Este post é
o terceiro de uma série de oito(I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII) sobre a Procura pela Oferta de
Turismo de Portugal no Mercado
Emissor do Reino Unido com base no International Passenger Survey (Aqui
). A série de posts encerra com uma
Síntese e PDF da versão adaptada de todos os posts, ambas a publicar brevemente.
Sugerimos leitura prévia da Introdução à Série (
I).
O presente
post completa o post anterior sobre o Enquadramento do Mercado do Reino Unido e
é consagrado às deslocações de package holiday. Sugerimos a consulta dos posts
sobre Modelo de Negócio de Package Holiday e sobre a Transformação Estrutural do Mercado Europeu
da Viagem de Lazer (Package Transformação).
No presente
post descrevemos as deslocações em package holiday
-no total
de deslocações por holiday do mercado, e
-no
segmento das deslocações para a Europa, por holiday, e em avião.
Introdução
O gráfico 2.1
mostra que nas 58.057 deslocações do mercado, temos
-37.603
deslocações em holiday, das quais 15.465 em package holiday,
-23.677 deslocações
por holiday, Europa e avião, das quais 9.955 em package holiday.
Gráfico 2.1 – Segmentos de deslocações (2013)
(milhares)
2.1.Deslocações em package no total
de deslocações Holiday
Os gráficos
2.2 e 2.3 ilustram, em quantidade e em índice, a evolução das deslocações em package
no total das deslocações por holiday, entre 1999 e 2013. O gráfico 2.2 indicia
-uma clara
diferença de escala e, entre 1999/2008, uma evolução divergente, com as
deslocações por holiday a crescerem mais do que as de package,
-a evolução
das deslocações de package, marcada pela estabilidade/declínio com o valor de
2013 inferior ao de 2000 em 24,1%.
Gráfico 2.2 – Deslocações por holiday
e package
(milhares)
O gráfico
2.3 completa a observação anterior:
-a
divergência dos dois índices a partir de 2001/2002, com alguma recuperação
conjunta, que parece dever-se ao surto de procura por package holiday com tudo
incluído (all inclusive),
-em 2013, o
índice das deslocações por package holiday ser de 85 e o das deslocações
holiday no mercado ser de 107.
Gráfico 2.3 – Índice das Deslocações
por holiday e package (1999/2013)
(1999=100)
O gráfico
2.4 ilustra a quota de
deslocações package no total das deslocações por holiday e confirma a análise
anterior.
Gráfico 2.4 – Deslocações package em
percentagem do total de holiday (1999/2013)
(Percentagem)Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey
Os gráficos
2.5 e 2.6 ilustram, em quantidade e em índice, a evolução entre 1999/2013 das
deslocações em package no segmento das deslocações Europa, holiday, avião.
Gráfico 2.5 – Deslocações package e
no segmento Europa, holiday, avião (1999/2013)
(milhares)
No gráfico
2.6 podemos identificar
-a divergência
dos dois índices a partir de 2000 e em patamares diferentes,
-a
recuperação conjunta desde 2011, aparentemente ligada ao package em all
inclusive.
Gráfico 2.6 – Índice das deslocações
package e no segmento Europa, holiday, avião (1999/2013)
(1999=100)
*Quotas de Mercado e Despesa Média
Por Deslocação de Holiday
O gráfico
2.7 ilustra a evolução da quota de deslocações de package nas do segmento
Europa, holiday, avião e retoma do gráfico 2.4, a quota de deslocações de
package no total de deslocações por holiday.
Gráfico 2.7 –
Percentagem das deslocações em package no segmento Europa, holiday, avião e no
total por holiday (1999/2013)
(Percentagem) Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey
O gráfico
2.8 ilustra a evolução da despesa média por deslocação para Europa, por holiday
e em avião e 'das quais Package'.
Gráfico 2.8 – Despesa média em deslocações
do segmento Europa, holiday, avião e das quais package (1999/2013)
(libras)
Sem comentários:
Enviar um comentário