O presente
post pretende ilustrar a relevância económica, social e cultural
-das
Viagens cujo Motivo é a Visita a Familiares e Amigos,
-do Alojamento Gratuito em Casa de Familiares e Amigos.
-Quantificar a Contribuição do Turismo Para a
Economia
As
remissões entre chavetas referem este Relatório, excepto se outro documento for
mencionado. Um Glossário facilita a leitura do post.
1.Dois Mercados e a Oferta
*Economia, Sociedade e Cultura na
Formação da Procura
As Viagens
por Motivo de Visita a Familiares e Amigos e o Alojamento Gratuito Por
Familiares e Amigos ilustram a importância da Economia, Sociedade e Cultura na
Formação da Procura por Turistas (1).
Não
ignoramos que muita da Visão que reduz o Turismo à viagem de classes altas em
hotéis de 4 e 5 estrelas dirá que “nada disto é turismo”, “não é negócio” e
“não são estes clientes que nos interessam”.
Opinião
diferente têm as empresas de transporte (TAP e Low Cost vivem disto), as
empresas que prestam serviços no local de estadia e quem se preocupe real e
concretamente com o desenvolvimento local.
Este tipo
de análise é base do Programa de Marketing & Vendas que ultrapasse o
simples recurso às técnicas.
*O Mercado Externo
Entre 1855
e 1940, mais de um milhão de portugueses emigra para o Brasil e outros países (2). Em 1917, a colónia portuguesa no
Brasil é estimada em 800.000 pessoas. Orlando Ribeiro estima que de 1890 a
1940, “saíram de Portugal 1.2 milhões de emigrantes, 92% oriundos do Norte e
83% destinados ao Brasil”.
Neste post,
não analisamos como esta massa crítica de viajantes é fundamental para criar o
transporte marítimo utilizado pelos touristes
que visitam Portugal (3).
Também não analisamos a sua importância na procura por tratamentos termais e
financiamento de investimentos turísticos. No início do século XXI, os seus
descendentes e os laços que criam são factor determinante na formação da
procura por viagens a Portugal, centradas em Lisboa, Centro e Norte (4).
Durante os
dez anos da década de 1960, emigram para a Europa um número equivalente ao dos
portugueses que emigraram entre os cinquenta anos de 1890/1940. A Procura por
Viagens de Visitas a Familiares e Amigos por Não Residentes tem as suas raízes
nesta enorme deslocação de população.
*O Mercado Interno
No início
da década de 1950 começa o desenvolvimento industrial de Lisboa e Porto, que
está na origem do despovoamento de grande parte do País, e da formação de duas
grandes Áreas Metropolitanas, mais a urbanização da faixa litoral que as une e
prolonga a Norte do Porto.
Estes
emigrantes no seu País e a sua descendência voltam “à terra” por altura das
férias, pontes, datas festivas ou fins-de-semana.
*Economia, Sociedade e Cultura na
Formação da Oferta
Uma vez no
destino, estes Não Residentes têm impacte significativo na Economia, Sociedade
e Cultura da “terra” de onde partiram. Tudo isto acontece desde há dezenas de
anos, mas tudo isto exige visão integrada da qual a Politica de Turismo não se
deve auto excluir.
As Viagens
por Motivo é a Visita a Familiares e Amigos são um nicho de interesse crescente
para Estadias em Alojamento Turístico Classificado. A variedade dos visitantes
(muitos já na segunda e terceira gerações) e a repetição das visitas criam as
condições para uma parte da estadia já não tenha lugar no Alojamento Gratuito
por Familiares e Amigos ou na Utilização Própria da Residência Secundária.
2.Mercado Interno
2.1.Viagens Por Motivo de Visita a
Familiares e Amigos
*Número Total de Viagens e Viagens
Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos
O Gráfico 1
ilustra a evolução do Número Total de Viagens de Residentes em Portugal e
Destino Portugal e o das Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos,
durante o período 2009/2012.
Nos dois
casos, constatamos uma queda entre 2009 e 2010/2011 e uma subida em 2012, a
parecer contrariar a Crise.
