O presente post é o quarto de uma série de cinco
(Primeiro,
Segundo,
Terceiro,
Quarto,
Quinto)
sobre o tema:
Alojamento Turístico
Não Classificado no Após Crise de 2008/2009
Esta é a
Segunda de três Séries de posts:
-Alojamento
Turístico Não Classificado no Após Crise de 2008/2009,
-Modelo e
Identificação do Turismo Residencial em Portugal (Terceira).
No presente Post apenas analisamos os dois
Tipos de Alojamento Turístico Não Classificado (1) que integramos sob a umbrela
de ‘As Camas Paralelas Chegam à Cidade’ (Aqui):
-Estabelecimentos de Alojamento Turístico
Colectivo (Hostels & Similares),
-Apartamentos Arrendados a Turistas em Lisboa e
Porto,
1.Estabelecimentos de Alojamento Turístico
Colectivo
*Hostels e do
Conjunto de B&Bs, Inns e Guest Houses, Por Cidade
O
Gráfico 1 ilustra o Total de Hostels e do conjunto de B&Bs, Inns e Guest
Houses (2), por Cidade, no conjunto de dois operadores (Booking e Flipkey).
Gráfico 1 –
Hostels e Conjunto de B&Bs, Inns e Guest Houses, por Cidade
(unidades)Fonte: Elaboração própria com base em informação obtida nos sites
Estes
números
-são a
soma de designações similares de Estabelecimentos da Booking e Flipkey,
-podem
incluir o mesmo estabelecimento,
-seguem
o padrão de Barcelona ter mais estabelecimentos do que Lisboa e esta cidade ter
mais do que o Porto.
*Web
Reservations International
A Web Reservations International
(http://www.webresint.com/index.html) é uma empresa ‘privada’, criada em 1999 e
detida, desde 2009, por Hellman and Friedman LLC, uma ‘private equity
investment firm’ (www.hf.com).
A Web Reservations International opera com
quatro marcas:
-Hostelworld.com (http://www.hostelworld.com), a ‘flagship brand’ da WRI, com 35.000
estabelecimentos em 35 países,
-HostelBookers.com (http://www.hostelbookers.com), que afirma ser ‘the first budget
accommodation website’, com 20.000 estabelecimentos em 3.500 destinos,
-Hostels.com
(http://www.hostels.com), que afirma ser ‘the
ultimate guide to hostels and budget accommodation on the internet featuring
over 35,000 properties worldwide),
-BedandBreakfastworld.com
(http://www.bedandbreakfastworld.com), ‘the largest
database of B&Bs worldwide, featuring over 7,000 bed and breakfasts
bookable online’.
*Hostelworld
A Hostelworld organiza os
Hostel Awards, onde os Hostels portugueses têm posição de destaque. O Gráfico 2
ilustra o Posicionamento de Barcelona, Lisboa e Porto na Hostelworld.
Gráfico 2 – Posicionamento de Barcelona, Lisboa
e Porto na Hostelworld
(unidades)
2.Apartamentos Arrendados a Turistas – Lisboa e
Porto
*Um ‘Tipo Atípico de Alojamento Turístico’
Com base na informação de que dispomos, os
Apartamentos a Arrendar a Turistas
-não parecem corresponder ao Tipo Residência
Secundária Arrendada a Turistas do Modelo Simplificado de Alojamento Turístico,
-parecem ter origem em Apartamentos Vagos do
Recenseamento da Habitação que passam a ser arrendados a Turistas (Terceiro),
-poderão resultar de um mix destas duas
possibilidades.
*Unidades de Holiday Rentals Por Cidade e
Por Operador
O
Gráfico 3 ilustra, no caso de Holiday Rentals (3), o número de unidades por
Cidade e por Operador.
Gráfico 3 –Unidades de Holiday Rentals por Por Cidade e por Operador
(unidades)Fonte: Elaboração própria com base em informação obtida nos sites
As
designações são diferentes mas todas referem o mercado do Holiday Rental.
*Total de
Holiday Rentals Por Cidade
O
Gráfico 4 ilustra o Total de Holiday Rentals
por
Cidade, para o conjunto dos quatro operadores. Neste caso,
-o
número de Holiday Rentals de Barcelona é mais do triplo do de Lisboa e este
quase o quádruplo do Porto, assumindo que não há Holiday Rentals
comercializados por mais de um operador.
Gráfico 4 –
Total de Holiday Rentals Por Cidade
(unidades)Fonte: Elaboração própria com base em informação obtida nos sites
Estes
números devem ser lidos com muita prudência, pois estar listado pelo operador
não significa fazer negócio significativo. Feita esta reserva, há duas leituras
-mais
de três mil “Apartamentos” em Lisboa é um número excessivo,
-Lisboa
tem menos de um terço da oferta de Barcelona e o potencial de crescimento
existe.
Sem
dispormos de quantificação mais sólida, o debate vira estéril especulação
intelectual.
A Bem da
Nação
Albufeira 1
de Abril de 2014
Sérgio
Palma Brito
Notas
(1)Não
consideramos o Alojamento Gratuito Por Familiares e Amigos. Em outro Post (Aqui) mostramos como as Viagens por
Motivo de Visita a Familiares e Amigos e o Alojamento Gratuito Por Familiares e
Amigos são uma realidade Económica, Social e Cultural que resulta
-da secular
Emigração de Portugueses para o estrangeiro, com a formação de uma Diáspora que
cada vez mais visitará Portugal,
-da
Urbanização da População Portuguesa, sobretudo desde a década de 1950, no
seguimento do Êxodo Rural e litoralização,
-da
crescente Imigração ou Estadias Longas de Reformados e Activos Não Residentes a
gerar visitas por Familiares e Amigos.
(2)Esta é a
tipologia da Booking.com, a empresa que, pela sua escala e sucesso, parece ser
a que melhor conhece esta realidade.
(3)No mundo
to Turismo abundam as mais diversas designações informais. Na ocorrência
Holiday Rentals (ou Vacation Rentals) designa a comercialização de Residências
Secundárias de Utilização Turística, integradas ou não em estabelecimentos.
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