A ANA acaba
de divulgar os grandes números dos aeroportos do País. Neste post enquadramos a
evolução entre 2014/15 dos três aeroportos do continente (1) no quadro temporal dos últimos
quinze anos.
*Lisboa domina em quantidade, Porto
em percentagem e Faro estagna
Em síntese,
-Lisboa não
é o aeroporto que mais cresce em percentagem, mas os 10.7% são assinaláveis
dada a maturidade no seu desenvolvimento, e crescer 2m em quantidade impressiona
o observador mais cauteloso,
-Porto é o
aeroporto que mais cresce em percentagem (18,1%), não entra na fase de estabilidade
e crescer 1.2m em quantidade também impressiona o observador mais cauteloso,
-Faro cresce
300k e 4.7% respectivamente em quantidade e percentagem mas confirma a fase de
estagnação – a palavra é forte mas é a nossa interpretação dos números de 2015.
Gráfico 1 – Crescimento 2014/15 dos
três aeroportos do Continente
(milhões e percentagem)
Fonte: Elaboração própria com base em INE –
Estatísticas dos Transporte e comunicado de imprensa da ANA Aroportos
*Evolução em quantidade, índice,
parte do total e variação anual
Na análise
conjunta dos quatro gráficos que seguem, não consideramos a fase de crescimento
até à Crise de 2008/09 nem os anos da Crise. Focamos a atenção nos anos que vão
de 2010 até 2015.
No
aeroporto de Lisboa
-o
crescimento (re)arranca já em 2010 e acelera a partir de 2013,
-entre
2010/15, a parte de Lisboa no total dos três aeroportos passa de 53% para 58%,
-a variação
anual em 2004 e 2015 diminui ligeiramente, mas ainda se situa nos 2m o que é
assinalável,
-brevemente
veremos como Ryanair, TAP e Transavia são os principais drivers destas
variações.
No
aeroporto do Porto
-a Crise de
2008/2009 não se nota, mas há estabilidade em 2011 e 2013, com o crescimento a (re)disparar
a partir de 2013,
-entre
2010/15, a parte do Porto no total dos três aeroportos passa 19.7% de para 23.4%,
-a variação
anual em 2015 é de um extraordinário 1.2m,
-falta a
informação crucial sobre quais companhias aéreas geram este crescimento.
No aeroporto
de Faro
-o
crescimento é lento a partir de 2010 e lento se mantém até 2015 – em seis anos
aumenta 1.4m (pouco mais do que o Porto em 2015), à media de 231k por ano,
-entre
2010/15, a parte de Faro no total dos três aeroportos ainda atinge 21.3% em
2012 mas diminui para 18.5% em 2015, porque o crescimento de Faro não acompanha
o de outros aeroportos,
-a variação
anual em 2015 é de 287k, superior à de 2014, mas inferior às de 2013 e 2011 e situa-se
ao nível médio de 231k.
Gráfico 2 – Evolução 2001/15 dos
aeroportos do Continente – quantidade
(milhões)
Fonte: Elaboração própria com base em INE –
Estatísticas dos Transporte e comunicado de imprensa da ANA Aeroportos
Gráfico 3 – Evolução 2001/15 dos
aeroportos do Continente – índice
(2001=100)
Fonte: Elaboração própria com base em INE –
Estatísticas dos Transporte e comunicado de imprensa da ANA Aeroportos
Gráfico 4 – Evolução 2001/15 dos
aeroportos do Continente – parte dp total dos três aeroportos
(percentagem)
Fonte: Elaboração própria com base em INE –
Estatísticas dos Transporte e comunicado de imprensa da ANA Aeroportos
Gráfico 5 – Evolução 2001/15 dos
aeroportos do Continente – variação anual
Fonte: Elaboração própria com base em INE –
Estatísticas dos Transporte e comunicado de imprensa da ANA Aeroportos
*Nota final
A evolução
do número de passageiros nos três aeroportos do Continente tem três faces com
duas positivas e uma negativa:
-o
crescimento de Lisboa e Porto é excelente e mais não dizemos sem dispormos da
informação por país, aeroporto de origem e companhia aérea e, no caso de
Lisboa, por continente,
-a
estabilidade/estagnação do tráfego aéreo em Faro exige análise mais profunda,
para a qual contribuiremos em breve, e que questiona todos, cada qual com os
seus diferentes graus de responsabilidade,
-estes números
confirmam a tendência de crescimento do city
break (deslocação de tour urbano e cultural) e a estagnação da long holiday (deslocação de estadia,
desde sempre ligada à praia) – voltaremos ao assunto.
A Bem da
Nação
Lisboa 8 de
Dezembro de 2015
Sérgio
Palma Brito
Nota
(1)Apenas
consideramos os três aeroportos do Continente por serem o que temos vindo a
analisar, e por representarem em 2015 89.1% do total dos aeroportos do País. No
presente texto há pequenas discrepâncias com a informação do comunicado de
imprensa da ANA Aeroportos mas não alteram a avaliação feita e serão brevemente
explicadas.
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