Quadro 1 – Número Total de Viagens e
Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos
Fonte: Elaboração própria, com base em INE –
Estatísticas de Turismo, 2012
*Viagens Por Motivo de Visita a
Familiares e Amigos em Percentagem do Total de Viagens
O Gráfico 2
ilustra a evolução da Percentagem de Viagens de Visita a Familiares e Amigos no
Total de Viagens de Residentes com Destino Portugal. Entre 2010/2012, a
percentagem destas Viagens sobe de 39% para 46% e parece explicar boa parte do
crescimento do número de Viagens.
Quadro
2 – Percentagem de Viagens de Visita a Familiares e Amigos no Total de Viagens
Fonte: Elaboração própria, com base em INE –
Estatísticas de Turismo, 2012
*Repartição das Viagens Por Motivo
de Visita a Familiares e Amigos por NUT II
O Gráfico 3
ilustra a repartição por NUT II das Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e
Amigos. Com a excepção do Algarve, a evolução por NUT segue o padrão do País:
uma queda entre 2009 e
2010/2011 e uma subida em 2012, a parecer contrariar a Crise.
A menor
importância destas Viagens no caso do destino Algarve resulta desta ser uma
região menos povoada e da qual emigrou menos gente.
Quadro
3 - Número de Viagens Por Motivo de Visita a Familiares e Amigos por NUT II
Fonte: Elaboração própria, com base em INE –
Estatísticas de Turismo, 2012
2.2.Dormidas
*Número Total de Dormidas e Dormidas
em Alojamento Gratuito de Familiares e Amigos
O Gráfico 4
ilustra a evolução do Número Total de Dormidas de Residentes em Portugal e em
Viagens de Destino Portugal e o das Dormidas em Alojamento Gratuito de
Familiares e Amigos, durante o período 2009/2012.
O indicador
Número de Dormidas tem mais significado económico do que o do Número de
Viagens. Neste caso constatamos uma realidade simples:
-entre
2010/2012, o aumento do Número Total de Dormidas (4.283) é equivalente ao
aumento do número de Dormidas em Alojamento Gratuito de Familiares e Amigos (4.031).
Quadro
4 – Número Total de Dormidas e Dormidas em Alojamento Gratuito por Familiares e
Amigos
Fonte: Elaboração própria, com base em INE –
Estatísticas de Turismo, 2012
*Viagens Por Motivo de Visita a
Familiares e Amigos em Percentagem do Total de Viagens
O Gráfico 5
ilustra a evolução da Percentagem de Dormidas no Alojamento Gratuito por
Familiares e Amigos no Total de Dormidas.
Entre
2010/2012, o aumento da percentagem das Dormidas é idêntico ao da percentagem
das Viagens (entre 17% e 18%).
Quadro
5 – Percentagem de Dormidas em Alojamento por Familiares e Amigos no Total de
Dormidas
Fonte: Elaboração própria, com base em INE –
Estatísticas de Turismo, 2012
*Repartição por NUT II das Dormidas
em Alojamento Gratuito Familiares e Amigos
O Gráfico 6
ilustra a repartição por NUT II das Dormidas em Alojamento Gratuito Familiares
e Amigos. A evolução é idêntica à registada pelo Gráfico 3 sobre as Viagens por
Motivo de Visita a Familiares e Amigos.
Quadro
6 – Número de Dormidas em Alojamento Gratuito Por Familiares e Amigos por NUT
II
Fonte: Elaboração própria, com base em INE –
Estatísticas de Turismo, 2012
2.3.Contexto
O Gráfico 7
contextualiza a utilização dos diferentes Tipos de Alojamento Turístico pelo
Residentes em Portugal (5).
A importância do Alojamento Gratuito Por Familiares e Amigos é evidente.
Menos
evidente, mas relevante, é questionarmos o valor das Dormidas em Estabelecimentos
Hoteleiros – na ocorrência, Estabelecimentos Hoteleiros tem um significado
diferente do definido para o Alojamento Turístico Classificado [ver
ponto 2.2 do Relatório].
