A notícia
do Publituris Online (Aqui)
dá actualidade a uma série recente de três posts (Primeiro,
Segundo, Terceiro) sobre a Receita de
Viagens e Turismo por Mercado Emissor.
Voltamos a este tema relevante
com dois Factos e uma Opinião.
*Facto 1 – O Mercado Emissor de Angola
é o mais dinâmico de entre os três Rizing Stars
O Gráfico 1
ilustra o crescimento dos três Rising Stars: Angola, EUA e Brasil.
Os três
Rizing Stars explicam 33.6% do crescimento, com €786m:
-Angola –
crescimento forte e sustentado desde 2008 (imunidade à Crise), com baixa de
ritmo entre 2012/2013,
-EUA – crescimento
segundo o padrão de Angola, mas a manter-se entre 2012/2013,
-Brasil –
depois da queda entre 2008/2009, retoma crescimento, mas estabiliza entre
2011/2013.
Gráfico 1 – Receita de Angola, EUA e
Brasil
(€milhares)
Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal-
BPStat
*Facto 2 – Em 2013 a Receita de Viagens
e Turismo do Mercado Emissor de Angola é 5º no TOP 15, depois dos quatros
grandes Mercados Emissores do Turismo Português (Alemanha, Espanha, França e
Reino Unido)
O Gráfico 2
ilustra a Receita de Viagens e Turismo do TOP 15 dos Mercados Emissores, em
2013. Três Comentários:
-o TOP 15
dos Mercados Emissores em 2013 (€8.280 milhões) representa 89.5% do Total
(€9.250milhões),
-depois dos
quatro Mercados Importantes que são tradicionalmente mais importantes, os três
seguintes (Angola, EUA e Brasil) são algo inesperados,
-estes sete
primeiros Mercados Emissores (€6.693milhões) representam 72.4% do Total (€9.250milhões).
Gráfico 2 – Receita de Viagens e
Turismo do TOP 15 dos Mercados Emissores
(€milhões)
Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal-
BPStat
Vale a pena analisar a Evolução 2003/2013 da Receita de
Viagens e Turismo gerada pelos Mercados Emissores de Angola, Brasil e Estados
Unidos, que representam 15,4% do Total da Receita (Gráfico 3). Três
comentários:
-o
crescimento de Angola a partir de 2008 resulta de acção programada em Portugal
ou é fruto de factores exógenos?
-questão
similar sobre o crescimentos dos EUA a partir de 2009/2010,
-o
crescimento do Brasil parece relacionado com o desenvolvimento das ligações
entre Brasil e Portugal pela TAP.
Gráfico 3 – Evolução 2003/2013 de Angola,
Brasil e Estados Unidos
(milhões)
Fonte: Elaboração própria com base em Banco de Portugal-
BPStat
*Opinião – É responsabilidade da Politica
de Turismo apoiar o crescimento deste Mercado Emissor com as medidas adequadas
Angola é caso extremo de
Mercado Emissor muito importante e cujo desenvolvimento não depende da Promoção
Turística habitual. Para realizar o potencial deste Mercado Emissor, a Politica
de Turismo deve considerar acções pouco habituais e de que são exemplo
-promover o Shopping em Lisboa
e o Turismo Médico, dois campos já com trabalho feito, mas que ganhariam com
uma sistematização do Produto e Promoção,
-fazer do Consulado de Portugal
em Luanda a primeira grande experiência da visita a Portugal (neste momento,
parece ser tudo menos isto), simplificar os Vistos e o controle de chegada no
Aeroporto.
*O título
do Post é o da notícia do Publituris Online
A Bem da
Nação
Albufeira 23
de Março de 2014
Sérgio
Palma Brito
Sem comentários:
Enviar um comentário