, num mundo
em que empresários são “a favor” de uns e “contra” os outros. Pensamos que esta
visão do mercado, demasiado parcelar e focada no “produto”, não é a que melhor
permite à Oferta do Turismo criar valor a partir de uma Procura diversificada,
como é a do mercado turístico.
A exemplo do que acontece no post sobre as Companhias Aéreas, propomo-nos
dois objectivos. O primeiro é:
-apresentar os dois maiores Operadores Turísticos da actualidade (TUI
Travel e Thomas Cook) e os dois mais importantes mercados turísticos da Europa
(Alemanha e Reino Unido), que são a base fundamental da criação de valor pela
Iniciativa Privada, com a facilitação pela Intervenção Pública.
O segundo objectivo, a analisar em próximos posts, continua a ser
o de contribuir para ultrapassarmos a referida visão dominante do mercado, de
modo a concentrarmo-nos no que realmente conta:
-as exigências dos modelos de negócio da Procura, servida por um Transporte
Aéreo liberalizado e diversificado, que cria novas tensões na actividade dos
Operadores Turísticos e obriga Iniciativa Privada e Intervenção Pública a agir
de maneira diferente da do passado, seja ele anterior à Crise de 2008/2009 ou
mais recente.
Este post é parte de uma série de três posts, que integra
-Operadores Turísticos e Companhias Aéreas na Oferta de Turismo do Algarve
– De 1950 à Actualidade (a publicar).
Aviso
Dada a
extensão do post e o número de gráficos e quadros e por razões técnicas ligadas
ao Blogger, o presente post é publicado em 4 Partes:
-I Parte –
Operadores Turísticos e Oferta de Turismo do Algarve (I Parte – Nota Inicial)
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/operadores-turisticos-e-oferta-de_28.html
-II Parte –
Thomas Cook Group, plc - Uma Amostra
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/thomas-cook-group-plc-uma-amostra.html
-III Parte
– TUI Travel, plc
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/tui-travel-plc-uma-amostra.html
-IV Parte –
Síntese Sobre os Mercados Turísticos do Reino Unido e Alemanha
http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2013/01/sintese-sobre-os-mercados-turisticos-do.html
Lamentamos esta situação, que
esperamos poder ultrapassar de modo a permitir a leitura completa do texto num
só post.
1.Nota Prévia
*Uma Leitura Orientada Para o
Marketing & Vendas
Os três
posts desta série pretendem ilustrar a realidade das Companhias Aéreas e dos
Operadores Turísticos da actualidade e como, ao longo de mais de meio século,
se forma esta “actualidade”. Com efeito, o futuro do Turismo no Algarve é construído
a partir do que existe, mas é condicionado por mais de meio século de
transformações profundas na Procura, Transporte Aéreo e Operadores Turísticos.
A leitura
destes três posts deve ser orientada pela preocupação em sabermos como, no
futuro da relação entre a Oferta e Companhias Aéreas e Operadores Turísticos,
são assumidas duas responsabilidades:
-a da
Iniciativa Privada assegurar o Marketing & Vendas da sua Oferta,
-a da
Intervenção Pública facilitar este Marketing & Vendas e qualificar a
envolvente da Oferta Privada.
Este é o
tema da próxima série de posts.*Perguntas a Ter em Conta
-quais as exigências do mercado da TUI Travel e Thomas Cook e qual a adaptação da Oferta que é necessária? e, com destaque para o mercado da Alemanha, como deve a Oferta integrar as exigências ambientais em toda a cadeia de valor?
-face à
escala e diversidade dos dois operadores turísticos, como deve a Oferta de
Turismo do Algarve negociar com esses parceiros? questão relevante, quando
sabemos como a Oferta é fragmentada, sem dinâmica de consolidação, sem tradição
de cooperação de negócio e quase incapaz de criar parcerias entre si e com
parceiros exteriores – as excepções apenas confirmando a regra.
*Distribuição da Oferta de Turismo
no Algarve
Desde
sempre, a maioria da Oferta de Turismo do Algarve não se preocupa com a
Distribuição, quase sempre a cargo dos operadores turísticos. Na actualidade
dos diversos mercados turísticos, incluindo os da Alemanha e Reino Unido,
Operadores Turísticos independentes podem a distribuir a Oferta do Algarve.
Dito isto,
-pela sua
escala e diversidade, TUI Travel e Thomas Cook exigem atenção especial pela
Oferta de Turismo e ilustram todos os aspectos da “nova Distribuição”.
*Realidade “do online”, no Produto,
Promoção e Distribuição
Na
actualidade, a Internet é elemento do Produto (sem Internet, Reservas e Revenue Management não seriam o que
são), nova base de Promoção, e factor de profunda transformação da
Distribuição, no Marketing & Vendas do Produto.
Dada a dificuldade
em sistematizar a informação dos Annual Reports & Accounts dos dois
operadores, não analisamos o tema. Remetemos o leitor para a leitura destes
documentos, com destaque para os de 2012.
Do ponto de
vista da Oferta de Turismo no Algarve, há três situações:-a mais corrente é a Oferta contratar com o Operador Turístico e deixar que este a empacote e distribua em vários Canais de Distribuição – como veremos, o Canal Online cresce em volume e percentagem do negócio, mas a venda por Agência de Viagens ainda é importante,
-a mais
recente é a Oferta contratar com os Operadores Online que não estão integrados
em Operadores Turísticos – entre outros, é o caso da Expedia,
-finalmente,
há empresas a promover a venda directa ao público.
Compete à
Oferta conhecer a realidade do mercado em cada uma destas três situações, para
delas tirar o melhor proveito possível. Neste campo, há um enorme esforço a realizar e o primeiro consiste em ultrapassar o mito da Distribuição Online como algo só acessível a espiritos superiormente dotados.
*Market Intelligence e Investigação de Mercado
-Market Intelligence – hoje acessível por
instituições credíveis, cujos serviços é urgente contratar,
-Investigação
de Mercado (Market Research), a
realizar por empresas e Associação Turismo do Algarve, sob a umbrela do Turismo
de Portugal.
Se não
preenchermos estas lacunas, o Marketing & Vendas da Oferta, quando o há,
não tem a eficiência indispensável ao sucesso das vendas.
Albufeira
28 de Janeiro de 2013
Sérgio
Palma Brito
Notas
Informação
sobre TUI Travel, plc
Site: http://www.tuitravelplc.com/Informação sobre Thomas Cook Group, plc
-site: http://www.thomascookgroup.com/about
-MyTravel Announcements and Documentation: http://www.thomascookgroup.com/mytravel-announcements
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