Este
assunto é analisado em Post específico, no qual analisamos
-a evolução
2009/2012 da utilização de cada um dos Tipos de Alojamento Turístico,
-a
comparação com a utilização dos Empreendimentos do Alojamento Turístico
Classificado.
Veremos que
a análise levanta mais perguntas do que dá respostas.
Gráfico 7 – Dormidas Durante as Viagens de
Residentes em Portugal por Tipo de Alojamento Turístico
Fonte: Elaboração própria, com base em INE – Estatísticas
de Turismo, 2012
3.Mercado Externo
3.1.Mercado Externo em Portugal
Não
dispomos de informação que permita analisar as Viagens e Alojamento de Não
Residentes.
Esta é mais
uma consequência de INE e Turismo de Portugal terem descontinuado o Inquérito
aos Movimentos de Pessoas nas Fronteiras, realizado apenas entre 2004/2007.
3.2.Mercado Emissor do Reino Unido –
Visits to Friends and Relatives
*O Estudo de 2009
Um estudo
de 2009 sobre as Visits to Friends and Relatives (VFR)o mercado do Reino Unido reconhece
(6):
-“The robust growth of VFR traffic reflects societal
trends such as increased labour mobility, migration and the ownership of
second-homes abroad.”.
Os
passageiros [o estudo é da CAA] de Visita a Familiares e Amigos, dispõem, em média, de
rendimento menos elevado do que os outros passageiros e viajam mais
frequentemente para o mesmo destino.
*Evolução
das Visits to Friends and Relatives
O Gráfico 8
ilustra, para o caso do Mercado do Reino Unido, as Viagens por Motivo de
Holiday (equivalente de Lazer, recreio ou férias) e Visitas a Familiares e
Amigos.
Em 2012, as
Viagens de VFR continuam a crescer e as de Holiday a diminuir, mas a ritmo
muito lento.
Gráfico 8 – Viagens de
Holiday e de VFRs no Mercado Emissor do Reino Unido (1980/2012)
Fonte:
Elaboração própria com base em Office of National Statistics – Travel Trends
*Travel Trends 2011
Em 2011 (7), uma das Key Trends do Travel Trends
2011 é:
-“Holiday visits abroad grew by 1.1 per cent, business
visits by 3.1 per cent and those to visit friends or relatives increased by 6.9
per cent.”.
Citamos alguns números sobre as Diásporas:
-“Eleven per cent of visits by overseas residents [ao Reino Unido] in 2011 were
made by those holding a UK passport. As would be expected, the majority of
these visits were to see friends or relatives; two-thirds of visits were for
this reason.”,
-“In 2011 over 1 million visits were made to Poland by
Polish nationals living in the UK. This represented 73 per cent of total visits
to Poland by UK residents.”,
-“visits to each of the Irish Republic, Germany, Italy
and Lithuania by UK residents include at least 10 per cent made by nationals of
that country.”.
A Bem da Nação
Albufeira 8
de Agosto de 2013
Sérgio
Palma Brito
Notas
(1)Sobre Motivo da Viagem ver as Recomendações de 2010,
ponto vvv. Sobre Tipos de Alojamento Turístico da Definição Abrangente por
Instituições Internacionais, ver Ponto 3 e Anexo 3 do Relatório.
(2)Dicionário de História de Portugal, dirigido por
Joel Serrão, entrada Emigração, Vol. II, p.19, por Joel Serrão.
(3)Emigração Análise Social e SPB.
(4)Ver Ponto E) de Algarve – Sazonalidade e Low Cost,
na Procura e Oferta de Turismo http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2012/12/algarve-sazonalidade-e-low-cost-na.html
(5)Ver no Glossário “Alojamento Turístico no Inquérito
às Deslocações dos Residentes”.
(6)Civil Aviation
Authority (CAA) – The growth in air travel to visit friends or relatives,
London, March 2009.
(7)Ver Travel Trends 2011: Viagens ao Estrangeiro por
Residentes no Reino Unido – em breve apresentamos a actualização para 2012. http://sergiopalmabrito.blogspot.pt/2012_07_01_archive.html
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