Consagramos uma Série de três
Posts (Primeiro, Segundo,
Terceiro)
à análise da Receita de Viagens e Turismo por Mercado Emissor:
-Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Evolução Entre
2003/2013,
-Receita de Viagens e Turismo Por Mercado Emissor – Crescimento Entre
2009/2013,
-Receita de Viagens e Turismo
Por Mercado Emissor – Temas Para Debate.
Neste
primeiro post descrevemos a Receita de Viagens e Turismo por Mercado Emissor,
segundo o Valor em 2013 e a evolução entre 2003/2013.
1.Receita de Viagens e Turismo em
2013 – Importância dos Mercados Emissores
*Receita de Viagens e Turismo – TOP
15 dos Mercados Emissores em 2013
O Gráfico 1
ilustra a Receita de Viagens e Turismo do TOP 15 dos Mercados Emissores, em
2013. Três Comentários:
-o TOP 15
dos Mercados Emissores em 2013 (€8.280 milhões) representa 89.5% do Total
(€9.250milhões),
-depois dos
quatro Mercados Importantes que são tradicionalmente mais importantes, os três
seguintes (Angola, EUA e Brasil) são algo inesperados,
-estes sete
primeiros Mercados Emissores (€6.693milhões) representam 72.4% do
Total(€9.250milhões).
Gráfico 1 – Receita de Viagens e
Turismo do TOP 15 dos Mercados Emissores
(€milhões)Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat
*Receita de Viagens e Turismo em
2013 Por Grupos de Mercados Emissores
Depois de
considerarmos a Evolução entre 2003/2013 e o Crescimento entre 2009/2013 (Segundo),
dividimos os Mercados Emissores em cinco Grupos:
-Suspeitos
do Costume, Rising
Stars, Pequenos e Médios Mercados, Esperanças & Decepções e Outros.
Esta
divisão é explicada no Terceiro
Post.
O Gráfico 2
ilustra a repartição da Receita de Viagens e Turismo em 2013, por estes Grupos
de Mercados Emissores. Em percentagem, a repartição é:
-os quatro Suspeitos do
Costume, 57%; os três Rising Stars, 15,4%; os oito Pequenos e Médios Mercados,
19,6%; os sete Esperanças e Decepções, 3,6%; e os Outros, 4,4%.
Gráfico 2 – Receita de Viagens e
Turismo em 2013 Por Grupos de Mercados Emissores
(€milhões)Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat
2.Receita de Viagens e Turismo por Grupos
de Mercados Emissores – Evolução Entre 2009/2013
*Os Quatro Suspeitos do Costume
O Gráfico 3
mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada por
Visitantes Residentes em Alemanha, Espanha, França e Reino Unido, que
representam 57% do Total da Receita. Registamos
-o
crescimento consistente dos Mercados de França e Alemanha, a indiciar
possibilidade de crescimento futuro,
-a queda
significativa do Mercado do Reino Unido entre 2008/2009, seguida de lenta e
insuficiente recuperação,
-o
crescimento do Mercado Emissor de Espanha até 2008, em linha com o de França,
mas seguido de estabilização desde então.
Gráfico 3 – Evolução 2003/2013 de Alemanha,
Espanha, França e Reino Unido
(milhões)Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat
*Os Três Rising Stars
O Gráfico 4
mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada pelos
Mercados Emissores de Angola, Brasil e Estados Unidos, que representam 15,4% do
Total da REceita. A performance destes Mercados entre 2009/2013 (Segundo)
justifica a designação de Rising Stars. Três comentários:
-o
crescimento de Angola a partir de 2008 resulta de acção programada em Portugal
ou é fruto de factores exógenos?
-questão
similar sobre o crescimentos dos EUA a partir de 2009/2010,
-o
crescimento do Brasil parece relacionado com o desenvolvimento das ligações
entre Brasil e Portugal pela TAP.
Gráfico 4 – Evolução 2003/2013 de Angola,
Brasil e Estados Unidos
(milhões)
Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal-
BPStat
*Pequenos e Médios Mercados
O Gráfico 5
mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada pelos
Mercados Emissores de Bélgica,
Holanda, Irlanda, Itália e Suíça. Três comentários:
-o Mercado
Emissor da Holanda destaca-se pelo volume e crescimento sustentado apenas
perturbado por pequena queda entre 2008/2009,
-com
divergências menores, os Mercados de Bélgica,
Irlanda e Suíça seguem um mesmo padrão de crescimento,
-apenas o
Mercado Emissor de Itália interrompe o Crescimento em 2009 e não o recupera até
2013.
Gráfico 5 – Evolução 2003/2013 de Bélgica,
Holanda, Irlanda, Itália e Suíça
milhões)
O Gráfico 6
mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada pelos
Mercados Emissores de Dinamarca, Finlândia, Luxemburgo, Noruega, Suécia e
Canadá. Três comentários:
-os
Mercados Emissores de Finlândia e Dinamarca têm performance fraca em Valor e
Crescimento,
-a
Emigração parece ter influência no Crescimento dos dois Mercados Emissores mais
importantes em 2013 (Canadá e Luxemburgo),
-a
performance do Mercado Emissor da Noruega parece estar ligada ao dinamismo da low
cost Norwegian Air Shuttle e ter potencial de crescimento.
Gráfico 6 – Evolução 2003/2013 de Dinamarca,
Finlândia, Luxemburgo, Noruega, Suécia e Canadá
(milhões)
Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal-
BPStat
*Esperanças & Decepções
O Gráfico 7
mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada pelos
Mercados Emissores de Áustria, China, Polónia e Rússia. Quatro comentários:
-o
crescimento do Mercado Emissor da Rússia, a indiciar que, com muito atraso em
relação a Destinos concorrentes de Portugal, ainda pode ser importante
-o
crescimento do Mercado Emissor da China, ainda para valor muito baixo, mas com
perspectiva de crescimento por via do Golden Visa,
-o Mercado
Emissor da Áustria com evolução pacata,
-por fim, o
Mercado Emissor da Polónia a poder ser um sucesso no futuro, se tivermos
engenho e arte.
Gráfico 7 – Evolução 2003/2013 de Áustria,
China, Polónia e Rússia
(milhões)Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal- BPStat
O Gráfico 8
mostra a Evolução 2003/2013 da Receita de Viagens e Turismo gerada pelos
Mercados Emissores de Índia, Japão e Venezuela. Três comentários:
-o Mercado
da Índia tem valor simbólico e ausência de crescimento, a questionar a
prioridade politica que parece ter,
-a evolução
do Mercado da Venezuela, muito ligado à Emigração, apresenta a incerteza da
situação política do País,
-a queda do
Mercado do Japão exige resposta a pergunta óbvia (Porquê) e leva a
interrogar-nos sobre o que terá de ser diferente para que a evolução do Mercado
da China não venha a ser similar.
Gráfico 8 – Evolução 2003/2013 de Índia,
Japão e Venezuela
(milhões)
Sem comentários:
Enviar um comentário