Discordamos
de muita da análise sobre “as low cost e o Algarve”, por a acharmos
conceptualmente desfocada e inadequada à realidade dos factos.
Sobre o conceptualmente
desfocada,
-ao
Aeroporto de Faro chega a Ryanair (exemplo do modelo mais comum de Low Cost
Carriers), Companhias Híbridas (companhias regulares e de preços baixos, que
fazem transporte charter ou part charter de operadores turísticos) e Full
Service Carriers (TAP, BA e Lufthansa) – a designação genérica de Companhias
Low Cost escamoteia a realidade,
-discordamos
das posições que, com base em interesses empresariais sub sectoriais ou
emoções, opõem Modelos de Negócio (Imobiliária contra Turismo ou Operadores
contra LCC),
-defendemos
uma visão regional e de interesse público, que assenta em a Oferta criar valor
a partir dos diferentes modelos de negócio, regulando conflitos de interesses e
dando prioridade às sinergias.
Sobre a
inadequação à realidade, lembramos dois posts:
-um de 6 de
Fevereiro de 2012, a analisar “uma aposta cega na low cost, que segundo as
últimas análises apenas vêm agravar a sazonalidade”,
Sazonalidade
da Procura Pela Oferta de Turismo do Algarve
-outro, de
4 de Dezembro de 2012,
Algarve –
Sazonalidade e Low Cost, na Procura e Oferta de Turismo
*Uma Análise Pontual
O presente
post é uma análise pontual de uma realidade bem mais vasta, e que exige mais
tempo e recursos, se a quisermos analisar.
Utilizamos
o indicador Passageiros Desembarcados no Aeroporto de Faro, entre 1999 e 2000.
Analisamos
a evolução,
-do número
total de Passageiros Desembarcados nos meses da Época Baixa
(Jan-Fev-Mar-Nov-Dez),
-deste
número e do Número Total de Passageiros Desembarcados durante o ano.
O indicador
Passageiros Desembarcados inclui tráfego internacional e nacional. Se
retirarmos cerca de 3% de tráfego outbound que regressa ao Algarve e cerca de
5% de passageiros para o “Algarve Espanhol”, temos uma indicação rudimentar,
mas realista, dos turistas que viajam de avião.
*Passageiros Desembarcados nos meses
da Época Baixa
O Gráfico 1
ilustra a evolução, entre 1999/2012, do número total de Passageiros
Desembarcados nos meses da Época Baixa (Jan-Fev-Mar-Nov-Dez).
Gráfico
1 - Número Total de Passageiros Desembarcados nos meses da Época Baixa
(unidades)
A evolução
parece simples
-há
crescimento entre 1999 e 2007,
-há
variação negativa em 2008/2009, que parece imputável à Crise,
-há muito
ligeiro retomar do crescimento em 2011 e 2012.
É possível
concluir que não há aumento da Sazonalidade da Oferta.
*A Base Para o Debate (havendo
interesse em debater)
É sempre
possível afirmar que esta evolução escamoteia
-o aumento
da Sazonalidade no Alojamento Turístico Classificado,
-a
diminuição do volume de tráfego do Package Holiday.
E assim
for, a actuação que defendemos passa por três pontos:
i)concertar
acções de Marketing & Vendas para aumentar os hóspedes no Alojamento
Classificado e os turistas em Package Holiday,
ii)não
perder a posição ganha no Segmento das Direct Sales e de outras Actividades Turísticas
no Segmento dos Intermediares,
Nota –
Sobre este ponto, ver o post
-Mercado
Europeu do Leisure Travel e Oferta de Turismo no Algarve
iii)não
alimentar a oposição estéril entre Modelos de Negócio e Canais de Distribuição
da Oferta.
Na
realidade, estamos no cerne do nosso convite:
-Vamos
partilhar uma maneira diferente de analisar o Viajar e o Turismo?
*Passageiros Desembarcados Durante a
Época Baixa e Durante Todo o Ano
O Gráfico 2
ilustra a evolução, entre 1999 e 2012, do Número de Passageiros Desembarcados
durante a Época Baixa e durante todo o Ano.
Gráfico
2 – Passageiros Desembarcados na Época Baixa e no Ano
(unidades)
Fonte: Elaboração própria, com base em estatísticas
oficiais
Dois
comentários:
-o
crescimento anual é superior ao crescimento durante a época Baixa,
-a parte
dos passageiros de Época Baixa no Total anual varia entre 16% e 18%, o que
tanto permite afirmar que há um grande potencial de crescimento, como que a
realidade mostra que há vantagens comparativas e competitivas de outras Áreas
Turísticas que dificultam/impedem o crescimento.
*Uma Iniciativa do Turismo de
Portugal
A
publicação deste post foi atrasada pela demora em dispor dos números em que
assenta.
Acontece
que coincide com o anunciar de um Programa Táctico do Turismo de Portugal para
aumentar a actividade de Golfe e da Meet Industry, durante a Época Baixa de
2013/2014.
Esta
iniciativa será oportunamente analisada. Neste momento e para evitar as habituais
confusões, esclarecemos que não há qualquer relação entre o post e a iniciativa
do Turismo de Portugal.
A Bem da
Nação
Albufeira
13 de Fevereiro de 2013
Sérgio
Palma Brito
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