Este post é o segundo de uma
Série de três (Primeiro, Segundo,
Terceiro)
que consagramos à análise da Receita de Viagens e Turismo por Mercado
Emissor:
-Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Evolução Entre
2003/2013,
-Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Crescimento Entre
2009/2013,
-Receita de Viagens e Turismo
Por Mercado Emissor – Temas Para Debate.
Neste segundo
post descrevemos dois aspectos do Crescimento da Receita de Viagens e Turismo
Entre 2009/2013
-Importância
dos Mercados Emissores,
-Detalhe
por Grupos de Mercados Emissores.
1.Crescimento da Receita de Viagens e
Turismo Entre 2009/2013 – Importância dos Mercados Emissores
*Origem do Crescimento da Receita de
Viagens e Turismo Por Tipos de Mercados Emissores2009/2013
O Gráfico 1
ilustra a Origem do Crescimento da Receita de Viagens e Turismo entre
2009/2013, segundo cinco tipos de Mercados Emissores de Turismo que
identificámos, divisão que explicamos no Terceiro
Post.
Gráfico 1 – Crescimento da Receita
Por Tipos de Mercado Emissor
(€milhões)Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat
Comentários:
-os
Mercados de Alemanha, Espanha, França e Reino Unido explicam 40.3% (€944milhões)
do crescimento da Receita de Viagens e Turismo entre 2009/2013,
-os
Mercados de Angola, Brasil e EUA representam 33.6% (€786milhões),
-estes dois
grupos representam 73.8% (€1730milhões) do crescimento,
-o conjunto
dos onze Mercados (quatro Países Nórdicos) que seguem explica apenas 15.8%
(€371milhões).
Esta é
parte do alicerce de estratégia para promover o Crescimento da Receita de
Viagens e Turismo.
*Mercados Emissores: Valor em 2013 e
Crescimento 2009/2013
O Gráfico 2 ilustra a
comparação, por Grupo de Mercados Emissores, entre a parte do Valor em 2013
(€9.250milhões) e a parte do Crescimento entre 2009/2013 (€2.342milhões).
Quatro Comentários:
-a diferença entre percentagens
do Rising Stars justifica a designação,
-Suspeitos do Costume e
Pequenos e Médios Mercados participam mais no Valor em 2013 do que no
Crescimento entre 2009/2013,
-Esperanças & Decepções e
Outros mantêm a percentagem,
-vale a pena fazer uma análise
por País e com recurso a modelo estatístico adequado.
Gráfico 2 – Grupos de Mercados no Valor
em 2013 e Crescimento entre 2009/2013)
(milhões)
*Suspeitos do Costume
O Gráfico 3
ilustra o crescimento dos quatro Suspeitos do Costume: França, Alemanha,
Espanha e Reino Unido.
Os quatro
Suspeitos do Costume explicam 40.3% do crescimento entre 2009/2013, com €944m:
-França –
não cai entre 2008/2009; recuperação rápida e sustentada – um caso de sucesso;
-Alemanha –
ligeira queda entre 2008/2009; recuperação a mostrar potencial de crescimento –
a caminho de outro caso de sucesso?
-Espanha –
ligeira queda e ligeira recuperação
-Reino
Unido – queda acentuada entre 2008/2009; recuperação que se situa entre a da
Espanha e a da Alemanha.
Gráfico 3 – Receita de França,
Alemanha, Espanha e Reino Unido
(€milhares)
Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat
*Rising Stars
O Gráfico 4
ilustra o crescimento dos três Rising Stars: Angola, EUA e Brasil.
Os três
‘Rizing Stars’ explicam 33.6% do crescimento, com €786m:
-Angola –
crescimento forte e sustentado desde 2008 (imunidade à Crise), com baixa de
ritmo entre 2012/2013,
-EUA –
crescimento segundo o padrão de Angola, mas a manter-se entre 2012/2013,
-Brasil –
depois da queda entre 2008/2009, retoma crescimento, mas estabiliza entre
2011/2013.
Gráfico 4 – Receita de Angola, EUA e
Brasil
(€milhares)
*Pequenos e Médios Mercados
O Gráfico 5
ilustra o crescimento dos oito Pequenos
e Médios Mercados: Holanda, Irlanda, Itália, Bélgica, Suíça, Países Nórdicos,
Canadá e Luxemburgo.
Os oito
Pequenos e Médios Mercados explicam 15.8% do crescimento, com €371m:
-com mais
ou menos diferenças e à excepção da Itália, todos os Mercados mostram queda ou
abrandamento entre 2008/2009, excepto a Suíça e Luxemburgo (casos de imunidade
à Crise),
-parece
haver duas Ligas, com Holanda e o conjunto dos quatro Países Nórdicos a destacar-se
dos outros Mercados
Gráfico 5 – Receita de Holanda,
Irlanda, Itália, Bélgica, Suíça, Países Nórdicos, Canadá e Luxemburgo
(€milhares)Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat
*Esperanças & Decepções
O Gráfico 6
ilustra o crescimento dos Mercados que consideramos de Esperanças &
Decepções: Áustria, China, Rússia, India, Japão, Polonia e Venezuela.
Cada País
do Grupo dos Mercados Esperanças & Decepções apresenta valores abaixo de
€100m, e o Grupo explica 5.7% do crescimento, com €134m.
Começamos
por considerar os novos Mercados:
-destaca-se
o crescimento da Federação Russa e o eventual potencial da Polónia,
-o
crescimento da China entre 2012/2013 é de 199.3% para atingir €34milhões,
-o mercado
da Índia é simbólico.
De entre os
Mercados tradicionais,
-Áustria e
Venezuela, cada um à sua maneira, são casos à parte,
-depois de
pelo menos trinta anos de esforços, o valor do Japão em 2013 representa 26.1%
do de 2003 e, com €15 milhões não tem significado.
Gráfico 6 – Receita de Áustria,
China, Rússia, India, Japão, Polonia e Venezuela
(€milhares)Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat
A Bem da
Nação
Albufeira
17 de Março de 2014
Sérgio
Palma Brito
Sem comentários:
Enviar um comentário